Com as temperaturas mais altas do verão, nosso organismo passa por mudanças para se adaptar a essa condição. Uma delas é o mecanismo de perda de líquido pelo suor. Mas quando o corpo não consegue recuperar a água e os sais minerais perdidos na transpiração podem ocorrer sintomas como mal-estar, queda de pressão, tontura e até desidratação. Nos idosos, o risco desses problemas é muito maior, além de desencadear outras doenças.

Por isso, a Cora Residencial Senior criou uma campanha com estratégias para incentivar as pessoas a beberem mais água. Redobrar os cuidados para estimular a ingestão de líquidos nesta época do ano é essencial. Uma das dicas é aromatizar o líquido, por exemplo, colocando na jarra hortelã ou frutas, como rodelas e cascas de laranja ou limão. Isso faz com que o sabor fique mais interessante ao paladar dos mais velhos.

A fisiologia do envelhecimento interfere no mecanismo da sensação de sede e algumas medicações também podem influenciar, tanto na questão do paladar, provocando rejeição pelo gosto da água, como na função diurética. Às vezes, a hidratação também depende da ajuda de um familiar ou cuidador.

Além de aumentar a oferta de sucos, chás e frutas aquosas, como a melancia, é preciso tomar cuidado com alimentação por causa de problemas como infecção intestinal, que evolui para diarreia e vômitos, aumentando o risco de desidratação, muito comum nesta época do ano.

Preparações muito pesadas, como por exemplo feijoada e frituras, devem ser substituídas por pratos mais leves, como cozidos e grelhados. Mas sempre com molhos, pois eles ajudam na mastigação e deglutição dos alimentos.

Outra estratégia é trocar um pouco o café com leite no lanche da tarde por sucos, vitaminas de frutas e até milk shake de sorvete para dar uma variada. Podemos também aproveitar a cada oferta de medicação para aumentar a quantidade de água no copo, pois é mais um momento para estimular a ingestão de bebida.

Assim como a água aromatizada, uma dica é preparar o gelo com frutas ou ervas e, depois, basta colocá-lo no copo com o líquido para dar um sabor a mais. Outra recomendação de bem-estar é que as pessoas usem roupas adequadas, bem ventiladas, para evitar a transpiração excessiva e o aumento de perdas.

Como manter a hidratação

1 – Mesmo que o idoso não tenha sede, incentive a ingestão de líquidos como água, água de coco, sucos naturais a cada duas horas.

2 – O ideal é utilizar copos pequenos e com pouca água, mas várias vezes ao dia.

3 - Ofereça alimentos ricos em líquidos, como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés, gelatinas, entre outros.

4 - Bebidas açucaradas (como refrigerantes e sucos industrializados) não devem substituir a água.

5 - Uma dica é aromatizar a água com hortelã, ervas ou frutas, como rodelas e cascas de laranja ou limão.

6 - A cada oferta de medicação, aumente a quantidade de água no copo. Em vez de dar dois dedinhos, dê meio copo, por exemplo.

7 - Use protetor solar e roupas leves.

8 - Pratique atividade física em locais externos somente nos horários adequados, quando o sol não estiver muito forte.

Milena Maffei Volpini, 33 anos, é coordenadora de nutrição da Cora Residencial Senior, docente no curso de pós-graduação em gerontologia e pós-graduação em nutrição clínica, do Centro Universitário São Camilo, nas disciplinas de envelhecimento saudável, gestão de ILPIs e atendimento domiciliar.

Compartilhe com seus amigos