Um estudo realizado recentemente pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e publicado pelo Journal of Clinical Investigation Insight, revelou que a dieta low carb pode ajudar no tratamento de quem tem diabetes. De acordo os resultados, uma alimentação baixa em carboidratos pode reduzir o efeito da síndrome metabólica, doença que precede o diabetes tipo 2.

A pesquisa foi feita com a participação de 16 pessoas, entre homens e mulheres, todos diagnosticados com essa síndrome. Após quatro semanas seguindo a dieta low carb, nove participantes (mais da metade do grupo) conseguiram reverter o quadro. Segundo os pesquisadores, a dieta aplicada durante o estudo continha apenas a quantidade necessária de carboidratos para que os participantes mantivessem um peso estável.

Para a Associação Brasileira Low Carb (ABLC), a pesquisa comprova a eficácia da dieta low carb no combate ao diabetes tipo 2. A única dúvida que permanece, no entanto, é se a melhoria na saúde dos participantes foi um reflexo da restrição de carboidratos em si ou se foi efeito colateral da perda de peso (que é uma consequência direta dessa dieta).

Dieta low carb: uma opção para quem tem diabetes tipo 2

De acordo com a ABLC, a alimentação saudável merece destaque no tratamento do diabetes tipo 2, junto com a prática de atividades físicas. Como a dieta low carb prioriza a ingestão de alimentos naturais e restringe o consumo de açúcar e carboidratos refinados, pode ser uma opção para quem tem a condição.

dieta low carb

Crédito: Elenadesign/shutterstock

O diabetes tipo 2 se caracteriza pela elevação dos níveis de açúcar no sangue e pela resistência do corpo à insulina. José Carlos Souto, médico e diretor-presidente da ABLC, explica que quando o organismo humano é afetado por alguma doença e se torna incapaz de metabolizar ou tolerar (total ou parcialmente) uma substância, é preciso, então, removê-la. “Por que seria diferente com o diabetes?”, indaga. 

Já Rodrigo Bomeny, médico endocrinologista e diretor científico de Medicina na ABLC, afirma que a low carb pode ser considerada eficaz contra o diabetes tipo 2, pois o consumo de carboidratos refinados está associado ao surgimento da doença. “Se seu corpo não lida bem com os carboidratos, por que usá-los como base de sua alimentação?”, questiona.

Comprovação científica 

Existem outras pesquisas científicas que reforçam a prática da dieta low carb por quem tem diabetes tipo 2. Em 2017, cientistas da Universidade da Califórnia publicaram um estudo no jornal científico Nutrition & Diabetes com pacientes diabéticos e com sobrepeso.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Um com uma dieta composta de 45% a 50% de carboidratos e com uma ingestão diária de até 500 calorias. Já o segundo grupo seguiu uma dieta cetogênica (ou seja, com pouquíssimos carboidratos), mas com uma quantidade ilimitada de calorias.

Como resultado, aqueles que seguiram uma dieta com baixo consumo de carboidratos conseguiram sair da definição de diabetes. Muitos, inclusive, puderam parar com os medicamentos específicos da doença. Enquanto isso, aqueles que fizeram uma ingestão mais alta de carboidratos permaneceram com a condição.

Por causa desse estudo, a Associação Americana do Diabetes (American Diabetes Association em inglês) passou a recomendar a dieta low carb como uma alternativa válida para o tratamento do diabetes tipo 2. 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: