Se você é daquele tipo que adora torcer o nariz quando vê uma receita cheia de uva passa, é melhor rever seus conceitos. Estudos científicos apontam que a iguaria pode ser uma grande aliada na prevenção de vários problemas e doenças, entre elas, câncer, Parkinson e Alzheimer, além de outras demências.

Em uma rápida pesquisa no Google, é fácil encontrar motivos de sobra para ter uma grande admiração pela uva passa. Seu ácido tartárico contribui para a saúde do intestino. Suas altas doses de antioxidantes, como flavonoides, fenóis e polifenóis, ajudam a reduzir o estresse oxidativo, a eliminar os radicais livres e a prevenir o dano celular, diminuindo o risco de desenvolver problemas cardíacos e câncer.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Já suas fibras são capazes de diminuir a absorção de colesterol ruim no intestino, o que permite manter os níveis de colesterol e triglicerídeos mais regulados no sangue e evita o depósito de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, as uvas passas, assim como qualquer outro vegetal arroxeado, são ricas em resveratrol e antocianina, conhecidas por prevenir o envelhecimento, melhorando a aparência da pele.

Com tantos benefícios, você deve estar pensando em não se prender somente à ceia de Natal e encher de uva passa as receitas que vai preparar durante todo o ano, certo? Se sua resposta for positiva, é melhor ir com calma!

A nutricionista especializada em clínica funcional Fernanda Marinho alerta para os riscos do consumo exagerado de qualquer alimento. Para ela, a uva passa, assim como qualquer outra fruta, deve ser consumida de forma saudável, dentro de um equilíbrio alimentar.

"Apesar de ser uma fruta, a uva passa possui uma quantidade grande de açúcar devido ao seu processo de desidratação, o que a torna mais calórica que as frutas in natura"

“Apesar de ser uma fruta, a uva passa possui uma quantidade grande de açúcar devido ao seu processo de desidratação, o que a torna mais calórica que as frutas in natura. Por isso, deve ser consumida com parcimônia”, adverte a nutricionista.

Essa característica mais doce possibilita que a uva passa seja usada em diversas receitas para substituir o uso do açúcar, como o leitor poderá conferir abaixo, nas receitas 9 (Bolo de banana sem açúcar) e 10 (Biscoito de aveia e maçã), ambas gentilmente fornecidas pela nutricionista.

Fernanda ainda reforça que o ato de fazer uma dieta envolve muito mais do que excluir o consumo de alguns alimentos e aumentar a ingestão de outros. Para ela, também é preciso haver uma mudança de hábitos e de atitudes, como a adoção da prática de exercícios físicos, de uma alimentação balanceada e de boas noites de sono, entre outros fatores.

A seguir, separamos algumas receitas com uvas passas para você arrasar na sua festa de Natal (mas sem exagerar no açúcar).

10 receitas com uva passa para a sua ceia natalina

1. Cuscuz marroquino de frango, castanhas e uvas-passas

Ingredientes:

1 xícara de cuscuz marroquino;

1 xícara de caldo de galinha (para preparar, utilize frango, legumes e alho poró);

1 colher (sopa) de azeite de oliva;

1 colher (sopa) de manteiga;

500 g de frango;

50 g de uva passa;

60 g de castanha-do-pará triturada;

Sálvia ou manjerona;

1 jarra de suco de limão;

1 cebola roxa em rodelas bem fininhas;

2 colheres (café) de curry;

Páprica picante; e

Sal.

uva passa

Crédito: svariophoto / shutterstock

Modo de fazer:

Além dos ingredientes citados acima para o preparo do caldo de frango, você ainda pode acrescentar cebola, alho e o que tiver em casa para deixá-lo bem saboroso. Evite utilizar caldos industrializados.

Em um recipiente pequeno com água, deixe as uvas passas hidratando por uns 15 minutos. Escorra e reserve. Corte o frango em cubinhos, tempere com sal, páprica, sálvia e ou manjerona, acrescente um pouco de suco de limão e deixe marinando para tomar gosto.

Em uma frigideira regue com um pouco de azeite de oliva, doure as cebolas, adicione o frango e refoque. Polvilhe o curry (uma colher de café) e continue dourando com a frigideira tampada por mais alguns minutos até o cozimento do frango. Depois, adicione as castanhas e desligue o fogo.

