Investir é a melhor forma de cuidar do patrimônio e fazê-lo render. Apesar da importância dessa prática para a sua longevidade financeira, muitos ainda têm dúvidas sobre qual o melhor investimento: se a curto ou a longo prazo. Também é comum que as pessoas fiquem confusas sobre quais são os tipos de aplicações disponíveis no mercado.

Vamos então entender a diferença entre investimentos de curto e de longo prazo.

Investimentos de curto prazo são aqueles realizados para gerar retorno imediato. Em geral, são feitos quando o investidor precisa de um montante em curto período de tempo. Podem servir para uma viagem ou um projeto a ser realizado dentro de meses, por exemplo. Os investimentos de longo prazo, por outro lado, são aqueles que têm vencimento extenso e que projetam retorno dentro de períodos mais longos, como a aposentadoria privada.

Em geral, as opções de curto prazo tendem a oferecer maior risco ao investidor. Já as que apresentam vencimento mais extenso, via de regra, oferecem maior segurança. Vale lembrar que, apesar das diferenças, ambas as opções podem ser vantajosas. A escolha dependerá de diversos fatores, como objetivos e projeções do aplicador.

Quais são os melhores investimento de curto prazo?

Tesouro Selic

Os títulos públicos do Tesouro Direto estão entre os investimentos mais seguros. São diversos, entretanto, os prazos de vencimento para o retorno da aplicação. O Tesouro Selic é, nesse sentido, um dos melhores para quem precisa reaver o investimento em curto período. A remuneração, que acompanha a taxa Selic, pode ser retirada a qualquer momento sem perdas ou multas pelo saque.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

LCI é a abreviação para Letra de Crédito Imobiliário. Trata-se de um investimento que é convertido para o financiamento de imóveis. A aplicação, isenta de imposto de renda, é oferecida por instituições financeiras. Os títulos adquiridos podem ter uma liquidez que varia entre três e 24 meses. Para os que desejam retorno imediato nessa categoria, entretanto, vale observar se a aplicação oferece rendimento desejável apenas em longo prazo.

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

Investimento de curto prazo muito similares à LCI. A diferença primordial é que, enquanto a aplicação LCI financia imóveis, as LCAs destinam-se às operações do agronegócio. Na prática, ambas constituem títulos de renda fixa negociados com o investidor para amparar financeiramente os setores econômicos.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é, também, uma opção de investimento a curto prazo. Além de se tratar de uma aplicação segura, pode fazer o dinheiro render mais que a poupança. Nesses casos, entretanto, é recomendado que o investidor observe a rentabilidade oferecida para cada título e opte por aquele cuja liquidez é diária ou que tenha pouca carência.

Quais são os melhores investimento de longo prazo?

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um dos títulos públicos mais recomendados para quem deseja investir a longo prazo. No site do Tesouro Direto, o investidor poderá encontrar várias opções para aplicar com vencimentos estendidos. O investimento nessa modalidade para 2045, por exemplo, pode render cerca de 5,88% ao ano.

Previdência privada

previdência privada é uma das alternativas mais indicadas de investimento em longo prazo e uma das mais procuradas por quem não deseja depender unicamente da Previdência Social. Os investidores que apostam nessa categoria, em geral, têm como objetivo garantir um futuro confortável, com renda maior do que o esperado para a aposentadoria. Por essa razão, é altamente aceita pela população.

Ações

Em geral, a população associa o investimento em ações ao retorno financeiro imediato. A ideia não é equivocada. No entanto, essa aplicação também pode ser interessante em longo prazo. Isso porque o título está sujeito a oscilações do cenário econômico e perdas que podem ser recuperadas ao longo dos anos. O ideal, entretanto, é que o aplicador que optar por essa modalidade tenha visão de mercado ou uma orientação para saber como, quando e em quais instituições deve apostar.

Que tipo de investimento é mais vantajoso?

As vantagens de investir no curto ou no longo prazo estão diretamente relacionadas ao perfil e aos objetivos do investidor. A situação financeira, a capacidade de investimento e a expectativa de retorno, por exemplo, são alguns dos fatores pessoais que podem interferir na escolha da aplicação mais vantajosa.


Já pensou que sua caminhada matinal pode te dar desconto no seguro de vida? Conheça a WinSocial, o primeiro seguro que recompensa suas atitudes saudáveis


Por essa razão, é importante definir metas e objetivos dentro do planejamento financeiro e, com base nesses pontos, investigar as melhores condições e possibilidades para administrar o patrimônio.

Além disso, vale levar em consideração qual risco o aplicador pretende assumir ao investir em uma categoria, tendo em vista a possibilidade de oscilações imprevisíveis em determinados investimentos.

Qual é o melhor investimento para pessoas com diabetes?

A diabetes é um problema crônico que deve ser manejado durante toda a vida, com o devido cuidado e acompanhamento médico. 

Para quem desenvolve a condição com o tipo 2, normalmente associado a um estilo de vida sedentário com maus hábitos alimentares, também é importante construir reservas.

Por essa razão, é fundamental que o indivíduo se planeje financeiramente para ter uma vida equilibrada. Especialmente em longo prazo, é indispensável se programar para usufruir de uma velhice economicamente segura e confortável.

Tendo em vista esses levantamentos, investir em uma previdência privada pode ser fundamental para o planejamento pessoal da pessoa com diabetes, que poderá contar com a segurança do seu investimento ao longo dos anos e com a possibilidade de ter um futuro mais estável financeiramente.

Leia mais:

- Diabetes em mulheres cresce no Brasil; saiba por quê

- Entenda por que as pessoas com diabetes são mais vulneráveis ao coronavírus

- Cirurgia bariátrica realmente é eficiente contra a diabetes tipo 2?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: