Quem já está acostumado a frequentar praia de nudismo conhece bem a filosofia do movimento: viver em harmonia com a natureza, praticar a nudez social e respeitar a si próprio, ao outro e ao meio ambiente. Essas bandeiras são do movimento Naturista, acordadas em 1974 pela Federação Internacional de Naturismo.

No Brasil, o primeiro clube de Naturismo foi criado em 1954, no Rio de Janeiro, pela atriz Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz del Fuego. Desde então, o movimento se espalhou pelo país e ganhou força entre homens e mulheres que desejam curtir o sol, o mar e a natureza sem o empecilho de roupas.

Existem hoje, no Brasil, 10 praias de nudismo que podem ser frequentadas por qualquer pessoa que deseje experimentar a prática. Mas vale lembrar que nem tudo é permitido. Cada um dos locais tem suas próprias regras que devem ser cumpridas com rigor. Em algumas praias, homens desacompanhados precisam de um passaporte naturista, uma espécie de cartão de identidade ligado ao movimento com informações sobre bom ou mau comportamento do indivíduo.

Em casos de conduta inadequada, como ter uma ereção ou chegar a assediar outro frequentador, a pessoa é expulsa da praia pelos seguranças e tem seu nome incluído numa lista negra que o impede de frequentar outras praias do movimento.

Então, que tal aproveitar o calor para dar um refrescante mergulho no mar da forma como veio ao mundo? Veja abaixo informações sobre cada uma das 10 praias naturistas no Brasil:

Praia de nudismo Por Lubasi/Flickr

Tambaba (Conde/PB)

De rara beleza, ficou famosa por ter se tornado, em 1991, a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste. A faixa de areia é pequena, mas cercada de falésias, coqueiros e vegetação de restinga. Pelo acesso principal, há um pequeno trecho destinado a quem prefere usar trajes de banho. Depois há um bar e algumas pedras, que marcam o início dos 300 metros da parte nudista. Homens desacompanhados de mulheres não podem entrar. Também não é permitido filmar ou fotografar.

Praia de nudismo Por Naturalmente Eu/Flickr

Praia do Pinho (Balneário Camboriú/SC)

Não é preciso tirar a roupa para conhecer a primeira praia oficial de naturismo do país, com ondas fortes e costões cobertos de mata nativa. No estacionamento e na pousada localizada na propriedade, muita gente não adere ao nudismo, preferindo apenas observar o movimento na areia, de longe. Pisar na areia, só se estiver sem roupa.

Praia de nudismo Por Rodrigo Soldon/Flickr

Olho de Boi (Búzios/RJ)

São aproximadamente 20 minutos de caminhada por uma trilha íngreme e não sinalizada, que parte do canto direito da Praia Brava, até chegar à praia de Olho-de-Boi, mas o esforço é recompensado. De presente, os banhistas ganham um mar tão cristalino que podem observar os peixes mesmo sem máscara.

Praia de nudismo Por Wikimedia

Barra Seca (Linhares/ES)

A praia é bastante isolada e o único acesso é de barco. São 5 minutos de travessia pelo Rio Ipiranga, até alcançar os 250 metros de areia. É preciso parar o carro na estrada e procurar pelos barqueiros para contratar o traslado. O local conta com infraestrutura de quiosques, banheiro e duchas.

Praia de nudismo Por Fred Schinke/Flickr

Massarandupió (Entre Rios/BA)

Bem distante do olhar dos curiosos, devido ao acesso precário por uma estrada de terra, a praia fica em área de proteção ambiental e é destino de nudismo na Linha Verde baiana. À direita do estacionamento, é obrigatório tirar a roupa na área isolada pelas dunas brancas da vila de pescadores.

Praia de nudismo Por Wikipedia

Praia do Abricó (Rio de Janeiro/RJ)

No canto esquerdo da praia do Grumari, na Zona Oeste do Rio, fica a Praia do Abricó, uma das mais bonitas do Rio, cercada por morros com vegetação de restinga e em área de proteção ambiental. O acesso é pela praia do Pontal ou por Barra de Guaratiba. Vale a pena prestar atenção na paisagem durante todo o trajeto. Suas ondas fortes atraem surfistas de todas as partes do Brasil.

Praia de nudismo Por Portal Delta Net/Flickr

Praia de Pedras Altas (Palhoça/SC)

A praia foi fundada pelo casal naturista Joelma Teixeira de Freitas e Flávio Roberto Gonçalves. Inicialmente a comunidade não tinha luz elétrica e a iluminação era por meio de lampião. A praia é dividida por pedras e pela vegetação em dois pequenos trechos: os desacompanhados ficam na primeira praia; famílias e casais, na segunda. Os frequentadores dispõem de uma pousada e restaurante no local.

Praia de nudismo Por Wikimedia

Praia da Galheta (Florianópolis/SC)

A praia é uma das prediletas dos naturistas por seu isolamento, mesmo que os frequentadores não sejam obrigados a tirar a roupa para frequentar os pedaços mais preservados da ilha. O acesso se dá por uma trilha de 15 minutos de caminhada sobre pedras, partindo do canto esquerdo da Praia Mole, para encontrar mar mais calmo e a pequena faixa de areia protegida por costões.

Praia de nudismo Por Douglas Fernandes/Flickr

Brava (Cabo Frio/RJ)

Deserta, isolada e sem qualquer infraestrutura, a praia é cercada por paredões rochosos de 20 metros de altura. só é frequentada por surfistas e nudistas que aproveitam as ondas fortes e a areia fofa. Localizada perto da Ilha do Japonês, seu acesso é feito pela Praia do Peró. No local, existe um estacionamento que custa 10 reais.

Praia de nudismo Por Fred Schinke/Flickr

Ilha de Jurubá (Paraty/RJ)

Em Paraty, no litoral sul do Estado do Rio, em meio à Mata Atlântica, está a Ilha de Jurubá. Frequentada por naturistas desde 2006, o local é banhado pelo mar calmo e esverdeado da região conhecida como Costa Verde. Lá fica instalado o Centro Ecológico Naturista Helio Marinho Jurubá, com serviço de acomodação e restaurantes aos visitantes.

Compartilhe com seus amigos