Com o objetivo de orientar a população sobre a imunização de pessoas com mais de 60 anos contra febre amarela, a Comissão de Vacinação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) elaborou um documento com perguntas e respostas divulgado no site da instituição.

Presidente da Comissão de Vacinação da SBGG, a geriatra Maisa Kairalla explica que, por se tratar de uma vacina que utiliza o vírus vivo atenuado, é imprescindível que os idosos passem por uma avaliação médica antes de receberem a dose da vacina.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


"Após os 60 anos de idade, algumas pessoas apresentam queda das defesas do sistema imune, um processo natural do organismo”, explica a especialista. Ela lembra ainda que alguns idosos usam medicamentos imunossupressores ou apresentam problemas de saúde graves, o que reforça ainda mais a importância de se haver uma avaliação médica prévia.

Veja abaixo o documento divulgado pela SBGG sobre a febre amarela

1 - Idosos podem tomar a vacina contra a febre amarela?

R - Nos idosos, é maior o risco de reações adversas causadas pela vacina. Os idosos apresentam um envelhecimento natural do sistema imune, chamado imunossenescência, o que acarreta em uma maior incidência de efeitos colaterais. Portanto, recomenda-se maior cautela nesta faixa etária e a decisão sobre vacinar ou não o idoso contra a febre amarela deve ser individualizada, levando em consideração os riscos e benefícios da vacina. Dessa forma, os idosos que residem ou precisarão permanecer por tempo prolongado em áreas de maior risco para a doença, que têm bom estado de saúde e que não apresentem contraindicações à vacina (ver abaixo) podem ser candidatos a tomarem a vacina.

2 - Quem não pode tomar a vacina contra febre amarela?

R - Como esta vacina é constituída por vírus vivo atenuado, pacientes com condições que deprimem a imunidade possuem risco substancialmente maior de reações graves. Portanto, pessoas com câncer, doenças do timo, infecção pelo HIV, submetidas a transplante de órgãos ou que tomam medicações imunossupressoras (como quimioterapia ou corticoides em altas doses) não podem tomar esta vacina. Além disso, pessoas com histórico de reações alérgicas graves (anafilaxia) a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras) também não podem tomar.

3 - Quais as possíveis reações adversas à vacina da febre amarela?

R - Os efeitos colaterais mais comuns são dor, inchaço e vermelhidão no local de aplicação, que geralmente duram um ou dois dias. Manifestações gerais, como febre, moleza e dores de cabeça e muscular também podem surgir. Embora muito raros, podem acontecer eventos graves: reações alérgicas, doença neurológica (encefalite, meningite, doenças autoimunes com envolvimento do sistema nervoso central e periférico) e doença em órgãos (infecção pelo vírus da vacina causando danos semelhantes aos da doença). Tais eventos, como já citado, ocorrem com frequência maior nos idosos.

4 - Uma dose da vacina durante a vida contra a febre amarela é realmente suficiente?

R - Sim. Desde 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda apenas uma dose da vacina.

5 - O que devem fazer os idosos que não podem tomar esta vacina?

R- Aqueles que não podem tomar a vacina devem evitar viagens a locais de maior risco para a doença. Caso a viagem seja inevitável ou o idoso resida em área endêmica, recomenda-se, sempre que possível, o uso de métodos de barreira, como repelentes, roupas longas e telas de proteção contra mosquitos.

Compartilhe com seus amigos