Um grupo de cientistas americanos desenvolveu um novo tratamento para o câncer. A nova técnica, que ainda precisa ser testada em humanos, permite “congelar” as células cancerígenas, impedindo que elas se movimentem e provoquem a metástase, que é a contaminação de novas células, inclusive em outras estruturas.

De acordo com o estudo, publicado hoje (22) na revista científica “Nature Communications”, os testes foram realizados com a molécula KBU2046, e o resultado foi a inibição do movimento celular em quatro diferentes tipos de células humanas do câncer: câncer de pulmão, de mama, de próstata e colorretal.

Segundo Raymond Bergan, professor de oncologia médica no Instituto OHSU Knight Cancer, nos Estados Unidos, a molécula se liga a proteínas das células cancerígenas de uma forma bastante específica, com o único objetivo de impedir seu movimento, diferentemente das pesquisas anteriores que buscavam matar as células dos tumores. Como não há outras ações sobre a estrutura celular, o novo tratamento para o câncer oferece menos efeitos colaterais ao paciente e uma menor toxicidade ao organismo.

Bergan estima que ainda serão necessários dois anos e 5 milhões de dólares para realizar os primeiros testes em seres humanos.

Leia também

Fiocruz quer usar maconha para produzir medicamentos

Infarto cresce entre as mulheres

Compartilhe com seus amigos