Praticar atividades físicas, de acordo com diversas pesquisas, é um dos fatores fundamentais para promover a longevidade. Se por um lado a prática é positiva para a saúde, por outro, é preciso ter cautela com os exercícios físicos. Principalmente quando se está há muito tempo sem praticar ou quando se está iniciando práticas mais saudáveis. 

Em um cenário ideal, a população deveria ter o hábito de praticar algum tipo de atividade física diariamente. Porém, muitos não conseguem, resultando em um longo período sem movimentar o corpo. 

Especialistas apontam que um erro comum é achar que o condicionamento irá voltar imediatamente. Eles explicam que a memória muscular de quem já praticava algum esporte fará com que essa recuperação seja mais rápida que a de um sedentário. Porém, ainda é necessário ir com calma.

Além disso, é possível que exercícios que antes eram feitos sem dificuldades agora exijam mais esforço. Como o corpo ainda estará em processo de readaptação, é preciso uma dose extra de paciência para ver os resultados.

Confira a seguir algumas dicas para retomar os exercícios físicos com segurança, visando a sua longevidade.

Dicas para voltar a praticar exercícios físicos.

5 dicas para retomar a prática de exercícios físicos

Prepare-se

Ao decidir voltar a se exercitar, é crucial adotar uma abordagem gradual. Comece com atividades de intensidade moderada e vá aumentando gradualmente a intensidade e a duração ao longo do tempo. Isso permite que o corpo se adapte ao aumento do esforço físico e reduz o risco de lesões por excesso de esforço.

Prepar-se também inclui cuidar da alimentação, hidratação e realizar alongamentos, além de buscar avaliação médica e valorizar o descanso. Com o tempo e o comprometimento, você poderá colher os benefícios de uma rotina de exercícios bem planejada. 

Cuidado com a carga

Comece devagar e, gradualmente, aumente volume e intensidade da atividade. Esse retorno progressivo é essencial para evitar lesões e permitir que seus músculos, articulações e sistema cardiovascular se adaptem ao esforço.

No início, com o corpo desacostumado aos exercícios, a prática parecerá mais difícil do que era antes do período em pausa. Persista no treino e logo sua memória muscular será ativada e o exercício não será mais tão difícil.

Além disso, escute atentamente os sinais do seu corpo durante e após o exercício. Pequenos desconfortos musculares são normais quando se está retomando a atividade física, mas dores agudas e persistentes não devem ser ignoradas.

Descanse

Durante o descanso, o corpo se recupera, repara tecidos e fortalece os músculos, permitindo que você retorne ao próximo treino com mais energia e disposição. Ignorar esse aspecto fundamental pode levar à fadiga excessiva e até mesmo aumentar o risco de lesões.

Além disso, é importante entender que os resultados do exercício vão além da balança. Focar unicamente na perda de peso pode ser desmotivador e não refletir as diversas transformações positivas que o exercício traz para o corpo e a mente. Aumento da resistência, melhoria da saúde cardiovascular, aumento da flexibilidade e fortalecimento muscular são conquistas igualmente valiosas.

Uma dica de brinde

Prevenção é a palavra-chave para fazer exercícios físicos com segurança e evitar imprevistos. Mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer, então o melhor é estar preparado. Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com suporte de profissionais de nutrição e de educação física com consultar por telefone ou vídeo chamada. Além disso, ainda possuem atendimento 24 horas para emergências.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida

Manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos é possível?

O metabolismo fica mais lento à medida que envelhecemos?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: