Alguns ciclos são esperados no desenrolar da vida emocional: conhecer alguém, casar e formar família, mantendo-se numa relação de décadas. Mas existe outro cenário que, por opção ou circunstância, tem seu lado bastante positivo. Estar e manter-se só pode ser o melhor dos mundos, na opinião de muita gente. Conheça, na avaliação de quem está só, as vantagens de ser solteiro.

  1.  Vivenciar o sentimento de independência plena

Taí o primeiro item apontado por 10 entre 10 solteiros. Fazer só o que quiser, quando, onde e com quem der vontade não tem preço. "Mesmo num relacionamento em que o casal se respeite, existe a necessidade de ambos saberem o que se planeja: o que vai fazer, como fazer, quanto gastar... Quando se está solteira, não precisa dar satisfação para ninguém e é muito bom", afirma Sônia Voltarelli, 51 anos, pedagoga.

  1.  Investir em autoconhecimento

O relacionamento com alguém exige dedicação de tempo para outra pessoa e, consequentemente, abrir mão de momentos só seus. "O bom de estar solteira é estar com você mesma, se conhecendo melhor, se curtindo. É saber o que você realmente gosta e, principalmente, o que não quer e não gosta", defende a empresária Cristina Dinis, 52 anos.

  1.  Ser dono do seu tempo e do seu espaço

Não ter compromisso reflete, principalmente, em não ter que se preocupar em coordenar a agenda com mais ninguém, muito menos dividir a casa ou mudar a rotina pela presença de outra pessoa. "É ter uma liberdade singular quando podemos tomar decisões que só nos dizem respeito", pontua Regina Voltarelli, modelista, 61 anos.

  1.  Conquistar a liberdade de escolhas

O fato de não precisar ouvir nem considerar a opinião de alguém para adotar qualquer posicionamento também não passa batido. "A principal vantagem é ser livre para fazer escolhas, sem a influência do outro. Aprendemos que somos responsáveis apenas por nós e pela nossa felicidade", acredita a recepcionista Marlene Verzotto, 54 anos. A autônoma Vera Lúcia Dinis, 54 anos, completa: "Posso viajar, ir ao bar, fazer um curso, conhecer pessoas novas, aprender um instrumento ou o que quiser, a hora que eu quiser. São situações que, se tivesse alguém, ficaria mais limitado. É poder pensar mais em mim".


  1.  Investir mais na carreira e em interesses pessoais

Ao se ligar a uma pessoa, grandes escolhas costumam ser definidas em conjunto. E isso pode não ser totalmente de acordo com suas vontades e expectativas. "Tomei decisões que tiveram influência na minha vida profissional. São escolhas que fazemos em favor de um relacionamento", ilustra o engenheiro mecânico Roberto Gregorio, 55 anos.

  1.  Ter experiências com várias pessoas

Quem assume uma relação fixa, adota (boa parte das vezes) também a monogamia. Entre as vantagens de ser solteiro está conhecer e conviver com muito mais gente. "Contar com a possibilidade de ter experiências com mais pessoas é um dos grandes benefícios. Acho que estar solteiro é uma forma de exercitar nossa individualidade em sua plenitude", defende Renato Bianchi, jornalista e DJ, 50 anos.

  1.  Focar o que vale a pena

Já que não existe a necessidade de se preocupar com outra pessoa, muito menos dedicar seu tempo para situações que agradam ou têm a ver só com o par, o cenário permite dedicação apenas ao que é interessante para o solteiro. "Não perder tempo com o que não é essencial para a sua vida é uma supervantagem", acrescenta Marlene.

  1.  Relacionar-se bem consigo mesmo

Solteiros, boa parte das vezes, têm autoestima lá em cima – o que é ótimo! Trata-se de um reflexo pelo conhecer-se bem, somado ao sentimento de se bastar. Desta maneira, não ter compromisso com ninguém é uma chance de sempre estar numa boa. "Estou sempre de bem comigo, pois quem mais gosta de mim, sou eu", frisa Wilson Duarte, 64 anos, ultramaratonista.

Leia também:

Saiba como melhorar a comunicação na vida a 2 em 8 passos

Sexo faz bem para a memória de quem tem mais de 50 anos

Compartilhe com seus amigos