Derivado da palavra em sânscrito "yuj", que significa "unir", yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos que tem o objetivo de harmonizar o corpo com a mente e a respiração. Para isso, são utilizadas técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação.

Seus movimentos são muito indicados para tonificar o corpo, para manter nossos órgãos internos e o sistema hormonal em equilíbrio, além de refrescar a mente e o espírito. Por isso, a prática é recomendada para todas as idades. Quanto mais cedo for adotada a filosofia, maiores serão os benefícios do yoga e a possibilidade de ter uma vida longa e saudável.

Nos países ocidentais, costumamos ignorar o lado espiritual do yoga e sua busca pela transcendência. Seu último estágio é o samadhi, quando a consciência se expande de forma harmônica para unir corpo e espírito.

Yoga para os grisalhos

Para pessoas com mais idade, o yoga pode ser uma boa opção de atividade física por ser considerado de baixo impacto, com exercícios que buscam equilíbrio, postura, flexibilidade, respiração, meditação e concentração.

O terapeuta João Thiago Leão é o responsável pelo Instituto Hermógenes, no Rio de Janeiro. Neto do lendário José Hermógenes de Andrade Filho, um dos precursores do yoga no Brasil e fundador do instituto, falecido há dois anos aos 94 de idade, Thiago afirma que não existe um limite de idade para iniciar os exercícios de yoga, muito menos para parar de se exercitar.

“São exercícios muito suaves, que vão trabalhar a respiração, aliviar o estresse e melhorar o cansaço, entre tantos outros benefícios do yoga”, explica o terapeuta. Segundo ele, ao mexer com todos os músculos do corpo, o yoga devolve o equilíbrio e a autonomia, principalmente a pessoas com mais idade, que se tornam mais seguras para voltar a realizar tarefas simples como se sentar em um local baixo ou dar um laço nos sapatos. “No yoga holístico, vemos o ser humano como um todo, seu corpo físico, mental, espiritual, energético, sua alimentação e assim buscamos o equilíbrio entre todas essas pontas”, destaca.

O Instituto Hermógenes oferece turmas exclusivas para idosos. Thiago garante que a procura é grande, mas recomenda que os interessados com mais de 60 anos realizem antes uma consulta médica para avaliar suas limitações. “Frente a essa avaliação médica, o terapeuta irá adaptar os exercícios a cada aluno, dentro de suas limitações”, explica Thiago.

Conheça abaixo 4 benefícios do yoga:

1) Fortalece os ossos

A osteoporose é um problema muito comum entre pessoas com mais idade, que reduz o cálcio no organismo e torna os ossos mais porosos, diminuindo assim a resistência aos atritos e aumentando o risco de fraturas. Por ser um exercício isométrico e de sustentação, o yoga fortalece os músculos, ajudando a diminuir a incidência de fraturas.

2) Previne contra quedas

O yoga ajuda a devolver o equilíbrio ao corpo, diminuindo o risco de quedas. Os exercícios para os olhos ajudam a manter a retina saudável, possibilitando que os idosos enxerguem melhor os obstáculos no chão. Há também exercícios que fortalecem o arco dos pés e melhoram a flexibilidade dos dedos, oferecendo mais sustentação. Além disso, os músculos também são fortalecidos, mantendo joelhos na posição correta, nivelando a bacia e melhorando as articulações dos membros inferiores.

3) Diminui a ansiedade, o estresse e a pressão arterial

O estresse e a ansiedade do dia a dia são atenuados com os exercícios de respiração e meditação, que também ajudam a diminuir a pressão arterial. Esses resultados são obtidos porque a sensação de relaxamento causada pelos exercícios do yoga diminui a produção de cortisol e adrenalina, hormônios responsáveis pelo estresse.

4) Melhora a capacidade de concentração e a memória

Um estudo publicado no Journal of Physical Activity and Health mostra que vinte minutos diários de yoga já são suficientes para melhorar as capacidades cognitivas de seus praticantes. Isso acontece porque os exercícios de meditação e de respiração reduzem os níveis de ansiedade e estresse, melhoram a capacidade de concentração e fortalecem o sistema cognitivo, inclusive da memória, que começa a falhar na terceira idade.

Compartilhe com seus amigos