Nós, do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, buscamos sempre trazer para você uma série de reportagens que possam te ajudar a ter uma vida mais prazerosa, saudável e estável. Ao longo deste período, reunimos 12 dicas valiosas para estender seu tempo de vida e, principalmente, para aproveitá-lo com saúde e disposição.

Confira, a seguir, quais são elas:


1 - Invista no bom humor

O cartunista e caricaturista Paulo Caruso se coloca na posição de personal trainer do leitor para ajudar, em poucos passos, a desfazer o mau humor. Clique aqui para ler o artigo e conferir a ilustração especial feita pelo artista.


2 - Seja otimista

Sabia que quem tem visão mais otimista sobre a velhice tende a viver, em média, sete anos e meio a mais do que quem é pessimista? Clique aqui para saber mais sobre essa pesquisa e ainda fazer um teste para saber como você encara o dia a dia.


3 - Coma cereais integrais

Três porções diárias podem ajudar a viver mais, segundo estudo publicado pela Associação Americana do Coração. Pesquisadores observaram que o risco de morte em geral caiu cerca de 20%. Clique aqui para ler a reportagem completa e rever a sua dieta.


4 - Exercite o cérebro

Leitura, alimentação saudável e exercícios físicos são alguns dos hábitos que ajudam a preservar a memória. Quer saber como está a sua? Clique aqui para fazer um teste e, de quebra, saber como você pode preservá-la.


5 - Dê atenção a seu corpo

Quem quer, de uma só vez, melhorar a pressão arterial, diminuir a dor lombar, estimular a coordenação, o equilíbrio e a postura e obter mais calma e concentração tem na ioga uma ótima aliada. Clique aqui para saber mais sobre a prática de origem indiana.


6 - Relaxe

Os ombros doem? E as costas? Tire um tempo para você e invista em automassagem. Clique aqui para conhecer cinco exercícios fáceis e eficazes, que podem ser feitos sem ajuda de profissional, proporcionam bem-estar e colaboram para um sono melhor.


7 - Namore

Acredite: a vida sexual muda após os 50 anos de idade _ e por motivos físicos e emocionais. A boa notícia é que há sete atitudes que podem ajudar a melhorá-la. Quer saber quais são? Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.


8 - Socialize

O alto custo de viver sozinho, muitas vezes combinado à solidão, tem estimulado a população madura a optar por repúblicas _ aquelas mesmas tradicionalmente criadas por estudantes sem recursos para bancar uma moradia individual. Clique aqui para saber mais.


9 - Viaje

Abrir-se para o novo pode deixar o dia a dia mais divertido. Por que não sair de casa por dois dias para conhecer outros lugares e gastando pouco? Clique aqui para conhecer seis roteiros próximos a capitais para se divertir e relaxar.


10 - Cante

Soltar a voz “é mais barato que terapia, mais saudável que beber e certamente mais divertido do que malhar em alguma academia”, escreveu a escritora americana Stacy Horn, na “Time”, após curar-se de depressão. Quer saber mais e ler outros estudos? Clique aqui.


11 - Aposte no voluntariado

Além de socializar, doar o tempo aquece o coração. Pode ser em instituições sociais, nas ruas ou, por que não, em casa? É o que faz a professora aposentada Eunir Alves Moreira de Faria, que alfabetiza adultos em sua residência. Clique aqui para conhecer essa história.


12 - Divirta-se

Uma locadora flexível, ao custo de a partir de R$ 19,90 por mês, em que você decide quando vai assistir aos programas e também se quer ver todos os 120 episódios de uma série de uma vez. Clique aqui para conhecer mais sobre a Netflix e escolher os filmes que quer ver.

Compartilhe com seus amigos