Um dia a idade chega para todo mundo. E junto com ela, as limitações. Visão fraca, ouvidos mocos, pernas e mãos sem muita firmeza. Tarefas simples do dia a dia, como se vestir, banhar-se e se alimentar, passam ser realizadas somente com a ajuda de terceiros.

E então chega o dia em que a família, muito ocupada com a correria e a falta de tempo cotidiana, se vê obrigada a optar entre levar seu idoso para um residencial apropriado e privá-lo do convívio diário com a família ou contratar um profissional qualificado, cuidador de idosos, para acompanhá-lo no dia a dia, uma boa solução para aqueles que buscam alternativas às casas de repouso.

Responsável por cuidar da saúde e da segurança de pessoas com limitações diversas, o cuidador de idosos tem o papel de administrar medicações, acompanhar consultas médicas, ajudar no banho e na hora de se vestir, na alimentação e nas demais necessidades diárias. Enfim, uma pessoa que trate o idoso com profundo respeito e dignidade, que seja apto e atento, pró-ativo, ágil e paciente.

Este seria o cenário perfeito, como o de um comercial de margarina desses que passam todos os dias na televisão. Lamentavelmente, a dificuldade de se encontrar profissionais qualificados e aptos ao trabalho de acompanhante de idoso está cada vez maior. Isso sem falar em outros pontos negativos do tratamento caseiro, como a falta de recursos hospitalares e demais profissionais disponíveis para o caso de uma emergência.

E dependendo da necessidade de cada família, seja por um cuidador em determinado período do dia, no dia inteiro ou para pernoite no local de trabalho, o investimento pode ir bem mais além do que se imagina. A lei nº 7530 de 9 de março de 2017 institui pisos salariais para algumas categorias profissionais no Estado do Rio de Janeiro, entre elas, a de Cuidador de Idosos (CBO 5162-10), que ficou em R$ 1.178,41 (Um mil, cento e setenta e oito reais e quarenta e um centavos). Isso sem falar nos encargos trabalhistas e nos custos com uma pessoa a mais na rotina da casa.

Uma alternativa seria hospedar o idoso em um residencial apropriado, com toda comodidade, infraestrutura e facilidade para atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Assim são as ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos), governamentais ou não, destinadas à moradia permanente ou temporária de pessoas com 60 anos ou mais, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania. Geralmente estão associadas aos cuidados com a saúde do idoso, como atenção médica, enfermagem, fisioterapia, nutrição (seis refeições diárias), terapia ocupacional e muitos outros benefícios.

Fundada em 2015, a Cora Residencial Senior é a maior rede de instituições de longa permanência para idosos da América Latina. Toda sua infraestrutura foi pensada e construída especialmente para o bem-estar dos idosos, com uma equipe multiprofissional formado por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas para o acompanhamento constante e diário. Os idosos passam por uma avaliação médica global, acompanhamento periódico e conta com equipe assistencial 24 horas, além de enfermagem. A equipe também é responsável pela gestão de medicamentos e fraldas.

Os custos de investimento são em média de R$ 5.000,00 mensais, podendo variar para mais ou para menos, com todos os serviços incluídos.

Para capacitar seus profissionais, a Cora desenvolveu seu próprio centro de treinamento, seguindo como modelo centros de excelência no assunto pesquisados pelo grupo em diversos países.

Diferente das casas de repouso, que imediatamente nos remetem a ambientes tristes e escuros, a Cora oferece uma extensa programação social com eventos em datas comemorativas para toda a família (Dia das Mães, Festa Junina, Páscoa, Carnaval, Natal etc.).

A Cora também conta com salão de beleza, com profissionais especialmente selecionados e treinados para o cuidado da beleza e bem-estar do idoso, e com rouparia, para lavagem e higienização das vestimentas e roupas de cama de seus moradores.

Compartilhe com seus amigos