De acordo com um novo estudo, conduzido por pesquisadores da University College de Londres (UCL), no Reino Unido, publicado na revista científica Transport & Health, viajar faz bem para a saúde. Esse é um dos mais  relevantes indicadores científicos sobre envelhecimento saudável, mas a questão vai além da própria viagem. Quanto mais longe e mais frequente, melhor para a longevidade. 

O estudo britânico mostra que aqueles que viajam para mais longe de 24 km de onde moram estão mais propensos a terem melhores níveis de “saúde autoavaliada”. Isso também vale quando as viagens são para mais lugares e de forma regular. Esse indicador de saúde classifica o quando a pessoa é saudável, de um modo geral. 

“Viajar faz bem para a saúde na medida em que promove um bem-estar geral e isso vale sobretudo para aqueles com mais de 60 anos de idade que procuram novas experiências.”  

A afirmação acima é do psicogerontólogo Aurélio Melo, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. Para ele, “aprender outra língua, conhecer pessoas e lugares diferentes funciona como um remédio para mente e corpo. É uma nova vida, com novo colorido.”

“Viajar faz bem para a saúde porque é um bom remédio”, também diz Paul Nussbaum, neuropsicólogo clínico e professor-adjunto de cirurgia neurológica da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh. No relatório encomendado pela Associação Americana de Viagens, pela Coalizão Global sobre Envelhecimento e pelo Centro Transamérica de Estudos sobre a Aposentadoria, ele conta que: 

“Por desafiar o cérebro com experiências e ambientes novos e diferentes, é um comportamento importante, que promove a saúde do cérebro e constrói a resiliência cerebral ao longo da vida”.

Em seu consultório, Aurélio Melo observa um aumento do ânimo e do bem-estar de seus pacientes idosos quando da ida e do retorno de viagens. “Eles passam a relativizar os problemas cotidianos e fazer novos planos”, exemplifica. Ele nota, também, um aumento do bom humor e da disposição para resolver problemas. “Enfim, viajar faz bem para a saúde e para vida.”

Viajar faz bem para a saúde, mas é preciso organização. Veja 10 apps úteis para o seu planejamento

Os estudam evidenciam que viajar faz bem para a saúde, mas tudo tem um custo. Por isso, a organização é essencial para o planejamento de viagens. Confira abaixo opções úteis que podem te ajudar.

Passagem aérea

Está em busca de passagens aéreas mais econômicas? Pesquise no Skyscanner, Voopter ou Google Flight. Nesses sites é possível confirar alertas de promoções para encontrar as passagens mais baratas.

Hospedagem

Airbnb, Booking e Hostelworld são empresa de serviço de reserva de acomodação. Dentro dos sites, é possível encontrar tanto pousadas quanto casas disponibilizadas para aluguel de temporada. É possível pesquisar preços e fazer reservas de apartamentos, hotéis, pousadas e hostels.

Câmbio

Dúvidas sobre conversão de moedas? O XE traz taxas de câmbio em tempo real e funciona como uma calculadora das suas despesas. Uma excelente forma de planejar o quanto se irá gastar caso vá para algum país que use uma moeda diferente do real.

Check-in

O procedimento de check-in é exigido em todos os tipois de viagem. Porém, em aeroportos, é um processo de costuma demorar. Então, para economizar tempo nesse tipo de viagem, baixe o aplicativo da empresa aérea para fazer o check-in antecipado e despachar bagagem com desconto.

Previsão do tempo

Verificar a previsão do tempo antes de viajar é uma prática cada vez mais comum e necessária. Por isso, baixe aplicativos e acompanhe as mudanças climáticas do seu destino de viagem.

Para garantir uma viagem mais tranquila e evitar imprevistos desagradáveis, é essencial consultar a previsão do tempo com antecedência. 

Trânsito

Se a viagem for de carro, apps como o Waze mostram como está o trânsito nas principais rodovias, além do melhor custo-benefício para abastecer.

Com o aplicativo também é possível acompanhar possível imprevistos na viagem, como acidentes. O que facilita na hora de escolher as melhores rotas.

Traslado

A plataforma Voom é uma inovadora solução que permite aos passageiros conectarem-se rapidamente a assentos disponíveis em voos compartilhados de helicóptero rumo ao aeroporto.  

Trata-se de um serviço que tem como objetivo oferecer uma alternativa de transporte rápido e eficiente.

Restaurantes e passeios

O TripAdvisor é uma das maiores plataformas de viagens do mundo e é conhecido por ajudar os viajantes a encontrar as melhores opções de hospedagem, restaurantes, atrações e muito mais. 

Uma das ferramentas mais úteis do TripAdvisor é sua função de pesquisa, que permite aos usuários definirem a distância desejada e obter uma lista completa de opções recomendadas, baseadas em avaliações de outros viajantes.

Um casal de meia idade fazendo turismo, pois sabem que viajar faz bem para a saúde. Crédito: kudla/shutterstock

Dicas úteis para melhorar as suas viagens

Mesmo que viajar faz bem para a saúde, planejamentos mal executados podem transformar essa experiência de uma forma negativa. Por isso, além de pensar nos melhores trajetos, em economia e hospedagem, é necessário organizar os itens fundamentais para a viagem. Confira uma lista de produtos essenciais abaixo:

Adaptadores

Não esqueça de levar adaptadores de tomadas e carregadores portáteis para notebooks, câmeras e celulares.

Bagagens

Consulte na sua passagem aéreas as dimensões permitidas para mala de mão e de porão e o limite para despacho sem taxas extras.

Compras no exterior

Para não ser taxado na alfândega, informe-se na Receita Federal sobre cotas, duty-free, isenções e limites quantitativos.

Dinheiro

Alguns passeios podem exigir pagamento em dinheiro físico. Por isso é importante ter sempre dinheiro físico para transaçõe. Além, não se esqueça do cartão de crédito internacionais e mantenha o controle das taxas do seu banco.

Documento

Certifique-se com antecedência se os seus documentos pessoais (RG, passaporte e/ou carteira de habilitação) estão válidos.

Entretenimento a bordo

Se a viagem for longa, não deixe de baixar livros, filmes e séries no seu smartphone, tablet ou e-book.

Medicações

O ideal é levar na mala de mão os medicamentos de uso contínuo e básico, além de um kit de primeiros socorros.

Seguro

Despesas médicas e odontológicas podem virar uma grande dor de cabeça no exterior. Recomenda-se a contratação de seguro em caso de viagem internacional.

Vacinas

Também com antecedência, verifique qual a legislação para vacinas no destino das suas férias. O Ministério da Saúde disponibiliza as informações no seu site.

Visto

O Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores traz informações dos consulados e de contatos para buscar informações sobre vistos. 


Gostou da matéria? Então entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Benefícios da dança para o bem-estar físico, mental e emocional

Ter amigos de verdade é a decisão mais importante para a felicidade, aponta neurologista

Conexão com a natureza traz benefícios para a longevidade, segundo pesquisa

Compartilhe com seus amigos