Quem vai viajar de avião muitas vezes precisa ter bagagem despachada. E se alguns anos atrás essa bagagem costumava ser despachada gratuitamente, hoje ela pode ser cobrada. Mas pode ser que essa cobrança passe a não existir mais. Vamos explicar!

Em 2016, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mudou as regras de gratuidade no despacho de malas. A resolução determinava que o passageiro poderia levar uma bagagem de mão de até 10 quilos na cabine sem pagar nada extra. Mas o resto poderia ser cobrado pelas companhias. A justificativa é que a cobrança poderia estimular a concorrência e ajudar a diminuir os preços das passagens, pois cada companhia poderia cobrar da forma que quisesse, como acontece até hoje. 

Na última semana, porém, o Senado Federal aprovou o restabelecimento da franquia gratuita de bagagem despachada. Ou seja, seria a volta ao cenário anterior. Se a nova regra for aprovada novamente pela Câmara dos deputados, bagagens de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais poderão ser despachadas sem cobrança extra.

homem que teve bagagem despachada gratuitamente

Crédito: Rido/Shutterstock

Regra para bagagem despachada está em MP sobre setor

 A nova regra que pode vigorar para a bagagem despachada consta em uma medida provisória para o setor aéreo. Chamada de “MP do Voo Simples”, terá que passar por outra votação na Câmara em razão de algumas alterações realizadas pelos senadores. Finalmente, se aprovada pela Câmara, a MP vai para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Ele já demonstrou, entretanto, não concordar com a volta da gratuidade.

Vale saber que a regra relacionada à gratuidade de cobrança na bagagem despachada, que foi incluída pela Câmara e mantida pelo Senado, leva em consideração o Código de Defesa do Consumidor, que considera abusiva a prática de cobrança pelas companhias áereas, seja em voos nacionais quanto em voos internacionais.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro


 Leia também:

Como viajar gastando pouco 

Viajar sozinho: conheça 10 vantagens

Viagem internacional: países que têm atendimento de saúde gratuito para brasileiros 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: