Este mês deixa marcas. Na infância, a barraca da pescaria. Na adolescência, o correio elegante. Na vida adulta, o bingo. Seja qual for a idade, a quadrilha e uma grande variedade de comida. E, para construir novas lembranças, é hora de aproveitar: está aberta a programação de festas juninas!

Se atualmente homenageamos três santos católicos Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), no início, os festejos desta época do ano eram bem diferentes: criados por populações nórdicas pagãs, o motivo para celebrar era a época das colheitas, no solstício de verão (dia mais longo do ano, com a noite mais curta).

Segundo Fernando Pereira, mestre em cultura popular e cultura midiática e professor da Universidade Mackenzie, “ao entrar em contato com a cultura nórdica, a Igreja Católica passa a adaptar essas festas para atrair os povos pagãos e incentivar sua conversão ao catolicismo. Por isso a associação a santos”.

Trazidas ao Brasil pelos portugueses, as festas juninas atuais ganharam contribuições gastronômicas das culturas africanas, como a canjica, e indígenas, como o milho, até chegar ao que temos hoje. E embora o tradicional seja homenagear as tradições das cidades do interior, elas se adaptaram também às características de cada região brasileira.

“Em Santa Catarina, com a predominância açoriana, por exemplo, há agora em junho a manifestação do Boi de Mamão, que é como o Bumba Meu Boi. Há ainda a força da cultura alemã em toda a região Sul. No Centro-Oeste e no Sudeste, as comemorações são muito parecidas, as comidas típicas são as mesmas. No Norte, até por ser a época das cheias, há menos festejos”, avalia Pereira.

E complementa: “A festa é mais comemorada mesmo no Nordeste. Pena que o São João, como é chamado por lá, esteja se tornando um grande espetáculo para turistas e venha perdendo as tradições. Mas, apesar da espetacularização, lá ainda há o forró pé-de-serra [mais tradicional] e o acordeon. No Sudeste, você ouve de tudo, menos sertanejo de raiz”.

Programação de festas juninas

1. Campina Grande (PB)

Autointitulado o “Maior São João do Mundo”, espera atrair nos 31 dias de festa 2,5 milhões de pessoas

Quando: de 3 de junho a 3 de julho

Atrações: Aviões do Forró, Elba Ramalho, Flávio José, Luan e Forró Estilizado e Padre Fábio de Melo, entre outros

Informações: http://saojoaodecampina.com.br/

2. Caruaru (PE)

Rivaliza com o de Campina Grande para ter o título de “Maior São João do Mundo”, terá palco com capacidade para até 3.000 pessoas

Quando: de 4 a 29 de junho

Atrações: Brasas do Forró, Elba Ramalho, Luan Santana e Wesley Safadão, entre outros

Informações: http://saojoao.caruaru.pe.gov.br/

3. Goiânia (GO) - Arraiá Sesc Faiçalville

Quando: 24 de junho

Atrações: show ao vivo de música típica, brincadeiras e quadrilha

Informações: http://saojoao.caruaru.pe.gov.br/

4. Porto Alegre (RS) - Arraial Oxentchê

Quando: 25 de junho

Atrações: Ó do Forró e show com professores e artistas do 4º Encontro do Forró de Porto Alegre

Informações: http://www.gafieiraclub.com.br/events-item/arraial-oxentche-2016/

5. São Paulo (SP) - Festa Junina da Portuguesa

Quando: de 4 a 26 de junho

Atrações: Anitta, Cesar Menotti e Fabiano, João Bosco e Vinicius,  Marcos e Belutti, Mumuzinho, Péricles, Simone e Simaria e Wesley Safadão, entre outros

Informações: http://portuguesa.com.br/

6. São Paulo (SP) - Arraiá de San Gennaro

Quando: de 4 a 25 de junho

Atrações: comidas típicas e quadrilhas

Informações: http://www.sangennaro.org.br/

Compartilhe com seus amigos