Manchas escuras em volta dos olhos são lindas em ursos panda, mas um pesadelo na vida das mulheres. Normalmente associadas a choro excessivo ou a noites mal dormidas, as olheiras também podem ser causadas por uma infinidade de fatores, como genética, hereditariedade, envelhecimento, ressecamento da pele, estresse mental ou físico e até mesmo uma má alimentação.

Para evitar aquela aparência cansada, mulheres recorrem aos corretivos faciais, que precisam ser retocados ao longo de todo o dia. Mas o recurso, paliativo, não resolve o problema das olheiras que, se não tratado adequadamente, tende a se agravar. O mais indicado nesses casos é procurar um dermatologista e iniciar um tratamento preciso para o seu tipo de pele.

“Olheira é tudo aquilo que acomete a pálpebra, superior ou inferior, causando alteração de cor ou de formato”, explica Tatiana Gabbi, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo a especialista, algumas pessoas possuem uma tendência a ter o problema, seja por etnia ou formato do rosto, e este problema pode ser acentuado por fatores como choro, alergias e inflamações como rinite e sinusite, ou uma noite mal dormida.

“Pessoas com mais idade costumam apresentar olheiras por causa da flacidez na pele, causando bolsas ou olheiras fundas, dependendo do formato do rosto, do osso da maxila, nariz etc. Também os descendentes de árabes costumam ter uma pigmentação mais escura no entorno dos olhos”, destacou.

Os tratamentos vão variar para cada tipo de olheira, desde cremes manipulados para as olheiras pigmentadas até intervenções cirúrgicas para remover as bolsas.

Algumas pessoas optam por soluções mais radicais. Recentemente, a cantora Gretchen postou uma foto em sua rede social exibindo uma tatuagem nas pálpebras. Segundo Gretchen, a intenção foi esconder suas olheiras.

Para Tatiana Gabbi, a medida retira completamente a possibilidade de realizar o tratamento futuro com laser, que é considerado mais eficaz.

“A pigmentação da tatuagem pode sofrer alteração de cor com o passar do tempo, e aí a pessoa terá de conviver com aquilo pois não será possível remover a tatuagem”, alerta a especialista.

No entanto, muitas mulheres recorrem a tratamentos caseiros que prometem uma solução natural ao problema. Mas com tantas receitas que a gente ouve por aí, como saber o que é verdade e o que é mito? Confira abaixo:

VERDADES

  1. Chá verde, chá de camomila ou chá preto

O chá verde é antioxidante e melhora a circulação sanguínea, ajudando na redução das olheiras. O chá de camomila possui propriedades suavizantes que acalmam e hidratam a região dos olhos, além de ser um ótimo tônico para pele. Outra opção é o chá preto, que possui as mesmas propriedades.

Como usar: faça compressas com algodão embebido no chá gelado e deixe agir por 20 minutos.

  1. Pepino

O pepino tem propriedades adstringentes que ajudam no clareamento da pele na região dos olhos. Combate a aparência de cansada, tonificando a pele e eliminando o inchaço nos olhos.

Como usar: utilize fatias grossas de pepino na região dos olhos por 30 minutos. Para potencializar os efeitos, coloque as fatias na geladeira por meia hora antes de usá-las.

  1. Tomate

Rico em vitaminas, licopeno, fósforo, ferro, potássio e magnésio, o tomate possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam no clareamento da região dos olhos.

Como usar: amasse o tomate até virar uma papa. Aplique na área afetada e deixe agir por dez minutos. Enxague com água limpa em abundância.

  1. Água de rosas

Com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, a mistura ajuda a equilibrar o pH da pele e é rica nas vitaminas A e C.

Como usar: ferva por dois minutos duas pétalas de rosas frescas em meio litro de água. Depois de esfriar, faça compressas com algodão por 10 minutos.

  1. Óleo de Amêndoas

Se usado com regularidade, o produto ajuda no clareamento da área.

Como usar: antes de dormir, massageie a região dos olhos suavemente com o óleo e deixe agir durante o sono. Pela manhã, lave com água fria em abundância.

  1. Água gelada

Quanto mais gelada, maior será sua capacidade de contrair os vasos sanguíneos no entorno dos olhos, reduzindo o inchaço e as olheiras.

Como usar: faça compressas de água fria na região das pálpebras durante 15 minutos.

  1. Maçã

O ácido tânico presente na maçã apresenta propriedades clareadoras para a pele. Por isso, a fruta pode ser utilizada para atenuar as olheiras de uma forma natural.

Como usar: use fatias grossas de maçã sobre os olhos e deixe agir por cerca de meia hora. Ao final, lave a área com água fria.

  1. Hortelã

Considerado um dos remédios mais eficazes contra olheiras, ele combate o problema de forma muito natural. Sua aplicação promove uma sensação de formigamento que aumenta o fluxo sanguíneo na região dos olhos.

Como usar: com o auxílio de um pilão, amasse cinco folhas de hortelã frescas. Aplique a mistura obtida em torno dos olhos e deixe agir por cinco a dez minutos. Em seguida, lave a região.

  1. Leite

O ácido láctico acalma a irritação da pele e ajuda no clareamento.

Como usar: coloque sobre os olhos um algodão embebido no leite integral e deixe agir por dez minutos.

  1. Massagem na região

Reduza o edema com uma simples massagem que pode ser realizada em sua casa.

Como usar: deslize o dedo anelar suavemente, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo. Depois, repita o movimento na direção contrária.

Algumas atitudes como dormir bem, cortar o sal das refeições, diminuir o consumo de bebidas alcóolicas e usar cremes hidratantes pode ajudar ne prevenção das olheiras.

MITOS

  1. Rodelas de batatas

É sabido que a batata é um amido, e que seu açúcar não melhora as olheiras em hipótese alguma.

  1. Suco de limão

A acidez do limão pode provocar queimaduras graves na pele, se expostas ao calor do sol, aumentando as manchas. Evite o uso de limão na pele.

Leia também

Psoríase: tipos, causas e alguns tratamentos caseiros

Kombucha, a bebida chinesa que está conquistando os brasileiros

Compartilhe com seus amigos