Quando o clima a dois esquenta, a entrega costuma ser tão grande entre os envolvidos que muita gente ignora alguns cuidados necessários antes e depois do sexo. Há, por exemplo, quem não se preocupe em compartilhar toalha de banho, chinelo e até desodorante, acreditando que tudo faz parte do combo do prazer.

Para a turma cuja única atenção está relacionada ao risco de doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DSTs, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, lista algumas práticas não tão raras e os perigos associadas a elas.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Se não as conhecia, melhor evitar tudo isso a partir de agora, está bem?

1. Não tomar banho antes e depois do sexo

Mais do que ficar com um cheiro gostoso para estar com outra pessoa ou encarar a ducha a fim de relaxar pós-transa, a falta de higiene pode causar doenças de pele, como feridas e micoses. Por isso, o banho é obrigatório, tanto antes quanto depois do sexo.

2. Deitar na hidro sem desinfetar

Ocorre quando o quarto de casa é trocado pelo motel. Em tais ocasiões, encarar o banho na hidromassagem alheia, antes ou depois do sexo, significa arriscar a ser vítima de problemas respiratórios, alergias, micoses e DSTs, caso o equipamento esteja contaminado. Assim, antes da brincadeira na água, a dica é sanear a banheira. Para tanto, tampe o ralo, amarre um barbante nele e, mantendo a outra extremidade do fio fora da banheira, ligue a água na temperatura mais quente possível. Quando alcançar o volume correto, acione a hidromassagem e deixe-a funcionando por 5 minutos. Desligue, puxe o barbante para abrir o ralo e deixe a água quente escoar. Está pronta para usufruir do jeito que você quiser.

3. Usar a mesma toalha de banho

Ácaros, piolhos, sarna, micoses e até HPV podem ser transmitidos pela toalha de banho, sabia? Deixe o romantismo e a praticidade de lado e adote, cada um, sua própria peça.

4. Dividir escova de dentes 

Outro momento para deixar a intimidade de lado e nem cogitar dividir o item de limpeza dental. Caso contrário, pode haver uma troca de bactérias e, nesse vaivém, ser transmitidos herpes, sapinho, mononucleose, gripe, resfriado e até gastrite.

5. Calçar o mesmo par de chinelos 

É igualmente arriscado pela chance de transmitir micoses e doenças infecciosas.

6. Dividir a bucha de banho

Por essa você não esperava, não é? A bucha pode abrigar restos de pele, eliminados na hora de esfregar o corpo, o que pode render doenças também. Não é à toa que há buchas de cores variadas no mercado, para que cada pessoa possa diferenciar qual é a sua. O sabonete também merece atenção: antes de usá-lo, lave-o com um pouco de água, eliminando eventuais pelos presos.


7. Não lavar as mãos antes de colocar preservativo 

Nem precisa explicar muito: a falta de higiene (ou seja, não lavar a mão antes de manusear a camisinha) pode transmitir germes do ambiente (do ônibus, do dinheiro, dos alimentos etc.) para os órgãos sexuais.

8. Usar os mesmos talheres e copos 

Também não tem nada de romântico usar os mesmos itens na hora da refeição a dois. Copos e talheres devem ser usados separadamente, cada um com os seus, evitando risco de transmissão de herpes labial, mononucleose, gastrite, sapinho e outros germes.

9. Compartilhar desodorante roll-on 

Se você acha que não tem nada de errado em usar o mesmo item de higiene do par, saiba que os germes alojados no produto, decorrente das bactérias da pele que produzem o cheirinho desagradável, podem ser passados de uma pessoa para outra.

10. Fazer xixi no banho

Ok, esse ponto pode ser bem fora da curva, mas também não é impossível de acontecer. Quando o casal acha que é íntimo o suficiente para compartilhar tal situação, precisa saber que, apesar de a urina ser estéril (e livre de bactérias), existe aí um risco de transmissão de doenças, caso uma das pessoas não esteja saudável.

Compartilhe com seus amigos