Se você acredita que contar estrelas provoca o surgimento de verrugas no dedo de quem aponta, melhor não olhar para o céu esta noite. Agora, se você é daqueles que vive a olhar para o firmamento em busca de uma estrela cadente para fazer um pedido, prepare sua lista. E o que é melhor: uma lista das grandes, sem limite de tamanho!

Meteorologistas informam: na noite desta quarta-feira (13) e madrugada de quinta (14) o céu será tomado por uma chuva de meteoros Geminídeos. Esta será a última do ano, quando poderão ser vistos uma média de 120 estrelas cadentes por hora. Número bem menor que o das chuvas de meteoros anteriores, que alcançaram o pico de 20 a 100 estrelas cadentes por hora.

O fenômeno poderá ser visto em todo o território brasileiro, com uma visão mais privilegiada para quem estiver nas regiões Norte e Nordeste. O pico será às 2h da madrugada desta quinta-feira.

Sua origem está no asteroide “3200 Phaethon”, um cometa que perdeu seus elementos voláteis e que leva cerca de 3,3 anos para sua órbita completa. A chuva de meteoros acontecerá porque, ao passar pelo caminho da Terra, os rastros das caudas entram em combustão e formam o fenômeno.

E não se preocupe: do tamanho de um grão de areia, e com velocidade de até 120km/h, os meteoros Geminídeos não oferecem danos à população.

Preparos para observar o fenômeno

Procure um local de onde você tenha ampla visão de todo o céu, de preferência um lugar bem escuro, sem interferência de luzes mecânicas.

Espere quinze minutos para que seus olhos se acostumem à escuridão e sua retina se dilate, aumentando a captação de luz e melhorando sua visão.

Capriche no pedido. Afinal de contas, daqui a 18 dias já será Ano Novo!

Compartilhe com seus amigos