Se você acredita que viajar de avião sem pagar nada só é possível se ganhar as passagens em algum concurso, pode se surpreender ao descobrir que é bem mais fácil do que imagina. O segredo? O uso inteligente do cartão de crédito ou a adesão a clubes de milhas e pontos. Mas, para saber como acumular milhas, é preciso entender o sistema.

Ao acumular milhas, inclusive com compras do dia a dia, qualquer pessoa tem a chance de trocá-las por bilhetes aéreos ou, no mínimo, transformá-las em um bom desconto no momento da compra. Ou seja, gastando de forma consciente e planejada, você consegue fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor e ser convertido em um bem de consumo.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Para desvendar esse assunto, o portal do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon conversou com três especialistas: Andrea Farneda, consultora de viagens do Mari Pelo Mundo; Hugo Eduardo Meza Pinto, professor da Faculdade Estácio Curitiba; e Márcia Sell, educadora financeira da HC Educação FinanceiraConfira.

Como acumular milhas de forma inteligente

Compre tudo (tudo mesmo!) no cartão de crédito

Não importa se é a nova geladeira, o combustível do carro ou os pãezinhos na padaria no fim de tarde: pague todas suas despesas com cartão de crédito (débito não vale, ok?). É que esta é a principal fonte de milhas, pois a maioria das operadoras de cartão têm programas de troca dos pontos acumulados (a partir das compras) para milhas.

Concentre os gastos em um único cartão

Além da forma de pagamento, opte por acumular todas as compras em um mesmo cartão, pois facilita seu controle e permite reunir o maior volume de pontos em um só lugar.

Aliás, ao escolher um cartão de crédito, opte por aquele que oferecer a melhor conversão pontos-milhas – o que você descobre no momento da contratação, junto à operadora ou com o gerente do banco em que mantém conta.

como acumular milhas

Crédito: Stokkete/Shutterstock 

É importante saber que cada cartão oferece uma pontuação diferente. Há, inclusive, aqueles que não transformam os gastos em pontos ou milhas, enquanto outros garantem o dobro de conversão – mas, neste caso, as anuidades, que são as taxas de manutenção, costumam ser mais caras. 

Considere o destino ao escolher programa de milhas 

Se você quer muito viajar para os Estados Unidos e pretende conseguir passagens gratuitas ou com desconto para lá, cadastre-se em um programa de milhagem de companhias aéreas que voem para esse destino: Latam Pass, da Latam; Smiles, da Gol, e Tudo Azul, da Azul, por exemplo. Mas não adianta se cadastrar em vários. O melhor é eleger apenas um para concentrar todas as milhas acumuladas em um só plano. 

Fique de olho nos bônus

Da mesma forma que existem promoções para compra de passagens aéreas, também surgem, vez ou outra, ofertas bem atrativas para a transferência de pontos e milhas. Nessas ocasiões, as operadoras de cartão de créditos e os programas de fidelidade costumam oferecer bônus para transferências – às vezes, superam os 100%, o que quer dizer que, para o tanto de pontos acumulados no cartão que você transferir para o programa de milhagem, vai receber a mesma quantia como gratificação.

Acompanhe o "mercado" de passagens

Também existem promoções para resgate de passagens aéreas. Isso quer dizer que as companhias aéreas oferecem passagens por bem menos milhas que o padrão – de 60.000 milhas por 40.000, por exemplo. Mas, verdade seja dita, não é sempre que tais pechinchas aparecem. Via de regra, porém, viajar em baixa temporada sempre vai exigir menos milhas para emissão de passagens.

Pesquise lojas parceiras

A maioria dos programas de milhagem têm parceria com lojas virtuais ou até mesmo físicas. Por isso, antes de fazer qualquer tipo de compra programada, pesquise quais são os estabelecimentos parceiros e analise se não vale a pena adquirir o bem neles, comparando o preço com o de outros lugares (que não integram a parceria) e avaliando quantos pontos vai ganhar na transação.

Lembre-se: milhas vencem

Outra questão importante a ser considerada é que milhas vencem. Se não fizer uma boa administração, não adianta ficar gastando a rodo no cartão de crédito (podendo, inclusive, se endividar) e acabar perdendo os pontos que acumulou.

Como acumular milhas sem cartão de crédito

Nem todo mundo tem acesso a cartão de crédito e, nestas horas, uma maneira de acumular milhas é optar por clubes de milhas e pontos. Funciona assim: você paga um valor mensal e, em contrapartida, recebe certa quantidade de milhas – é quase uma poupança de milhas. 

Como saber se vale a pena participar? Antes de tudo, consulte quanto custa, em média, uma passagem para o lugar que quer visitar. Depois, verifique quantas milhas são necessárias para resgatar essa passagem gratuitamente. Por fim, faça as contas de quantos meses precisaria contribuir e qual valor investir no clube de milhas para conseguir sua passagem. Se o gasto for menor que o preço em dinheiro, é um serviço que compensa.

Informe-se sobre programas de fidelidade

Algumas empresas permitem que os pontos acumulados em programas de fidelidade sejam convertidos em milhas ou mesmo compra de pacotes de viagem. O Km de Vantagens da rede Ipiranga), que converte os abastecimentos em quilometragem (só precisa fornecer o CPF na hora da compra e fazer cadastro no site), é um deles, sem a necessidade de ter um cartão de crédito.

Nem sempre vale a pena usar as milhas

Usufruir das milhas com inteligência pode significar, em algumas ocasiões, não as usar. Pode ser que valha mais a pena pagar a passagem aérea em dinheiro e guardar as milhas para outra ocasião.

Isso ocorre porque o montante de milhas necessárias para emissão de passagens costuma ser fixo (variando a quantidade apenas na alta e na baixa temporadas), e as promoções do gênero, escassas, enquanto os preços dos bilhetes sofrem bastante oscilações. 

Dessa forma, é possível encontrar passagens aéreas com valores promocionais e guardar as milhas para serem aproveitadas em uma transação mais eficiente no futuro.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: