Que o potencial turístico brasileiro é enorme, isso ninguém duvida. É tanta opção boa que até ficamos perdidos na hora de escolher o roteiro de férias e definir quais lugares aportar primeiro, não é mesmo? Para ajudar nessa tarefa, Gisele Gagliano, franqueada da Flyworld Viagens, unidade Vista Alegre, indica destinos que merecem uma visita. O melhor: revelamos o mês do ano mais indicado para conhecer cada uma das cidades.

Janeiro: Guarapari, no Espírito Santo

O clima é quente e Guarapari não é um destino superlotado. Tem praias com águas cristalinas e calminhas, muito adequadas para crianças e idosos, mas também points agitados para os jovens e adeptos de atividades no mar – é ótimo para snorkel e mergulho (em naufrágios, corais e ilhas com rica vida marinha, pertinho das praias) e surf.

Por que visitar em janeiro? Como não é extremamente procurado, o destino não se revela tão caro quanto o litoral nos vizinhos Rio de Janeiro e Bahia.


Fevereiro: Natal, no Rio Grande do Norte

Conhecida por seus dias quase sempre ensolarados, a capital do estado é perfeita para quem quer curtir o verão ou o Carnaval, sem ter que acabar com as economias. A culinária local é outro atrativo, principalmente para os fãs de frutos do mar. Natal reúne belezas naturais incríveis, inclusive dunas de tirar o fôlego.

Por que visitar em fevereiro? Se as reservas forem feitas com antecedência, é possível curtir o alto verão no Nordeste brasileiro pagando preços acessíveis.


Março: Foz do Iguaçu, no Paraná

Uma das maiores belezas naturais do Brasil tem clima quente e agradável em março. A cidade, na divisa com Paraguai e Argentina, conta com uma série de atrativos, além das famosas cataratas. A usina Itaipu Binacional, maior produtora de energia em volume de água do mundo, é uma opção para quem gosta de contemplar grandes obras.

Por que visitar em março? As quedas d'água nas cataratas ficam mais volumosas nesta época. Consequentemente, a paisagem se mostra ainda mais bonita. Os preços de passagens e hotéis ainda costumam ser mais amigáveis que nos dois primeiros meses do ano.


Abril: Chapada Diamantina, na Bahia

Amantes da natureza encontram um destino perfeito em terras baianas, com suas belas cachoeiras, poços de água cristalina, grutas e trilhas. O ecoturismo engrossa a lista de qualidades do endereço que atende diferentes públicos, tanto quem gosta de uma caminhada tranquila quanto os mais aventureiros. A gastronomia é outro bom motivo.

Por que visitar em abril? É um período com clima mais seco e menos chuvas. Os valores mais atrativos de pacotes, passagens e hospedagem também colaboram.


Maio: Gramado, no Rio Grande do Sul

Principal destino de inverno no Brasil, é uma cidade superagradável, com entretenimento para todas as idades. Parques, restaurantes, museus, passeios especiais, muita área verde e ar europeu estão na lista de atrações. É perfeito para quem busca sossego e boa gastronomia.

Por que visitar em maio? A temperatura já está mais baixa e é possível curtir o friozinho da cidade, sem pagar os preços mais elevados da alta temporada.


Junho: Lençóis Maranhenses, no Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma das pérolas do turismo brasileiro, com beleza natural ímpar. Dunas com areia branca e fina envolvendo lagoas de água doce, formadas na época de chuvas, se revelam um cenário encantador, que atraem visitantes de todo o país e do exterior. Apesar do clima rústico, a estrutura é ótima.

Por que visitar em junho? É a melhor época para aproveitar as lagoas, mais cheias, que formam com as dunas a paisagem incrível.


Julho: Campos do Jordão, em São Paulo

A capital do inverno paulista tem fácil acesso a partir de São Paulo, reunindo ingredientes necessários para uma temporada fria perfeita: sol, montanhas, arquitetura, música… Chamada de Suíça brasileira, oferece opções tanto para a turma que gosta de um agito quanto para aqueles que preferem relaxar. A área gastronômica, com fondues e cerveja, impressiona.

Por que visitar em julho? É um destino mais acessível para aproveitar o frio, se comparado com a concorrida Gramado, durante o inverno.


Agosto: Recife, em Pernambuco

Com influência holandesa e resquícios do período colonial, a capital do estado é uma referência em cultura nordestina, além de se revelar polo tecnológico brasileiro. O clima é quente praticamente o ano inteiro e a cidade concentra uma lista de praias-desejo, como Porto de Galinhas e dos Carneiros.

Por que visitar em agosto? A capital costuma ter preços tentadores durante todo o ano, mas em agosto apresenta custos menores, em comparação a outros destinos do Nordeste.


Setembro: Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

Chamada de Caribe brasileiro, tem paisagens fantásticas, embrulhadas no combo sol + preços amigos + fácil acesso + boa estrutura. Não bastasse isso, é excelente para quem gosta de atividades marinhas, como mergulho, ou quer apenas desfrutar de momentos de relaxamento, passeando de barco por várias praias.

Por que visitar em setembro? Não é um mês muito badalado. Como outros destinos do Rio de Janeiro costumam ter altos preços, é um bom período para conhecer o lugar, sem gastar demais.


Outubro: Balneário Camboriú, em Santa Catarina

Apesar de ser muito visada pelo agito, com festas mil e baladas que vão da praia às casas noturnas, a cidade reserva sossego e muita beleza natural para a turma da sombra e água fresca. A estrutura turística é excelente, com belas praias, muitos hotéis, restaurantes e passeios especiais.

Por que visitar em outubro? É baixa temporada, o que o converte em destino mais acessível. Para os animados, fica perto de Blumenau, onde acontece a Oktoberfest. Quem viaja com crianças também está próximo de Penha, onde fica o parque Beto Carrero World.


Novembro: Maceió, em Alagoas

Sol não falta na capital alagoana. É uma cidade grande com jeitinho de interior, clima tranquilo e orla espetacular. Sem contar a boa estrutura, com restaurantes tentadores, hotéis para todos os bolsos, bastante entretenimento e passeios inesquecíveis, como as piscinas naturais, bem perto dali.

Porque visitar em novembro? Ainda não é considerado um período de alta temporada, mas o clima é bastante quente, o que é ideal para aproveitar as belas praias.


Dezembro: Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa não tem fama à toa. Reúne todos os atrativos que o turista busca: praias lindíssimas, muito sol e bastante animação, além de ótimos restaurantes, pontos turísticos memoráveis e lugares históricos. Está explicado por que atrai gente do mundo inteiro.

Porque visitar em dezembro? A virada do ano na praia de Copacabana é reconhecida mundialmente e merece ser presenciada pelo menos uma vez na vida. Organizando-se e comprando voos, hospedagens e/ou pacotes previamente, é possível curtir a festa famosa, sem gastar além da conta.


Leia também:

Cresce procura por intercâmbio sênior

Balada para gays com mais de 50 anos agita centro de São Paulo

Compartilhe com seus amigos