Uma das chaves para uma velhice saudável é um nutriente quase banal, o magnésio. Infelizmente, 68% das pessoas não ingerem a quantidade suficiente desse mineral. As consequências são diversas para a saúde: espasmos musculares, enxaqueca, arritmias, falhas de memória, falta de energia e problemas de sono.

O magnésio participa de mais de 300 reações enzimáticas no organismo e é essencial para a transmissão nervosa, a contração muscular, a coagulação do sangue, a produção de energia, o metabolismo de nutrientes e a formação de células e tecido ósseo.

O envelhecimento, o estresse, algumas doenças e certos medicamentos contribuem para aumento das necessidades de magnésio. A maioria dos adultos mais velhos consome menos magnésio a partir de fontes de alimentos do que quando eram mais jovens.

Há três razões básicas para não podermos obter suficiente magnésio na dieta:

  • níveis reduzidos devido ao processamento dos alimentos;
  • níveis reduzidos devido às condições do solo;
  • mudanças nos hábitos alimentares.

Além disso, o metabolismo de magnésio pode ser menos eficiente com o aumento da idade, já que mudanças no trato gastrointestinal e nos rins contribuem para adultos mais velhos absorverem menos e reterem menos magnésio.

Se identificar sinais ou sintomas relacionados à baixa de magnésio, é particularmente importante que você aumente a ingestão do mineral.

Infelizmente, o exame de dosagem de magnésio no sangue não é um bom indicador dos níveis desse mineral dentro das células, onde ele é mais importante.

Os alimentos mais ricos em magnésio são nozes, castanhas, semente de abóbora, grãos integrais como arroz e pão e vegetais de folhas verdes como o espinafre.

Outra opção para suprir a deficiência de magnésio é tomar suplementos contendo citrato, glicinato ou dimalato de magnésio, que são de boa absorção e poucos efeitos adversos. Podem ser comprados prontos em doses entre 200 mg e 400 mg por dia ou manipulados. O citrato pode causar diarreia em alguns casos e é uma boa opção para quem tem prisão de ventre.

Os efeitos benéficos no humor, na memória e no sono podem levar de seis a oito semanas para se tornarem mais aparentes. Portanto, não desista antes de dois meses do tratamento com esses suplementos, que, como todos os tratamentos, deve contar com supervisão médica.

Compartilhe com seus amigos