Ferva o caldo de frango, adicione uma colher pequena de curry, azeite de oliva, sal a gosto e desligue o fogo. Adicione o cuscuz marroquino, misture, coloque a tampa e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente uma colher de manteiga e mexa para misturar e soltar o cuscuz.

Adicione a mistura de frango, cebola e castanhas, as uvas passas, misture bem e sirva.

2. Bruschetta de berinjela com uva passa

Ingredientes:

1 berinjela;

10 g de uva passa;

1 cebola pequena;

4 fatias de pão ciabatta;

20 g de molho de tomate;

15 g de cenoura;

25 g de queijo ralado; e

115 g de tomate seco.

Modo de fazer:

Pique a cebola e refogue numa panela por três minutos. Misture a berinjela e a uva passa. Nas fatias de pão ciabatta, passe o molho de tomate e, em seguida, distribua uma camada de cenoura ralada e de queijo ralado, mais uma camada de berinjela com cebola e uva passa e, por fim, o tomate seco.

Leve ao forno por cinco minutos ou até gratinar.

3. Salmão com Refogado de Alho Poró e Passas

Ingredientes:

4 postas médias de salmão (cerca de 800 g);

Sal;

Pimenta do reino;

3 colheres (sopa) de Azeite Extra Virgem;

3 xícaras (chá) de alho poró cortado em rodelas; e

5 colheres (sopa) de uva passa.

Modo de fazer:

Use o sal e a pimenta do reino para temperar as postas de salmão. Espere 15 minutos para que os temperos deem gosto no alimento. Numa frigideira antiaderente, utilize azeite para fritar as postas de salmão, selando bem a superfície até ficarem douradas em ambos os lados. Coloque as postas num recipiente refratário e reserve.

Na mesma frigideira, acrescente o alho poró e refogue por um minuto, somente para perder o aspecto de cru. Depois acrescente a uva passa e tempere com sal a gosto. Despeje sobre as postas de salmão. Leve tudo ao forno médio (180ºC) por 20 minutos ou até que o alho poró comece a dourar. Para dar um toque final, regue tudo com azeite.

4. Salada de Quinoa com Maçã

Ingredientes:

½ xícara (chá) de quinoa;

1 xícara e ½ (chá) de água;

1 colher (chá) de sal;

½ maçã (picada);

3 colheres (sopa) de uvas passas;

4 colheres (sopa) de castanha de caju;

2 colheres (sopa) de cebolinha verde;

Suco de ½ limão;

Azeite de oliva;

Pimenta do Reino; e

Salsinha.

uva passa

Crédito: Nataliya Arzamasova / Shutterstock

Modo de fazer:

Em uma panela, aqueça a água (1 xícara e ½) com 1 colher (chá) de sal. Depois de ferver, adicione ½ xícara (chá) de quinoa e cozinhe por 20 minutos. Depois de cozida, coloque a quinoa em uma tigela e acrescente ½ maçã, 3 colheres (sopa) de uvas passa, 4 colheres (sopa) de castanha de caju, 2 colheres (sopa) de cebolinha e misture tudo. Por fim, acrescente azeite a gosto, o suco de limão, pimenta do reino e salsinha.

5. Penne à calabresa

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga;

1 tablete de caldo de carne;

1 colher de chá de alho;

½ cebola pequena cortada em cubinhos;

1 unidade de calabresa sem pele cortada em cubos;

⅓ xícara de uva passa;

2 xícaras de leite;

1 lata de ervilha;

1 colher de sopa de maisena (amido de milho); e

250 g de macarrão.

Modo de fazer:

Enquanto cozinha o macarrão em água quente, dissolva o caldo de carne em uma xícara de leite aquecido. Em outra xícara, coloque leite gelado e dilua a maisena. Refogue a cebola e o alho na manteiga, depois acrescente a calabresa, deixando fritar um pouco. Adicione as uvas passas e refogue por 2 minutos. Em seguida, adicione o leite com o caldo de carne e o leite com o amido de milho, mexendo sem parar até obter uma consistência de creme de leite. Misture as ervilhas, a salsinha e, por fim, o macarrão.

6. Risoto de bacalhau com uva passa e salsa

Ingredientes:

2 xícaras (café) de arroz arbóreo;

1 cebola média cortada em cubinhos;

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal;

1 taça de vinho branco;

1 e ½ litro de caldo de legumes ou de peixe;

Queijo parmesão ralado na hora;

2 colheres (sopa) de salsinha picada;

Azeitonas a gosto;

2 colheres (sopa) de uva passa; e

150 g de bacalhau desfiado.

Modo de fazer:

Em uma panela grande, refogue a cebola na manteiga. Adicione o arroz (sem lavar), mexa bem até fritar em fogo alto por aproximadamente 3 minutos (ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga). Diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco (a mistura ficará vermelha). Continue mexendo até secar. Acrescente duas conchas do caldo quente e não pare de mexer para evitar que o arroz grude no fundo.

À medida que a água for secando vá acrescentando mais caldo (sempre duas conchas de cada vez) e o bacalhau. O ponto do arroz deve ser “al dente” e a mistura não deve secar, tendo sempre o aspecto molhado de arroz papa. Acrescente salsinha, uva passa e ajuste o sal.

Acrescente uma colher de manteiga bem gelada no centro da panela. Misture delicadamente pelas laterais da panela, sem deixar que a colher encoste na manteiga. Cubra com queijo ralado.

7. Arroz com açafrão, damasco seco e passas

Ingredientes:

50 g de manteiga;

1 cebola picada;

1 pitada de açafrão em pó dissolvido em 2 colheres (sopa) de água quente;

1 pitada de cravo moído;

4 xícaras de arroz;

Sal;

3 xícaras de caldo de galinha;

1 xícara de damasco seco cortado em tiras (reserve alguns para decorar);

1/2 xícara de uva passa; e

Pistilos de açafrão para decorar.

uva passa

Crédito: AS Food studio / Shutterstock

Modo de fazer:

Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, depois junte o açafrão e o cravo moído e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos. Acrescente o arroz, sal a gosto e refogue. Coloque o caldo de galinha fervente e cozinhe por mais 15 minutos.

Quando o arroz estiver quase cozido, adicione o damasco e a uva passa. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por cinco minutos.

Arrume o arroz numa travessa e decore com tiras de damasco e pistilos de açafrão.

8. Bolinho de arroz-doce com uva passa

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite;

1/2 xícara (chá) de água;

1/2 xícara (chá) de açúcar;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 limão;

1 pitada de sal;

150 g de arroz;

1/2 xícara (chá) de uva passa;

1/3 xícara (chá) de farinha de trigo;

2 ovos;

2 colheres (sopa) de rum;

1 colher (sobremesa) de fermento químico; e

Óleo de soja.

Modo de fazer:

Em uma panela grande, junte o leite, a água, o açúcar, a manteiga, as raspas de limão e a pitada de sal e ferva. Depois adicione o arroz e cozinhe em fogo baixo até absorver completamente o leite. Enquanto o arroz esfria, hidrate as uvas passas em água morna. Escorra a água e misture-as no arroz.

Adicione farinha, as gemas, o rum e o fermento. Misture tudo e reserve. Bata as claras em neve e incorpore ao arroz.

Separe o arroz em pequenas porções (uma colher de sopa), no formato de bolinhos. Frite-os em óleo quente até que eles fiquem dourados. Retire com uma escumadeira, deixe escorrer todo o óleo e polvilhe com açúcar.

9. Bolo de banana sem açúcar

Ingredientes:

4 bananas;

3 ovos;

2 xícaras de aveia;

2 colheres de fermento;

½ xícara de óleo;

½ xícara de uva passa; e

Nozes a gosto.

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a xícara de aveia. Despeje a mistura num recipiente, acrescente a aveia e misture bem. Leve ao forno médio (180ºC) por 25 minutos.

10. Biscoito de Aveia e Maçã

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 xícara (chá) de aveia em flocos;

1/2 xícara (chá) de óleo;

1/2 xícara (chá) de uva passa;

2 ovos;

1 colher (sopa rasa) de fermento em pó;

1 colher (café) de canela; e

1 maçã picada.

uva passa

Crédito: Eduard Nasyrov / Shutterstock

Modo de fazer:

Misture a farinha, a aveia, a uva passa, a canela e o fermento. Adicione o óleo e os ovos e bata até a massa ficar mole. Adicione as maçãs bem picadas.

Com a ajuda de uma colher, coloque pequenas porções bem espaçadas da mistura em uma forma untada. A dica para a forma não ficar com excesso de óleo é espalhá-lo com papel-toalha. Leve ao forno médio (180ºC) por 15 a 20 minutos, ou até dourar.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: