As duas provocam dores nas articulações. Mas, apesar de terem nomes que parecem semelhantes, artrite e artrose são diferentes – e muito. “São duas doenças distintas com acometimento articular que diferem desde o período inicial da doença até sua evolução e gravidade. Elas são mediadas por células diferentes”, explica a reumatologista Maria Cecilia Anauate, do Hospital Santa Paula.

O que é artrite reumatoide?

É uma doença sistêmica crônica que afeta articulações, tecidos conjuntivos, músculos, tendões e tecido fibroso. Tende a atacar entre os 20 e os 40 anos de idade, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Trata-se de uma condição incapacitante crônica que muitas vezes causa dor e deformidade.

“É caracterizada por alterações imunológicas que acometem principalmente a sinóvia articular [líquido que lubrifica as articulações], com hipertrofia e inflamação das articulações”, diz a médica. A doença afeta pessoas geneticamente suscetíveis e o fator desencadeante do processo é desconhecido.

Sintomas 

Segundo Maria Cecilia, as articulações afetadas ficam vermelhas, inchadas e quentes, com rigidez matinal superior a 30 minutos. O quadro é associado ainda a febre, dor muscular e nas articulações, fraqueza e mal-estar. A progressão inclui deterioração articular e, em alguns casos, pode ocorrer uveíte, uma inflamação nos olhos.

Diagnóstico

Feito através de exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, ultrassonografia e ressonância nuclear magnética.

O que é artrose (ou osteoartrite)? 

É uma doença inflamatória crônica, que afeta a cartilagem articular, a sinóvia e o osso subcondral (localizado abaixo da cartilagem). “É a mais frequente das doenças reumatológicas”, afirma a médica.

A doença tem início depois dos 40 anos de idade e , segundo a OMS, em todo o mundo, 9,6% dos homens e 18% das mulheres com mais de 60 anos têm osteoartrite sintomática.

Sintomas 

Na osteoartrite, a dor é aliviada pelo repouso. Há também imobilidade articular, mas ela melhora quando o paciente começa a se movimenta. A rigidez matinal tem curta duração e dura alguns instantes.

“Fatores externos, como a obesidade, quando falamos em joelho e quadril,  podem contribuir para o avanço dos sintomas dolorosos; já a manutenção de um peso adequado ajuda neste quesito”, esclarece Bernardo Sampaio, diretor clínico da unidade de Guarulhos do ITC Vertebral.

Diagnóstico 

Feito através de exames físicos e de imagem, como raio X, ultrassonografia e ressonância nuclear magnética.

Principais dúvidas

Quando procurar um especialista?

Quando houver o início dos sintomas de artrite e artrose, explica Maria Cecilia. Bernardo complementa: “Ao começar a sentir dificuldades ao realizar atividades do dia a dia, como de dobrar e esticar a perna para sentar e levantar de uma cadeira”. O primeiro contato costuma ser com o ortopedista, que pode ou não pedir a avaliação de um reumatologista. “Geralmente, a osteoartrite é tratada pelas duas especialidades e a artrite reumatoide somente pelo reumatologista”, diz ela.

Como é o tratamento?

Além de remédios específicos, o tratamento de ambas as doenças inclui terapia articular com gelo ou calor local, uso de órteses de mãos ou bengala, exercícios terapêuticos, terapia ocupacional, educação e proteção articular.

Na osteoartrite, exercícios orientados por profissionais como fisioterapeuta ou professor de educação física podem ajudar a fortalecer a musculatura e diminuir a progressão da doença.

A alimentação influi na progressão de artrite e artrose?

Para o processo de artrose, explica Bernardo, “existe pouca comprovação de que a dieta possa influenciar na condição óssea”. A regra é manter uma alimentação equilibrada e uma boa hidratação, esclarece ele.

Na artrite, existem alguns estudos investigando a influência da alimentação na fase inflamatória. Mas não há, por ora, nada conclusivo.

Compartilhe com seus amigos