O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para a 6ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas sobre Envelhecimento. Parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), o evento busca conhecer ações voltadas à saúde de pessoas idosas em municípios, estados e do Distrito Federal, dando visibilidade junto a gestores, profissionais de saúde e interessados em geral.

A submissão de projetos acontece até o dia 4 de setembro pelo link http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br.

A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann, explica que o mapeamento vai permitir identificar as diferentes respostas que os gestores municipais e estaduais têm dado aos desafios do processo de envelhecimento da população brasileira, contribuindo para o aprimoramento do SUS.


De acordo com Cristina, será possível conhecer quais ofertas de ações poderão ser replicadas para pessoas no âmbito da saúde pública, em consonância com a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Os gestores irão trocar experiências. Um gestor da Região Norte pode conhecer as ações de um gestor da Região Sul. Com isso, teremos acesso a fórmulas e experiências que vão desde mobilização da comunidade no enfretamento da violência contra a pessoa idosa até a organização da rede de atenção à saúde”, comenta.

As experiências mapeadas podem estar relacionadas aos diferentes níveis de cuidados, da Atenção Básica à Especializada, desenvolvidas, por exemplo, junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Atenção Domiciliar, Atenção Hospitalar, entre outras, assim como experiências ligadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS).

Leia também

Conheça o ‘jogo dos 7 acertos’ para uma vida mais longa

Conheça os riscos do uso de medicamentos anticoagulantes

Compartilhe com seus amigos