No meio do dia, o sapato parece ficar mais apertado. A impressão é que a calça diminuiu de tamanho. No calor, não tem jeito. Pernas e pés inchados atormentam homens e mulheres de qualquer idade. Mas existem dicas que podem reduzir o desconforto, segundo especialistas.

A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que as estações quentes provocam alteração na circulação sanguínea. Os vasos passam por vasodilatação para favorecer a transpiração e equilibrar a temperatura do organismo. E aí vem o inchaço, principalmente na região dos pés, das pernas e das mãos.

Esses edemas não surgem em todas as pessoas, mas as que têm mais de 50 anos de idade são mais suscetíveis, segundo a fisioterapeuta Daniela Vergílio, sócia-proprietária da Clínica Versan. “Nos mais velhos, questões hormonais, ganho de peso, dificuldade no sistema digestivo, doenças nas articulações – como artrose –, perda natural da contração das veias e de massa muscular acabam dificultando o retorno do sangue pro coração.”


Mudança de hábitos 

Outros dois pontos influenciam o inchaço em pessoas em idade mais avançada. “O primeiro é que esse grupo de pessoas geralmente usa mais medicações, e várias delas, dependendo da forma que forem consumidas, podem sobrecarregar estruturas como o rim e o coração e levar a um aumento do grau de insuficiência vascular, aumentando a quantidade de líquido no entremeado da pele”, explica a fisioterapeuta. O ideal é procurar um médico.

O segundo é o sedentarismo. O movimento do corpo ajuda a eliminar os fluídos e a fazer os órgãos, como o rim e o intestino, funcionarem. “Quando ficamos muito parados, por economia de energia, o cérebro manda um recado como se fosse de repouso para o corpo, fazendo com que a drenagem de fluídos e o funcionamento de todos os órgãos fiquem lentos, contribuindo para aumentar o edema”, destaca a fisioterapeuta.


Problemas à vista

Quem acha que um inchaçozinho é algo que não merece atenção vai ter de mudar de opinião. Ele, por si só, “já é um indicativo de que a drenagem dos líquidos pelo corpo e a eliminação das toxinas não está acontecendo da maneira correta”, afirma Daniela.

Dependendo da causa e do período que ele se mantiver, pode provocar um desequilíbrio metabólico. “A pessoa pode ter comprometida a filtragem dos fluidos pelos rins, sobrecarregando as vias renais e levando, como consequência, a problemas cardíacos, pulmonares e de fígado, entre outros”, alerta a fisioterapeuta. Para determinar o diagnóstico, o indicado é procurar um especialista.


Para evitar pernas e pés inchados

Há algumas práticas que favorecem o retorno venoso e evitam o inchaço e cansaço das pernas, bem como atitudes que podem ajudar. Confira, a seguir.

1. Fazer pausas e repousar com as pernas elevadas. “Posicione os membros inferiores – pernas e pés – sobre uma almofada, deixando que fiquem acima do quadril”, ensina a fisioterapeuta;

2. Praticar atividade física. Caminhadas diárias de 30 minutos são suficientes;

3. Evitar alimentos muito condimentados ou ricos em sódio;

4. Apostar em alimentos diuréticos naturais, como kiwi, melancia, pepino, mirtilo, cenoura, berinjelas, alcachofra, salsão, uva e aspargos;

5. Beber muita água;

6. Dispensar bebidas alcóolicas;

7. Investir em compressas frias nas pernas, que podem aliviar o cansaço. Segundo a médica, elas ajudam o retorno venoso. “Outra opção é mergulhar no mar, porque, além do efeito térmico, a pressão hidrostática da água funciona como uma drenagem linfática natural", diz Aline;

8. Marcar uma sessão de drenagem linfática, que também auxilia a eliminar toxinas;

9. Relaxar. "Uma pressão arterial controlada é essencial para uma boa circulação", sugere a médica;

10. Procurar um médico. Ele pode fornecer receitas individualizadas de venotônicos (medicamentos que atuam no sistema vascular), antioxidantes ou meias de compressão.


Leia também

Caminhar, trotar ou correr? Veja qual é o melhor caminho para sair do sedentarismo

Especialistas ensinam como ganhar massa muscular e combater a sarcopenia

Compartilhe com seus amigos