Um estudo desenvolvido no Reino Unido lançou um alerta para a excessiva quantidade de açúcar encontrada em iogurtes e similares. Segundo o estudo, que analisou a informação nutricional de cerca de 900 produtos disponíveis no mercado, apenas 9% deles possuem baixo teor de açúcar, e o problema é ainda mais acentuado entre os destinados a crianças e os orgânicos. Os resultados foram publicados na revista médica BMJ Open.

Com uma média de 20 gramas de açúcar por cada 100 gramas de produto, as sobremesas lácteas, como Flan e Danette, foram apontadas como as com maior quantidade de açúcar dentre as pesquisadas. Iogurtes de sabores, pedaços de fruta e orgânicos surgem empatados em segundo lugar, com média de 13 gramas de açúcar a cada 100 gramas de produto. O estudo também chama a atenção para os produtos à base de soja, que possuem quantidade de açúcar bem diferente do informado nos rótulos.


O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais.


Sendo assim, uma criança de quatro anos que come todas as manhãs um iogurte e um petit suisse, do tipo danoninho, já ingeriu na primeira refeição do dia mais açúcar do que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Sistema de Saúde Britânico (NHS, na sigla em inglês) para todo o dia, que é de, no máximo, 5 gramas de açúcar por 100 gramas de produto.

Identificando a quantidade de açúcar

De acordo com dados publicados em 2014 pela Sucden, multinacional do ramo açucareiro, o Brasil ocupa a 4º colocação entre os maiores consumidores de açúcar do mundo, ficando atrás apenas de Índia, União Europeia e China. Segundo a nutricionista Cátia Buscatti, grande parte desse consumo acontece sem o conhecimento dos próprios consumidores.

“É difícil para uma pessoa conferir a quantidade de açúcar que tem no iogurte e em outros alimentos, realmente esses produtos acabam enganando”, explica a nutricionista. Ela acusa as empresas de usarem os rótulos muito mais para a venda do produto do que para esclarecer o consumidor, o que, em sua opinião, dificulta a identificação da quantidade de açúcar presente.

"Há outras formas do açúcar aparecer na lista de ingredientes desses produtos sem que a palavra açúcar apareça claramente"

De acordo com Cátia, o consumidor deve prestar muita atenção nas informações que vêm escondidas na tabela nutricional dos produtos. “Há outras formas do açúcar aparecer na lista de ingredientes desses produtos sem que a palavra ‘açúcar’ apareça claramente, como glucose de milho, mel, glicose, frutose, maltose, sacarose, por exemplo”. Para a especialista, essa prática representa um grande risco à saúde de paciente com restrições de açúcar na alimentação, como os diabéticos.

Para ajudar os consumidores a fugirem das armadilhas da indústria alimentícia, o portal do Instituto de Longevidade separou algumas dicas para você adotar no seu dia a dia.

Como escolher seu iogurte

1ª dica

A lista de ingredientes que consta no rótulo dos produtos é escrita por ordem de maior quantidade para menor quantidade. Por isso, fique atento aos primeiros nomes da lista.

2ª dica

Não se engane: sacarose, dextrose, glicose, açúcar mascavo, açúcar invertido, mel, xaropes, maltodextrina, frutose… é tudo açúcar. Se algum desses nomes aparecer na lista de ingredientes, o produto contém açúcar.

3ª dica

Se o produto possui mais de 5 ingredientes em sua composição, é bom evitá-lo.

4ª dica

Nomes estranhos na lista de ingredientes do produto nunca é um bom sinal. Geralmente, são aditivos químicos prejudiciais à saúde.

5ª dica

Prefira sempre comida de verdade, alimentos in natura ou minimamente processados.

Compartilhe com seus amigos