Uns comemoram no dia 4 de fevereiro, data estipulada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC). Outros comemoram no dia 8 de abril, data criada pela Organização Mundial da Saúde. Não importa, desde que alcançado o objetivo maior de conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer.

Também chamado de Neoplasia, o câncer engloba um conjunto de aproximadamente 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células defeituosas, que se dividem muito rapidamente invadindo órgãos e tecidos. Seus diferentes tipos correspondem aos vários tipos de células presentes no organismo humano. Por exemplo, sarcomas se desenvolvem nas células dos ossos, músculos ou cartilagens; carcinomas se desenvolvem nos tecidos epiteliais.

Suas causas podem ser as mais variadas possíveis, desde fatores genéticos predeterminados (cerca de 20% dos casos) até comportamentais, como alimentação e hábitos pouco saudáveis (80% dos casos). Os mais comuns são o tabagismo, seguida do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos, vida sedentária e obesidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tipos da doença que mais afetam os brasileiros são:

  • câncer de pele
  • câncer de próstata
  • câncer de mama
  • câncer de cólon e reto
  • câncer de pulmão
  • câncer de estômago

O problema preocupa tanto as autoridades que o governo brasileiro estipulou uma data nacional de conscientização, além das duas mundiais já existentes. Comemorada em 27 de novembro com ações promovidas pelo Ministério da Saúde em todo o país, tem como principal objetivo informar as pessoas sobre a importância da medicina preventiva, realizando consultas periódicas ao seu médico.

Outras Datas Comemorativas:

Fev 04 DOM - Dia Mundial do Câncer

Abr 08 DOM - Dia Mundial do Câncer

Abr 16 SEG - Dia Mundial da Voz

Mai 31 QUI - Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

Ago 29 QUA - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Set 15 SÁB - Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

Nov 27 TER - Dia Nacional de Combate ao Câncer

Leia também

Consumo de folhas verdes adia o envelhecimento cerebral em 11 anos

Proteção solar: cuidados com a pele devem ser redobrados depois dos 50 anos

Compartilhe com seus amigos