Quase sempre acontece da mesma forma com todo mundo: você recebe uma mensagem na caixa de e-mails que chama a sua atenção. Muitas vezes de um remetente conhecido; outras, de alguém que você nunca ouviu falar. Às vezes anuncia uma promoção imperdível ou um recado urgente; outras, um link para acessar uma página ou baixar algum arquivo. Aí a curiosidade fala mais alto, o dedo coça e você clica no link: Parabéns! Você acabou de baixar um vírus de computador.

A partir desse ponto, os problemas começam a aparecer e a dor de cabeça pode ser grande, dependendo da natureza do vírus que estamos lidando. Isso acontece porque vírus de computador são arquivos criados com objetivos específicos dos mais variados, desde encher suas páginas de navegação com anúncios de produtos ou serviços até roubar informações pessoais, como senhas e dados bancários, o que pode causar prejuízos financeiros.

Por isso, especialistas indicam que, antes de clicar em algum link, você responda a quatro perguntas. São elas:

  • Por que eu recebi esse link?
  • Quem me mandou esse link?
  • Por que essa pessoa me mandaria esse link?
  • Eu conheço bem essa pessoa?

Se for possível, tente confirmar com o remetente se ele realmente quis enviar aquele arquivo e do que se trata. Em caso de promoções, vale a pena conferir no site da empresa ou pelo chat de atendimento ao cliente.

Mensagem que indica invasão de vírus de computador. Foto: MotionEmo / Shutterstock.

Mensagem que indica invasão de vírus de computador. Foto: MotionEmo / Shutterstock.

Outro detalhe importante: anúncios em redes sociais também podem levar você a links falsos. Por isso, fique atento e não saia clicando em qualquer link sem uma prévia conferência. Para isso, você pode seguir alguns passos básicos. Veja abaixo quais são!

5 passos para você evitar pegar vírus de computador

1. Pense 2x antes de clicar

Ainda que se trate de algum remetente amigo ou de uma página conhecida, desconfie do que você está recebendo pela internet. Ao invadir o computador de alguém, os cibercriminosos podem enviar mensagens para os contatos daquele usuário para conseguir novas vítimas. Desconfie também de links encurtados, URLs estranhas ou notícias muito apelativas. Nesse último caso, a dúvida pode ser sanada com uma rápida pesquisa no Google.

2. Confira a URL

Apenas posicione a setinha do mouse sobre o link, sem clicar. Com isso, será possível ver o endereço de destino. Caso ele seja o mesmo endereço que aparecerá no rodapé da página, ok!, você pode prosseguir. Caso contrário, não clique, pois a chance de baixar um vírus de computador é grande. Tente fazer isso sempre!

3) Instale um bom Antivírus

Essa ferramenta é imprescindível para quem se preocupa com vírus de computador e deseja evitá-los em suas máquinas. Mantenha-o sempre atualizado para que a proteção do seu PC seja contínua e, se puder, opte sempre por versões pagas desses programas.

4) Use um site de verificação

Alguns sites oferecem gratuitamente o serviço de verificação de URLs. Ao informar o link que se deseja acessar, o sistema realiza a consulta e informa se aquela é ou não uma página suspeita.

5) Preze pela segurança do seu computador

Assim como o programa de antivírus, o sistema operacional de sua máquina também precisará de atualizações constantes para que o mesmo nível de segurança seja mantido ao longo do tempo. Evite também usar navegadores alternativos como Firefox, Chrome e Opera.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Leia também:

Golpes na internet: idosa vítima de falso perfil leva golpe e perde R$ 450 mil

Transferências bancárias pelo WhatsApp: aplicativo se prepara para disponibilizar mais essa funcionalidade

Dificuldade em lembrar todas as senhas? Veja 3 apps que te ajudam a gerenciar

Golpe do WhatsApp: criminosos desenvolvem estratégia para burlar autenticação de dois fatores

Saiba o que são bancos digitais, vantagens, desvantagens e como escolher

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: