Chegou a hora de tirar do fundo do armário as fantasias, as maquiagens com brilho, a purpurina e cair na folia! O carnaval 2020 está chegando e, com isso, os blocos de rua, os desfiles das escolas de samba e os foliões já estão prontos para colorir as ruas de todo o país com muita animação e irreverência. Mas como cuidar da pele de forma efetiva em meio a tanta folia?

Utilizar produtos de forma errada pode causar danos sérios à pele e consequentemente à saúde, alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, se você já está fazendo planos para curtir a maior festa do mundo, é importante conferir as dicas essenciais de como cuidar da pele que a SBD preparou para os foliões.

Veja como cuidar da pele durante o carnaval

O protetor solar é indispensável 

A maioria dos blocos de rua são durante o dia. Por isso, você precisa ter atenção redobrada sobre como cuidar da pele para se proteger das queimaduras. Utilize chapéu, óculos de sol e abuse do filtro solar, com fator a partir de 30. É importante também reaplicá-lo a cada 2h, pois o produto tende a sair com o suor. Dica importante: dê preferência ao filtro solar físico (produto com cor) que tem maior poder de aderência à pele ou àqueles apropriados para os esportes, pois possuem durabilidade e resistência maior ao suor. Lembre-se que os horários recomendados para se expor ao sol são até 10h ou após 16h.

Como cuidar da pele. Crédito: Rob Bayer/Shutterstock.

Cuidado com Sprays, espumas e tintas

Esses produtos fazem a alegria durante a maratona de festas, mas podem causar problemas à saúde. Por isso, tenha atenção e moderação na hora de usá-los. Os sprays, usados para deixar os cabelos coloridos, são capazes de provocar ardência ou coceira após o contato. As espumas, por sua vez, possuem substâncias tóxicas que, em contato com a pele, podem causar reações alérgicas. Já as tinturas podem provocar dermatites de contato — reação inflamatória ocasionada pelo atrito entre a pele e alguma substância irritativa. Caso ocorra irritação depois de utilizar algum desses produtos, a orientação da SBD é lavar a área afetada com água abundante. Em casos de piora, consulte um dermatologista.

Atenção à fantasia e à maquiagem

Para fugir do calor, escolha uma fantasia leve e não exagere na maquiagem. Use produtos de beleza e glitter de marcas reconhecidas e seguras para prevenir a dermatite de contato e outras alergias.

Como cuidar da pele e evitar queimaduras

Muitos não sabem, mas o contato entre a pele e frutas cítricas (limão, tangerina e caju), seja na versão suco ou sorvete, podem causar queimaduras e manchas na pele, quando exposta ao sol. Para evitar o problema, lave com bastante água e sabonete a região afetada e coloque protetor solar na área antes de ir para a folia.

Proteja os pés

Para evitar traumas, cortes e calos, utilize calçados confortáveis ou tênis. Em caso de bolhas nos pés, não estoure, porque o risco de infeccionar é maior. Proteja a região com um curativo e opte por sapatos que não estimulem o atrito no local.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Tenha cautela ao levar as crianças para os blocos

Antes de levar a criançada para curtir junto, tenha atenção a alguns detalhes que também valem para adultos: priorize fantasias com chapéus, especialmente aqueles de aba larga, e evite roupas com tecidos sintéticos que esquentam, podendo ocasionar alergias e dermatites de contato. É importante também não deixar a criançada com roupas molhadas, o que pode gerar a rápida formação de fungos e micoses.

Alerta a picadas de inseto

Nunca esqueça o repelente! Ele é essencial para evitar picadas de insetos. Aplique-o por cima do protetor solar e das roupas e reaplique sempre que necessário.

Previna-se das infecções sexualmente transmissíveis

Não esqueça da camisinha. Use preservativos para evitar doenças como HPV, HIV e Hepatites B e C, pois elas podem causar diversos danos à saúde, alguns irreversíveis. Divirta-se com responsabilidade!

Mantenha o corpo hidratado

Com a exposição ao sol e a agitação das festas, é inevitável que as pessoas suem mais. Por isso, para evitar a desidratação, é imprescindível beber muita água. Leve sempre com você uma garrafinha com água fresca.

Compartilhe com seus amigos