Muito provavelmente, caso ainda não tenha percebido por si mesma, alguma amiga já reclamou: emagrecer depois dos 50 anos é mais difícil, mesmo lançando mão daquela dieta curinga que sempre deu certo.

Infelizmente, do ponto de vista científico, a informação confere. “Ao envelhecermos, a taxa metabólica diminui, juntamente com a massa magra. Ou seja, o organismo queima menos calorias do que antes”, explica Ana Paula Gonçalves, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde.


Emagrecer após os 50 anos depende não apenas de dietas, mas de todo um estilo de vida saudável. Clique aqui e conheça as melhores cidades do país em qualidade de vida para pessoas com mais de 60 anos.


Os mesmos motivos que criam obstáculo para o ponteiro da balança marcar menos são responsáveis por facilitar o aumento de peso a partir dessa idade. “Como ocorre a perda muscular, e nossos músculos são os maiores consumidores de esforço, o excesso de energia é acumulado em forma de gordura”, avisa a especialista.

Mas, então, como emagrecer depois dos 50 anos? Evitar o excesso de açúcares pode ajudar no controle de peso. Também vale estar atenta ao consumo de sal e alimentos industrializados, pois contribuem para a retenção de líquidos. Por fim, deve-se dar preferência a carnes magras.

emagrecer depois dos 50 anosCrédito: Globo/Paulo Belote  

"Manter uma rotina de alimentação saudável é importante, sem exageros no consumo dos alimentos. Não ficar muitas horas sem comer, estabelecer horários regulares para as refeições, disciplinando o organismo, além de incluir alimentos ricos em fibras como grãos, cereais integrais e verduras cruas”, completa Ana Paula.

Emagrecer depois dos 50 anos: as receitas de Totia Meireles e Silvia Poppovic 

Conselhos como esse fizeram toda a diferença na silhueta de Totia Meireles, 60 anos. Pouco antes de estrear na pele da vilã Mercedes da novela Verão 90 (Globo), a atriz procurou uma profissional, se submeteu a uma reeducação alimentar e despachou 7 kg.

Atualmente, ela dá preferência por proteínas, mas sem limar o carboidrato da dieta. Como pratica atividades físicas – musculação duas vezes semana e atividades aeróbicas diárias –, precisa da energia dessa categoria de alimento. No entanto, só o consome até às 18h.

emagrecer depois dos 50 anos

Crédito: Reprodução/Instagram@silviapoppovic

A mudança física da apresentadora Silvia Poppovic, 64 anos, foi mais radical. Ela, que volta este ano à TV com o programa ''Aqui na band'', perdeu 50 kg, mas não revela o peso atual. “Quis passar a última etapa da minha vida magra, com qualidade de vida”, disse à revista “Veja”, justificando que, inspirada pela boa saúde do pai, o editor Pedro Paulo, 91 anos, se submeteu a uma cirurgia bariátrica.  

"Viver gordinha quando jovem ainda vai. Mas, quando velha, a pessoa fica matrona e pesada. Dói o joelho, a mobilidade é perdida”, explicou ao jornal “O Globo”.

Segundo ela, hoje, está mais ágil e o resultado dos exames apontam que a saúde vai muito bem. Para manter a nova silhueta, segue um cardápio equilibrado e até já postou fotos fazendo atividade física nas redes sociais.

9 dicas para emagrecer depois dos 50 anos

A seguir, as orientações do nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo sobre como emagrecer depois dos 50 anos:

1 - Coma mais vezes ao dia

Fracione as refeições. Comer a cada três horas pode acelerar o metabolismo, que usará mais energia para desempenhar suas funções no organismo. Isso significa gastar mais calorias.  

2 - Menos comida, mais qualidade

Reduza a quantidade de alimentos ingeridos e preocupe-se em comer produtos melhores. Valem frutas, verduras, peixes, além de produtos integrais, que aumentam o aporte de vitaminas, minerais, fibras e gorduras boas.

3 - Restrinja o cardápio

Evite fast-food, doce, chocolate e carboidratos refinados, como pães e massas em geral. “Esse tipo de alimento aumenta a quantidade de açúcar no sangue e sobrecarrega o pâncreas. Isso pode levar a diabetes”, explica.

4 – Frequente a academia

Duas vezes por semana, faça musculação. Se possível, associada com eletroestimulação muscular passiva por aparelho. Essa medida, avisa, “melhora a massa muscular e aumenta o gasto calórico”.

5 - Consulte um médico

Faça exames de sangue para avaliar os hormônios e, se necessário, reponha os que estiverem baixos.

6 - Dê uma mãozinha ao seu organismo

Tome suplementos alimentares para repor vitaminas, minerais e ômega 3. “Eles ajudarão o seu organismo a funcionar corretamente”, diz o especialista.

7 - Proteja as suas células

Tome mais de dois litros de água diariamente. Por quê? As nossas células trabalham melhor em meio líquido.

8 - Fique de olho no sódio

Reduza a quantidade de sal ingerido. Esse tempero é um dos grandes responsáveis pela retenção líquida e pelos inchaços do corpo.

9 - Durma bem

Ter boas noites de sono melhoram a liberação de hormônios importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como a melatonina e o GH (hormônio do crescimento).


Leia Mais:

Nutricionista esclarece o que não pode faltar na alimentação de quem tem diabetes

Peso ideal muda depois dos 60 anos; calcule o seu


Compartilhe com seus amigos