Há pessoas com mais idade que ficam muito sozinhas. Por que não envolvê-las com a família no fim de semana? O questionamento levou a terapeuta holística Sändra Costa a oferecer o “Dia do Idoso com a Família”, que inclui uma série de atividades gratuitas para quem tem mais de 60 anos de idade e seus parentes na zona sul de São Paulo.

Realizado em parceria com a Associação dos Amigos da Vila Isa e Conjunto Residencial Sabará, o evento também é aberto a moradores de outros bairros. As atividades serão realizadas na sede da organização.

O dia começa às 10h, com uma aula de ioga voltada a pessoas com mais de 60 anos, sob a batuta da professora Liliane Matajs. A prática usa técnicas de respiração (pranayamas), posturas (ásanas) e meditação para harmonizar corpo e mente.

Às 11h, tem início a aula de exercícios de respiração, que será ministrada por Sändra, dona da Zyon Cursos e Terapias. É ela também quem vai oferecer a atividade seguinte, de automassagem, que começa ao meio-dia.

A terapeuta holística antecipa que há um momento em que será feita massagem nas costas. Como alcançar algumas partes delas sem ajuda é impossível, a ideia é formar uma fila indiana, na qual a família da pessoa mais velha está presente.

Sändra explica que mesmo crianças com 2 ou 3 anos de idade podem fazer parte da atividade. “Já fiz isso algumas vezes. Lembro de um menino pequeno que tentava alcançar as costas da avó, mas só conseguia chegar ao bumbum dela”, ri. E acrescenta: “As crianças têm muito talento para atividades como essa”.

A aula de relaxamento será ministrada às 13h. A atividade de acupuntura, que estará sob o comando de Ana Claudia Camargo, segue a partir das 14h. “Será dada uma palestra e devem ser realizados alguns procedimentos. O objetivo é desmistificar a ideia de que a acupuntura dói.”

O evento tem capacidade para 70 pessoas. Não é preciso fazer inscrição prévia para participar.

SERVIÇO

“Dia do Idoso com a Família”
Quando: 1º/10
Horário: a partir das 10h
Onde: Associação dos Amigos da Vila Isa e Conjunto Residencial Sabará (rua Florêncio Vieira de Almeida, 366, bairro Campo Grande, São Paulo, SP)
Quanto: gratuito
Mais informações: (11) 5631-5050

Compartilhe com seus amigos