A cantora e empresária Anitta foi internada na última quinta-feira (25) para o tratamento de trombose em uma perna. Em nota, sua assessoria disse que ela “passa bem e seu quadro é absolutamente reversível apenas com o tratamento adequado”. A situação, porém, chama atenção à doença e ao número alarmante de que a trombose mata uma pessoa a cada 37 segundos no mundo. A informação é do Journal of Thrombosis and Haemostasis.

Na maioria dos casos, a morte decorre da falta ou atraso no tratamento, que ocasionam outras complicações. Mas, afinal, o que é a trombose? De acordo com o Ministério da Saúde, ela acontece quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias das pernas e coxas, bloqueando o fluxo do sangue.

É muito comum que pessoas pós operadas apresentem o quadro, pois ficam com movimentos limitados por muito tempo, ainda mais quando se trata de procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.

Trombose aguda x crônica

A doença é classificada como aguda ou crônica e, dependendo do tipo, é tratada de formas distintas. Em casos agudos, a enfermidade costuma ser solucionada naturalmente. Isso porque o corpo utiliza mecanismos para dissolver os coágulos sem deixar sequelas.

Na situação crônica, o processo natural de dissolução do coágulo deixa sequelas no interior das veias, podendo destruir a estrutura das válvulas. Esse problema dificulta o retorno do sangue, gerando outras complicações, como inchaço, varizes, escurecimento e endurecimento da pele, feridas, entre outros.

Mas, para ambas as situações, a doença pode se agravar quando o coágulo sanguíneo se desprende e desloca para a corrente sanguínea, em um processo chamado embolia.

trombose

Causas da trombose

Vários fatores de risco e causas contribuem para o desenvolvimento da doença. Mas a notícia boa é que a maioria deles são evitáveis. O Ministério da Saúde recomenda fazer exames regularmente, manter um estilo de vida saudável e se atentar para as principais causas:

Uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal. Alguns estudos mostram que mulheres que tomam medicamentos contraceptivos contínuos têm quatro vezes mais risco de desenvolver a doença;

  • Tabagismo;
  • Ficar sentado ou deitado muito tempo;
  • Hereditariedade;
  • Gravidez;
  • Presença de varizes;
  • Idade avançada;
  • Pacientes com insuficiência cardíaca;
  • Tumores malignos;
  • Obesidade;
  • Distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos.

Formas da trombose

Caso ela ocorra em uma veia profunda é chamada de trombose venosa profunda (TVP). É a forma mais comum da doença. Se a formação do coágulo for em uma artéria, chama-se trombose arterial e, se esse vaso for no cérebro, por exemplo, ocorre o acidente vascular cerebral (AVC). Outra forma de manifestação é a hemorroidária, que acontece quando uma hemorroida apresenta trombos agudos. O quadro implica dores severas na região.

Leia mais:

- Diabetes em mulheres cresce no Brasil; saiba por quê
- Vacina contra Covid-19 é testada no Brasil; saiba mais 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: