Dezembro abre a temporada de comemorações e de confraternizações que só vão ter fim com a chegada do novo ano.  Quando elas acabam, no entanto, ficam os resquícios dos excessos nas festas de fim de ano – quilos a mais e mal-estar, por exemplo. Para ajudar a se recuperar dos diversos tipos de ressaca que o período traz, nutricionistas dão algumas dicas.

“Não se exceder é a primeira recomendação”, afirma a nutricionista Patrícia Oliveira, da Nutripon Clínica e Consultoria.  Ela destaca que, se a pessoa cuidou do corpo e da alimentação o ano todo, não é a falta de controle em alguns dias que irá desequilibrar o organismo. Principalmente, explica ela, para aqueles que praticam exercícios físicos regularmente.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


A nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo (SP), concorda. “O ideal não é deixar de comer”, sentencia. Mas é preciso “ter atenção nas escolhas, mantendo o bom senso no consumo de doces e de bebidas alcoólicas”, já que elas têm muitas calorias, ressecam tecidos e estimulam o acúmulo de gordura no fígado.

Como saber se realmente cometeu excessos nas festas de fim de ano?

No caso de bebidas alcoólicas, o valor de 0,6 mg/dl (miligramas por decilitro) de álcool é tido como a média razoável. Ele equivale, para uma pessoa de 70 kg, a duas latas de cerveja, duas taças de vinho ou uma dose de bebida destilada.

Esta quantidade é metabolizada pelo corpo com facilidade após 8 horas. A partir daí, o acumulo do álcool é exponencial, ou seja, cada dose a mais implicará em um período cada vez maior para ser metabolizado. E com maior dificuldade.

Hidratação é o segredo

Para evitar a ressaca em decorrência do álcool, o segredo é a hidratação. Para cada dose de álcool ingerida, o recomendado é beber um copo de água. Outra dica importante é se alimentar bem antes de levantar a taça. Alimentos ricos em gorduras saudáveis, como azeite, amêndoas, nozes, castanhas e peixes, ajudam. Não fumar e evitar o café e o excesso de sal e açúcar, que aumentam a desidratação, também fazem a diferença.

Se já estiver de ressaca, as especialistas recomendam adotar uma alimentação bem leve, rica em fibras e em vitaminas antioxidantes (A, E e K), como verduras, legumes, feijões, castanhas, amêndoas, nozes e alimentos integrais. Os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas, mas eles sobrecarregam ainda mais o fígado.

Por fim, depois de tomar muita água e de ingerir alimentos saudáveis, só há mais uma coisa a fazer: repousar. O descanso vai ajudar na desintoxicação do organismo.

Ressaca de comida

Os excessos nas festas de fim de ano podem render até 2 kg a mais de peso. E o corpo vai exigir de 4 a 6 dias para se recuperar.

A dica é a mesma para a comilança: beber água e se alimentar de forma saudável. A dieta precisa ser leve, sem alimentos industrializados, frituras, gorduras animais e doces – mas rica em fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

Outra dica é investir em frutas frescas e da época, como figo, ameixa e pêssego. O abacaxi, por exemplo, tem baixo valor calórico e ajuda na digestão de proteínas, que geralmente roubam a cena nos pratos de Natal e Ano Novo.

Quem tiver disposição e se recuperar mais rapidamente pode ainda recorrer aos exercícios. Atividade física aeróbia de baixa intensidade é ideal para se livrar desses excessos nas festas de fim de ano e ajudar o organismo a começar 2018 revigorado.

Compartilhe com seus amigos