*Atualização: esta reportagem foi publicada antes da pandemia da Covid-19

Acredite: boa parte das principais causas de morte no país podem ser evitadas. E, muitas vezes, com as mesmas formas de prevenção.

Mas, antes de falar sobre a forma de mantê-las longe, é preciso saber quais são elas. As doenças isquêmicas do coração e cerebrovasculares ocupam o primeiro lugar, segundo o Ministério da Saúde. São seguidas por infecções das vias aéreas inferiores e Alzheimer e outras demências.

“As condições cardiovasculares, que incluem coração e cérebro, são as que mais matam em todo o mundo: são 17,5 milhões de pessoas”, diz o médico Pedro Henrique Duccini, presidente da Regional Vale do Paraíba da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


E completa: “Provavelmente isso ocorre porque há falta de controle de fatores de risco, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo em excesso. Isso tudo facilita a doença cardiovascular”.

Para o clínico geral e coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Albert Sabin (HAS), de São Paulo, Kauê De Cezaro dos Santos, os brasileiros negligenciam o autocuidado com a saúde. Em vez de adotarem medidas preventivas, como hábitos saudáveis e acompanhamento de rotina com profissionais especializados, acabam no pronto socorro.

Confira, a seguir, quais são as principais causas de morte no Brasil e como evitá-las.

Principais causas de morte

1. Doenças isquêmicas do coração

“Essas doenças envolvem o entupimento de uma ou mais artérias que levam sangue ao coração, gerando quadro de infarto ou angina”, explica o médico da Socesp.

Apesar do aumento do número de casos diagnosticados, houve um avanço nas terapias preventivas, segundo o clínico geral do HAS: “Tal movimentação é esperada, visto a qualidade e a potência das medicações para controle de doenças associadas, como diabetes, hipertensão e dislipidemia [elevação de colesterol e triglicerídeos]”.

Os fatores de risco mais importantes das doenças cardiovasculares são sedentarismo, tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia familiar ou adquirida.

“A partir da quarta década de vida esse monitoramento deve ser iniciado, e naqueles pacientes com histórico familiar de doença vascular, a partir dos 30 anos de idade”, informa o cirurgião vascular Gilberto Narchi, do Hospital do Coração, em São Paulo.

Sintomas: No infarto, os sintomas mais comuns são dor ou desconforto no peito e nos braços. “Além disso, a dor pode surgir no ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou nas costas”, complementa.

Como prevenir: A fórmula da prevenção inclui fazer exercícios físicos, manter o peso adequado, evitar o tabagismo e controlar a pressão arterial e as taxas de gordura e açúcar no sangue.

2. Doenças cerebrovasculares

Há diversas doenças cerebrovasculares. “A que mais chama atenção é o acidente vascular cerebral (AVC), em que uma parte do cérebro passa a não receber mais sangue por conta do entupimento de uma ou mais artérias e pode morrer. Neste caso, é o isquêmico, que ocorre em 87% das ocorrências”, destaca Duccini. Os outros 13% dos casos se referem aos hemorrágicos, quando uma artéria se rompe e há o extravasamento de sangue para a cabeça.

Essas doenças não são as que mais matam, mas “são as responsáveis por maior parte das incapacidades”, de acordo com o médico do HAS. “Elas possuem grande taxa de morbidade, tornando pessoas antes funcionais e capazes do autocuidado em dependentes para as atividades do cotidiano.”

Sintomas: “Súbita fraqueza em membros superiores e inferiores e dificuldade de falar são os sintomas mais comuns, na maioria das vezes concentrados em um lado do corpo”, esclarece o cirurgião vascular.

Como prevenir: A equação exercícios físicos + alimentação saudável + controle do peso + não fumar é igual à redução de chances de ter diversas doenças, incluindo as cerebrovasculares.

3. Doenças das vias aéreas inferiores

Entre as mais comuns estão a pneumonia e a traqueobronquite, segundo o pneumologista Ricardo Henrique Teixeira, do Hospital Moriah, de São Paulo.

Sintomas: Variam conforme a doença, mas podem incluir tosse, febre, dores no corpo, inflamação na garganta e falta de ar.

Como prevenir: O pneumologista diz que é necessário não fumar (inclusive cigarros eletrônicos), evitar exposição a poeira, umidade ou outros alérgenos e tomar adequadamente as medicações broncodilatadoras prescritas. Se tiver pneumopatia crônica, será preciso tomar anualmente a vacina para gripe e, a cada cinco anos, a para pneumonia

4. Alzheimer e outras demências

Aqui entram doenças que causam declínio progressivo da pessoa. Inclui perda de memória e redução de capacidade intelectual, raciocínio e competências sociais. Há ainda alterações das reações emocionais.

Sintomas: É possível verificar perda de memória frequente e progressiva, confusão, alterações da personalidade, apatia e isolamento e perda de capacidades para a execução das tarefas diárias.

Como prevenir: Entre os hábitos de prevenção estão o cultivo de relações sociais, a prática de exercícios físicos e o controle de doenças como hipertensão e diabetes.

5. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

“É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores e se apresenta como bronquite crônica e enfisema pulmonar”, explica o médico do Hospital Moriah. “A DPOC, por estar geralmente associada ao tabagismo e ser de longo prazo, costuma acometer pacientes acima dos 50 anos.”

Sintomas: O paciente pode apresentar falta de ar, tosse seca e episódios de expectoração, podendo haver roncos e chiado no peito.

Como prevenir: Aqui também é preciso evitar o tabagismo e alérgenos e seguir as recomendações prescritas pelo médico.

6. Violência interpessoal

Considerada um problema de saúde pública em diversos países, a violência interpessoal também faz muitas vítimas no Brasil. Pode ter origem doméstica ou intrafamiliar, provocada por membros da família ou pessoas sem laços de consanguinidade, e extrafamiliar ou externa, em que ocorre entre conhecidos ou desconhecidos.

Para denunciar violações de direitos humanos, inclusive contra idosos, basta acionar o Disque 100. Casos contra a mulher podem ser notificados a delegacias especializadas ou o Disque 180.

7. Diabetes

Trata-se de uma doença crônica, exigindo tratamento e acompanhamento. O corpo para de produzir o hormônio insulina, que controla a quantidade de glicose (açúcar) no sangue.

Sintomas: Costuma haver aumento do apetite, da sede e do volume de urina.

Como prevenir: A pessoa deve adotar alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.

8. Acidentes de trânsito

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, 1,35 milhão de pessoas morrem devido a um acidente de trânsito. Entre 20 milhões e 50 milhões sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade.

Como prevenir: Para a Organização Mundial de Saúde, políticas públicas e conscientização da população poderiam ajudar a reduzir o número de casos. Os fatores de risco para acidentes são velocidade, condução sob influência de álcool e drogas, não utilização de sistemas de segurança (capacete, cinto e cadeirinha para crianças), direção distraída, infraestrutura viária e veículos inseguros e não cumprimento das normas de trânsito.

9. Doenças renais crônicas

O termo engloba uma série de alterações heterogêneas que afetam a estrutura e a função dos rins. As doenças renais crônicas comprometem a filtragem do sangue, assim como a eliminação das toxinas do corpo.

Suas causas são múltiplas, assim como os fatores de risco. O principal tratamento é a hemodiálise.

Sintomas: Por ter evolução assintomática, a doença tem, muitas vezes, diagnóstico tardio.

Como prevenir: É preciso tratar e controlar fatores de risco, como diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares. Evitar o tabagismo também é recomendado.

10. Cirrose e outras doenças hepáticas crônicas

A cirrose pode ser provocada por infecções ou inflamação crônica. Nessas condições, o fígado produz um tecido de cicatrização, fazendo com que deixe de manter suas principais funções – produzir bile, colaborar para manter níveis normais de açúcar no sangue e metabolizar colesterol, álcool e medicamentos, além de produzir proteínas.

Sintomas: O paciente apresenta olhos e pele amarelados, fraqueza, fadiga e prurido. Náuseas, enjoos e urina escura também podem ser observados.

Como prevenir: É preciso beber álcool com moderação, usar camisinha, não compartilhar seringas, vacinar-se contra hepatites e não abusar de medicamentos. Recomenda-se ainda praticar exercícios físicos, manter peso saudável e não fumar.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: