Quando somos pequenos, costumamos olhar para os nossos pais como quem olha para verdadeiros super-heróis. No entanto, é importante lembrar que mesmo esses os supers precisam de cuidados, principalmente após uma certa idade. Seria este o momento ideal para conversar com eles sobre a importância da contratação de um seguro que lhes garanta segurança e compensação financeira em caso de acidentes?

Para Leonardo Lourenço, diretor de Serviços de Marketing da MAG Seguros, a resposta é sim. 

"Sempre que for identificado algum risco em relação à vida dos pais ou filhos, que possa impactar nas finanças da família, vale olhar se existe alguma cobertura de seguro que pode ajudar. "Um filho que sustenta financeiramente, em algum nível, os pais, deve pensar em contratar um seguro para cobrir essas despesas."

A psicóloga Monica Meira explica que essa pode não ser uma tarefa fácil. Principalmente porque muitas pessoas acima dos 60 anos têm dificuldade em aceitar as limitações que surgem com a idade. "É muito difícil para um provedor de família, um pai que sempre foi ativo e forte, de repente se ver obrigado a assumir o papel de frágil e dependente", argumenta a especialista. 

Mas reforça que o tema precisa ser abordado sempre que necessário. 

Segurança para os pais, tranquilidade para os filhos

Lourenço destaca que a atenção aos pequenos riscos diários deve ser redobrada. A partir do momento em que se nota uma perda de autonomia é necessário cautela. 

"Vale ressaltar que [a contratação de] um seguro também pode apoiar na redução desses riscos, através de assistências que identificam ameaças, como pisos escorregadios e falta de barras de segurança."

Na hora de conversar com os pais, Monica sugere certos cuidados. "Coloque eles no centro da discussão e faça com que se sintam importantes. Que a presença deles é essencial e que por isso precisam se cuidar. Não é falta de respeito, mas uma atitude de amor", garante a psicóloga. O diretor da MAG Seguros complementa: 

"Evidenciar que a preocupação com as questões relacionadas ao bem-estar dos pais tem como objetivo melhorar a qualidade de vida deles é também uma forma de retribuir todo o cuidado que os pais sempre tiveram com os filhos."

Lourenço enfatiza a necessidade de construir reservas financeiras para o caso de acidentes. "Muitos dos seguros que hoje existem no mercado não estão preparados para cobrir eventos como quedas, queimaduras ou necessidade de transporte de emergência", apontou Lourenço.

"O aumento da longevidade e seus reflexos na sociedade são temas que acompanhamos de perto. Esse assunto influencia de forma direta o mercado de seguros e entendemos que temos um papel importante para apoiar indivíduos e famílias a controlar os riscos aos quais estamos exposto", declarou Lourenço.
Um avó dançando com a sua neta. Imagem para ilustrar a matéria sobre seguro. Crédito: Evgeny Atamanenko/shutterstock

Entenda a importância do seguro

Dados do Ministério da Saúde mostram que, durante a pandemia do Covid-19, houve um aumento de 30% no número de acidentes em casa. As principais vítimas foram idosos e crianças. Ainda de acordo com a pasta, 70% das quedas entre o público 60+ acontecem dentro de seus lares. Sendo que 30% dos acidentes causam a morte e, pelo menos, 40% causam alguma lesão grave.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), durante o período da pandemia, foi natural que as pessoas procurassem atividades dentro de casa. Fosse para fazer pequenas reformas e arrumações, praticar atividades físicas ou aderir a brincadeiras da internet para se distrair.

O diretor da regional São Paulo da ABTPé, Danilo Nishikawa, explica que pessoas idosas tendem a apresentar fraqueza muscular. Além de uma piora do equilíbrio e fragilidade óssea. O que os fazer ser mais suscetíveis a quedas dentro de casa, levando a fraturas do fêmur, punho e ombro. “É importante evitar tapetes e objetos pelo chão da casa, isolar pisos escorregadios, manter os ambientes iluminados e não subir em bancos, cadeiras ou escadas”, alerta.

Cuidar da saúde é cuidar da Longevidade Financeira

Quando crianças, nossos pais nos ensinam a cuidar do nosso futuro. Contudo, é essencial que mostremos para eles que a construção do futuro deles é importante. Afinal, envelhecer não significa deixar de viver e sim aproveitar uma nova fase da vida.

O cuidado com a saúde, nesse processo de envelhecimento, é um passo importante. Que, aliás, sempre devemos reforçar para os nossos pais. Mas, você sabia que cuidar da saúde é um passo fundamental para as finanças

Quanto mais cedo cuidamos da saúde, menos teremos gastos com isso no futuro. Consultas, remédios, terapia, emergência. Gastos financeiros que poderiam ser evitados caso a saúde fosse o maior foco.

Ao cuidar de si, e da sua família, o investimento do presente é uma forma de reduzir os impactos do futuro.


O Seguro de Vida é uma forma de proteger você e toda a sua família. Associados ao Programa ViverMais têm o amparo da MAG Seguros para os momentos mais delicados da vida.

Conheça as opções de pacotes e torne-se um associado do Programa de Benefícios ViverMais. 

Leia também:

Regra 50-30-20: saiba como administrar suas finanças pessoais e não perder dinheiro

Seguro de vida: é hora de entender melhor o seu custo benefício

Proteção de capital: entenda como os seguros podem ajudar

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: