Mistura de frutas, verduras e hortaliças, os sucos funcionais viraram moda. Pudera. Ricos em antioxidantes, fibras, minerais e vitaminas, contribuem na melhoria do funcionamento intestinal, no combate ao inchaço, no reforço do sistema imunológico, na reposição de nutrientes, na eliminação de toxinas ou no equilíbrio do pH, entre outros benefícios.

“Mas não podem substituir uma refeição”, alerta a nutricionista Cristiane Botelho, da Clínica Escola da Universidade Guarulhos (UNG). “Devem ser incorporados no dia a dia como auxiliares de uma alimentação equilibrada”, orienta a profissional, que é especialista em ética e saúde pela USP e pós-graduanda em obesidade e emagrecimento.

“Por melhor que seja a combinação, os sucos não fornecem todos os nutrientes necessários ao organismo. Uma alimentação equilibrada deve ser composta também por proteínas e carboidratos, que pouco aparecem na composição deles. Além disso, durante as refeições, nosso corpo entende melhor aos comandos de saciedade durante a mastigação”, diz.


Sucos ajudam a fortalecer o organismo, afastando o risco de quedas. Mas se você quiser contar com mais segurança, clique aqui e conheça o Master Acidentes Domiciliares, um produto da MAG Seguros em parceria com o Instituto de Longevidade. 


Como contêm açúcares em suas calorias, também não devem ser ingeridos de maneira deliberada. A nutricionista Camila Buitoni, que trabalha com reeducação alimentar, recomenda 300 ml por dia, de preferência pela manhã, “para que os efeitos ocorram ao longo do dia”. “Consumir logo após o preparo é a melhor maneira de preservar as propriedades nutricionais”, completa.

Ela recomenda que, na preparação, as cascas não sejam descartadas. “Outra dica interessante é que, caso sejam utilizados, os vegetais estejam crus.” Cristiane complementa: “Deve ser ingerido sem coar, para não perder as fibras e uma diversidade de nutrientes essenciais”. Mas podem causar diarreia, lembra Camila, “principalmente em quem estiver em tratamento com ingestão diária de medicamentos”.

Para maiores de 50 anos de idade, as especialistas recomendam o uso de vegetais verdes, “que são ricos em vitaminas C e do complexo B, ferro e selênio, que promovem bem-estar e previnem o acúmulo de líquidos, possuem antioxidantes, combatentes de radicais livres causadores do envelhecimento precoce”, enumera a nutricionista da UNG.

A água, presente em qualquer receita de suco funcional, é crucial para a boa saúde, ressaltam. “Com a idade, podemos perceber a diminuição da sensação de sede em algumas pessoas, o que pode contribuir com a desidratação e o comprometimento de algumas funções corpóreas”, pontua Cristiane.

Receitas de sucos funcionais para que tem mais de 50 anos

Suco Detox

Ingredientes:

  • 50 g de espinafre
  • 25 g de gengibre
  • 25 g de hortelã
  • 250 ml de água de coco
  • 250 ml de água filtrada

Preparo: coloque todos os ingredientes sólidos no liquidificador com a água filtrada, bata por dois minutos e depois complete com os 250 ml de água de coco.

Benefícios: vegetal que se destaca por ser rico em nutrientes como sais minerais (ferro, fósforo e cálcio) e vitaminas do complexo B, o espinafre oferece 100% da necessidade diária de vitamina A, além de ser uma bebida de baixo valor calórico e rica em fibras; ou seja, a ingestão diária deste suco trará benefícios para os sistemas imunológico, respiratório, urinário e intestinal.

Receita de Camila Buitoni

Suco Verde

Ingredientes:

  • suco de ½ limão
  • 1 xícara de uva rosada com casca
  • 2 maçãs verdes com casca e sem sementes
  • 1 xícara de água mineral

sucos funcionais

Preparo: bata tudo no liquidificador.

Benefícios: o limão é rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno, garantindo mais elasticidade para a pele, enquanto a uva rosada possui propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce da pele.

Receita de Cristiane Botelho

Suco Vermelho

Ingredientes:

  • 1 laranja
  • ½ goiaba
  • 2 pedaços grandes de beterraba

Preparo: bata tudo no liquidificador.

Benefícios: Suco cheio de cor e nutrientes. Destaque para a beterraba _ rica em cálcio, mineral importante para os ossos; manganês; vitaminas do complexo B; vitamina C e ferro. Também possui boa quantidade de potássio, por isso é um alimento interessante para diminuir a pressão arterial.

Receita de Cristiane Botelho

Suco Antioxidante

Ingredientes:

  • 1 manga
  • 1 cenoura
  • 1/2 limão
  • hortelã a gosto
  • 10 g de colágeno hidrolizado puro

Preparo: bata tudo no liquidificador.

Benefícios: A manga _ rica em carboidratos, vitaminas e minerais, a manga tem efeito laxante, ajudando no bom funcionamento do intestino _ e a cenoura _ com seu betacaroteno _ são ricas em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, e boas fontes de antioxidantes, assim como a hortelã. O colágeno tonifica e dá mais firmeza para a pele.

Receita da chef Renata Porto

Compartilhe com seus amigos