Já é hora de começar a definir o cardápio para a virada do dia 24 para o 25, ocasião especial com toda a família e gente querida reunida ao redor da mesa. Para quem quer inovar neste ano e surpreender à mesa, reunimos 10 receitas baratas para o Natal que serão garantia de elogios – e sem provocar um rombo no orçamento.

Há sugestões de pratos principais, acompanhamentos e sobremesas, para todos os gostos. Vale apostar, inclusive, em pratos saudáveis e opções que fogem do cardápio tradicional. Inspire-se e delicie-se!


10 receitas baratas para o Natal

Carne aromatizada ao vinho 

A receita da influenciadora Cecília Padilha, do blog Yes We Cook!, serve duas pessoas. Para mais porções, basta aumentar proporcionalmente os ingredientes.

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

250 g de alcatra cortada em cubinhos

½ xícara (chá) de cogumelos paris picados
1 colher (chá) de pimenta verde
½ xícara (chá) de vinho tinto

1 colher (sopa) de mostarda dijon
Folhas de alecrim fresco a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Em uma frigideira, doure um pouquinho o alho no azeite. Acrescente a carne e o cogumelo e sele levemente. Junte a pimenta verde, o vinho, a mostarda, o alecrim, sal e pimenta, e deixe cozinhar entre 5 a 8 minutos, até o vinho reduzir, formando um molho.


Clique aqui e faça o teste do Instituto de Longevidade MAG para descobrir como está seu planejamento para a aposentadoria.


Rolinhos de frango e espinafre com molho de abacate 

Se não pode faltar aves na sua ceia, uma boa alternativa é recorrer ao frango, carne tão deliciosa quanto econômica, aqui combinada pela cozinha da Electrolux com espinafre e molho de abacate.

Ingredientes:
6 filés de frango finos
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino branca
½ xícara (chá) de vinho branco

Recheio:
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de espinafre cozido e picado
1 colher (café) de sal

Para empanar:
1 pote de iogurte
1 xícara (chá) de farinha de rosca tipo panko
½ xícara (chá) de coco fresco ralado em flocos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Molho de abacate:
2 xícaras (chá) de abacate picado
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
1 pote de iogurte
1 pitada de sal
1 colher (chá) de molho de pimenta
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de fazer:­
Tempere os filés de frango com o sal, a pimenta e o vinho branco e deixe marinar por 20 minutos. Para o recheio, refogue o alho no azeite e junte o espinafre. Tempere com o sal e reserve. Distribua o espinafre sobre os filés de frango. Enrole e prenda com um palito. Para empanar, misture a farinha de rosca com o coco ralado. Passe os rolinhos de frango primeiramente pelo iogurte e, depois, pela mistura de farinha e coco. Preaqueça o forno. Coloque o frango em uma assadeira, pincele com o azeite de oliva e asse em fogo médio, por cerca de 30 minutos, virando no meio do cozimento. Deixe até dourar. Enquanto isso, prepare o molho de abacate, batendo todos os ingredientes em um masterblender ou liquidificador comum até ficar cremoso. Sirva o frango com o molho à parte.


Arroz de festa

Arroz é obrigatório e pode ganhar "roupa" elegante com a receita da influenciadora Tatiana Romano, do blog e canal no YouTube Panelaterapia.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho picados ou triturados
2 xícaras (chá) de arroz cru
Sal a gosto
3 xícaras (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de espumante seco

1 xícara (chá) de castanha-do-pará ligeiramente picada
1 maço de salsinha picada

½ xícara (chá) de uva-passa branca

Modo de fazer:
Em uma panela, aqueça o óleo e acrescente o alho. Antes que doure, coloque o arroz, misturando bem. Tempere com o sal. Em seguida, acrescente a água e o espumante e deixe cozinhando em panela semitampada, até os líquidos secarem. Desligue o fogo e deixe o arroz descansar por cerca de 10 minutos. Numa vasilha, misture o arroz ainda morno com a castanha, a salsinha e as uvas-passas. Unte, com óleo, uma fôrma de buraco ao centro. Coloque o arroz e pressione bem, deixando descansar por 20 minutos. Desenforme e, se quiser, decore com galhos de salsa e tomates-cereja.


Arroz com macarrão aletria

Que tal um toque étnico ao jantar natalino? Este arroz sírio-libanês, do restaurante Arabesco, é superfácil de ser feito e substitui muito bem o costumeiro arroz branco.

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de margarina

6 ninhos de macarrão aletria (cabelo de anjo) quebrados
3 pedaços grandes de canela em pau

2 xícaras (chá) de arroz cru, lavado e escorrido
4 copos de água

Sal a gosto

Modo de fazer:
Numa panela grande, derreta a margarina e junte o macarrão bem quebradinho para fritar, em fogo baixo. Misture continuamente para que doure por igual, até que fique cor de caramelo. Coloque a canela em pau e o arroz e misture. Jogue água suficiente (4 copos) para cozinhar o arroz e salgue a gosto. Abaixe o fogo e aguarde a água secar e o arroz ficar bem cozido.


Salada de grão-de-bico

Eis uma boa opção para as noites quentes, com uma pegada bem saudável e leve. A receita é da nutricionista Maria Fernanda Kawabata, da rede de supermercados Covabra.

Ingredientes:

300 g de grão-de-bico cozido
1 cenoura pequena cozida e picada em cubos
1 batata pequena cozida e picada em cubos
2 ovos cozidos
1 dente de alho picado
1 cebola picada em cubos
4 colheres (sopa) de ervilhas frescas cozidas
1 tomate picado em cubos
Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes com cuidado, para não desmanchá-los. Tempere com sal, pimenta e azeite. Sirva fresca ou gelada.


Salada de vinagrete

Com o calor típico do fim de ano, uma saladinha é sempre necessária, ainda mais se o preparo for prático e o resultado, bonito e saboroso. Esta sugestão é da empresa de alimentos Predilecta.

Ingredientes:

1 colher (chá) de mel
¼ de xícara (chá) de azeite

½ xícara (chá) de suco de limão

Sal a gosto

1 lata de milho verde

1 lata de ervilha
1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes e picada
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
½ xícara (chá) de aipo picado
1 tomate picado
¼ de xícara (chá) de cheiro verde picado

Modo de fazer:
Para o tempero, misture o mel, com azeite, limão e sal, até ficar homogêneo. Em uma vasilha, coloque os demais ingredientes (ignorando a água do milho e da ervilha) e mexa com cuidado. Por último, regue com o molho.


Bolo natalino

Bolo também é sobremesa que não pode faltar na ceia – e no café da tarde do dia seguinte, é claro! Experimente a sugestão da Theodora Confeitaria e Cozinha Artesanal, que leva para a mesa o sabor caseiro, com toque de sofisticação.

Ingredientes:

Massa:
5 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo de soja
1 xícara (chá)  de leite
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

Raspas de 1 laranja

1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento
1 ½ xícara de frutas secas de preferência
2 colheres (sopa) de farinha para envolver as frutas

Manteiga e farinha para untar a assadeira

Calda:
⅔ de xícara (chá) de açúcar
1 a 2 colheres (sopa) de água

Decoração:
Cerejas em calda

 Folhas de hortelã

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180º C. Unte a assadeira com uma fina camada de manteiga e polvilhe a farinha. Reserve. Numa batedeira, bata o ovos e o açúcar por alguns minutos. Acrescente o óleo e deixe misturar. Junte o leite, bata, e adicione a farinha de trigo até misturar. Desligue a batedeira, adicione as raspas de laranja e o extrato de baunilha e mexa delicadamente. Faça o mesmo com o fermento. Coloque as 2 colheres (sopa) de farinha em um prato e passe as frutas nela. Depois, adicione-as à massa e mexa com cuidado. Leve ao forno para assar e desenforme depois de frio.


Brownie com frutas

A sugestão doce da confeiteira Debora Franzoni é um tentador brownie com frutas, que encanta pelo visual e pelo sabor.

Ingredientes:
100 g de manteiga
75 g de chocolate meio-amargo

160 g de açúcar
2 ovos
1 colher (chá) de baunilha

25 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

Cobertura:

395 g de leite condensado
200 g de creme de leite
50 g de chocolate meio-amargo

Morangos e frutas vermelhas a gosto

Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 180º C. Em uma panela, derreta a manteiga com o chocolate, preferencialmente em banho-maria. Acrescente o açúcar e misture bem. Depois, misture os ovos e a baunilha. Por último, com o fogo desligado, adicione a farinha de trigo e o sal e misture bem. Cubra o fundo de uma assadeira com papel-manteiga e despeje a mistura do brownie. Asse por cerca de 30 minutos e reserve. Para a cobertura, junte o leite condensado, o creme de leite e o chocolate meio-amargo em uma panela e mexa sem parar, até ferver e começar a engrossar. Quando atingir ponto de brigadeiro mole, desligue. Deixe esfriar e despeje o creme sobre o bolo. Finalize com as frutas inteiras sobre o creme. Salpique um pouquinho de açúcar por cima para obter um efeito especial.


Mil-folhas de manga

Mais uma dica de sobremesa sofisticada, mas bem fácil de ser preparada. O melhor de tudo: explora uma das frutas tropicais mais perfumadas da estação. A receita é da equipe Electrolux.

Ingredientes:
300 g de massa folhada laminada crua
3 xícaras (chá) de manga em pedaços (3 mangas médias)

3 colheres (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de creme de leite fresco, bem gelado
1 manga média em cubinhos para enfeitar

Modo de fazer:
Preaqueça o forno. Coloque a massa folhada descongelada em uma assadeira grande, molhada com água. Fure-a com garfo em várias partes e leve ao forno médio (200º C), por cerca de 30 minutos ou até ficar dourada e estufada. Retire, espere 5 minutos e corte em 3 partes iguais. Deixe esfriar. Para o creme, bata a manga, o amido de milho e o açúcar no masterblender ou num liquidificador comum. Depois, leve a mistura ao fogo até engrossar, por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Retire e deixe esfriar. Bata o creme de leite à parte (com ajuda de utensílio, em velocidade média), até ficar firme.  Retire e misture delicadamente com o creme de mangas. Monte o prato, dispondo uma parte da massa folhada assada em uma travessa e, sobre ela, ⅓ do creme. Coloque outra parte de massa e mais um pouco do creme. Sobreponha a última massa e o restante do creme. Enfeite com as mangas em cubinhos e deixe na geladeira até a hora de servir.


Torta rabanada

Rabanada é prato tradicionalíssimo no Natal, mas você pode surpreender com esta versão de torta, receita da influenciadora Tatiana Romano, do blog e canal Panelaterapia.

Ingredientes:
½ xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de canela em pó

2 ½ pães (francês ou de sal)
2 ovos
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
400 ml de leite integral
½ lata ou caixinha (cerca de 200 g) de leite condensado
1 colher (sopa) de amido de milho
Manteiga ou margarina sem sal para untar a forma

Modo de fazer:
Preaqueça o forno em 200º C. Misture ½ xícara (chá) de açúcar com 1 colher (sopa) de canela em pó. Unte um refratário com manteiga ou margarina sem sal e polvilhe a mistura de açúcar com canela. Como não usará tudo, guarde o que sobrou para polvilhar por cima, ao final. Depois, pique os pães com as mãos  e coloque-os na fôrma. No liquidificador, bata os ovos, a essência de baunilha, o leite integral, o leite condensado e o amido de milho. Espalhe essa mistura sobre os pães. Salpique o que sobrou do açúcar com canela e leve ao forno por 35 minutos. O líquido vai se misturar ao pão e engrossar, formando uma massa cremosa no meio, com consistência de pudim.


Leia também

Aprenda a fazer 5 produtos de limpeza caseiros

Saiba como conservar alimentos por mais tempo

Compartilhe com seus amigos