Em nota divulgada no dia 18 de maio, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) se posicionou sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento do coronavírus. Segundo a Sociedade, "ainda é precoce a recomendação de uso deste medicamento na Covid-19, visto que diferentes estudos mostram não haver benefícios para os pacientes que utilizaram hidroxicloroquina. Além disto, trata-se de um medicamento com efeitos adversos graves que devem ser levados em consideração".

De acordo com a SBI, até o momento não há nenhuma terapia efetiva com resultados cientificamente comprovados. A recomendação é aguardar as resoluções dos estudos randomizados, incluindo o estudo coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar Covid-19

Nesta quarta-feira (27), o governo francês proibiu oficialmente o uso da substância para o tratamento de pacientes com coronavírus nos hospitais. A hidroxicloroquina era utilizada para casos excepcionais e situações graves. Para uso em testes clínicos, o medicamento permanece autorizado.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: