Há inúmeros produtos no mercado que prometem, como elixires modernos, retardar o envelhecimento reduzindo rugas e promovendo um efeito “lifting”, além de melhorar o aspecto de cabelo, unhas e ossos, combater o estresse, dar vitalidade e até garantir um sono tranquilo. Mas é verdade que esses suplementos nutricionais são uma espécie de pílulas da longevidade?

“Sou a favor de uma suplementação que retarde o envelhecimento precoce, mas não como foco [de tratamento]”, afirma o nutricionista Lázaro Medeiros, consultor do Instituto Assaly. “O mercado de suplementos sempre busca vender saúde e beleza ao alcance de uma pílula mágica, mas sabemos que isso não é possível”, pondera a nutricionista e gerontóloga Elci de Almeida Fernandes, diretora da seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-SP).

“As ‘pílulas da longevidade’ não podem ser uma estratégia generalista. Elas devem ser pensadas e criadas para o que realmente a pessoa precisa”, completa.

Embora admita que seu uso possa ter algum efeito benéfico no organismo, Elci adverte que nenhum suplemento anti-idade “fará mágica e trará seu corpo jovem de volta”. “Além de ser impossível, pode ser perigoso, pois excesso de nutrientes faz mal à saúde”, diz.

“O uso indiscriminado de suplementos nutricionais pode afetar o metabolismo de forma negativa e até sujeitar a pessoa a sobrecargas no fígado e nos rins”, adverte Medeiros. Para Elci, “somente alimentação balanceada e prática cotidiana de atividade física retardam as marcas do envelhecimento”.

Mercado de suplementos nutricionais em alta

Porém, com a cultura ao corpo perfeito, o fato é que esses produtos são comuns no Brasil. Em mais de 50% dos lares, pelo menos uma pessoa consome alguma suplementação nutricional, mostrou a pesquisa sobre “Hábitos de consumo de suplementos alimentares”, realizada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, que congrega os fabricantes, em parceria com outras organizações afins.

“Os suplementos não são uma estratégia para todo mundo. Primeiro que eles devem seguir critérios rigorosos de qualidade, ter a indicação de um profissional e atender a uma necessidade que as vias convencionais como a alimentação não atenderam”, explica Medeiros.

Uma mulher em torno de 50 anos, olhando alguns rótulos de suplementos nutricionais.

Créditos: Dean Drobot/Shutterstock

Segundo Elci, experiências científicas comprovam que o organismo elimina o excesso de vitaminas do tipo hidrossolúveis (vitamina C) através da urina. “Suplementos constituídos desses nutrientes podem simplesmente não fazer efeito”, diz. Já no caso de vitaminas lipossolúveis (vitamina E), o excesso pode se depositar no organismo e, dependendo de qual vitamina se está falando, causar intoxicação.

Em linhas gerais, a maioria desses suplementos é constituída de nutrientes com ação antioxidante. “Entre outras coisas, combatem o excesso de radicais livres no organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. É o caso, por exemplo, da coenzima Q-10, do selênio e da glutationa”, afirma Elci.

Confira o que os suplementos nutricionais podem fazer por você*

Ácido hialurônico

Potente antioxidante, melhora a hidratação e a elasticidade dos tecidos. Em creme, cápsula ou injetável (aplicado em consultório), o consumo está relacionado à redução de linhas finas de expressão.

Bio-Arct e Exsynutriment

O primeiro tem potentes efeitos antirradicais livres, para produção e manutenção de colágeno e elastina (firmeza, elasticidade e tonicidade da pele). Tem efeito multiplicado quando usado junto ao segundo, que é um antioxidante à base de silício orgânico e dá o efeito “lifting”. Revigoram unhas e cabelos (ação antiqueda) e potencializam a fixação de cálcio.

Betacaroteno

Parecido com a vitamina A, tem função antioxidante e efeitos benéficos em várias áreas, sobretudo na redução do estresse oxidativo.

Biotina

Vitamina do complexo B conhecida como B7 ou H, atua em diversos processos biológicos, muito utilizada em produtos que reduzem a queda de cabelo e que atuam na melhora da pele e da atividade cerebral.

Colágeno Verisol

Muito utilizado para redução do aspecto envelhecido da pele, requer acompanhamento e atenção à dose e ao consumo adequado.

Niacinamida

De uso diário, é a vitamina B3 ou nicotinamida, que aumenta a síntese de ceramidas naturais da pele. Possui ação anti-inflamatória e previne manchas, coceira e irritação na pele sensível. Também previne o câncer de pele.

Polypodium leucotomos

Antioxidante cujos efeitos mais promissores são na redução do fotoenvelhecimento e da cicatrização.

Relora e Serenzo

São ativos muito utilizados na redução do estresse e das tensões. Têm um ótimo efeito e são alternativas naturais aos medicamentos.

Resveratrol

Traz inúmeros benefícios ao corpo: sua ação mais relevante é reduzir a inflamação. Age na saúde cardiovascular e na celulite.

Vitamina C

Possui ótima função antioxidante, muito bem estabelecido pela literatura, porém isoladamente não tem um efeito tão forte. É importante combinar com outros ativos ou consumir alimentos ricos nela.

5HTP

É um ótimo cofator para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Tem efeitos promissores, porém é preciso avaliar caso a caso.

*Fonte: Lázaro Medeiros, consultor nutricional do Instituto Assaly.


Para cuidar da saúde e da alimentação, é preciso investimento e cuidados pessoais. Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com suporte de profissionais de nutrição, entre outras especialidades, com consultas por telefone ou videochamada. Além disso, ainda possuem atendimento 24 horas para emergências.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.
Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida

Manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos é possível?

O que comer para viver mais? Veja o que diz novo estudo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: