Uma pesquisa da Kantar mostrou que os brasileiros vêm trocando o prato de comida por lanches para economizar fora de casa. O estudo também diz que as refeições feitas na rua tiveram queda de 25% no segundo trimestre de 2022. O percentual é em comparação com o trimestre anterior e o mesmo período em 2020. 

A explicação para esse cenário, segundo a pesquisa da Kantar, é a inflação. As refeições tiveram os preços aumentados em cerca de 21%. Um sanduíche ou salgado custaria, em média, R$ 10,43 para os brasileiros. Já uma refeição completa no almoço teria valor médio de R$ 43,94.

De acordo com o estudo, os brasileiros que almoçam fora de casa estão preferindo se alimentar com hambúrgueres, pastéis, salgados e cachorros-quentes por conta do preço.

pesquisa da Kantar mostra troca de prato por lanche na alimentação

Crédito: Rob Hyrons/shutterstock

Pesquisa da Kantar mostra que lanche é alternativa para driblar inflação

A pesquisa da consultoria mostra que 62% dos brasileiros estão preocupados com a continuação da pandemia de covid-19 e seu impacto na vida profissional e financeira. Neste cenário, 46% dos consumidores afirmam estar comprando mais itens em promoção.

O gerente da pesquisa da Kantar, Hudson Romano, explica que como o salário mínimo está defasado em relação ao preço dos alimentos, a substituição de pratos de comida por lanches foi a alternativa encontrada.

O grande problema não é mais que os restaurantes e bares estão fechados. Como o bolso apertou, o brasileiro não tem mais dinheiro para gastar. Não tivemos o mesmo impacto da inflação nos salários. Então, os lanches foram uma opção econômica. As pessoas estão cada vez mais buscando isso.”

De acordo com especialistas, a troca na alimentação mostra uma situação de insegurança alimentar para ao menos 60 milhões de pessoas. Isso acontece quando diminui a qualidade dos alimentos consumidos e aumenta a preocupação sobre haver comida na mesa futuramente. 


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro


Leia também:

Inflação alta: para 2022 previsão cai um pouco, mas sobe para 2023 

Entenda como lidar com a inflação e proteger o bolso 

5 trabalhos para você ter uma renda extra em 2022 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: