Conhecido por limitar as mensagens a até 140 caracteres, o Twitter é mais do que isso. Mostra o que está acontecendo no mundo agora, segundo seus próprios usuários, que podem ser pessoas anônimas, famosas, da imprensa ou mesmo empresas.

A proposta dessa rede social, que pode ser acessada por celular, tablets e computadores, é facilitar a maneira de disseminar uma informação. Por isso é bastante utilizada por jornalistas ou profissionais que lidam com comunicação.

Num formato de microblogs, onde cada perfil constrói sua própria narrativa de algum fato, “é o lugar onde a história completa se desenrola com todos os comentários em tempo real”, segundo definição da Twitter, Inc, responsável pela ferramenta.

Designer e empresário, Adilson Secco, 52 anos, usa a rede há cerca de cinco anos. Para ele, a principal vantagem são os textos curtos. “Normalmente, sigo jornalistas, escritores e amigos. Acho interessante usar como uma espécie de primeira página de jornal, com várias chamadas, para ler informações e opiniões de conhecidos”, afirma.

E, na opinião dele, não há idade para fazer um bom uso do Twitter. “Ninguém é muito velho ou muito jovem para nada.” No entanto, há limites, avalia: “Mas, claro, só enquanto não virar um problema, como ficar o tempo todo olhando para uma tela de smartphone, até na presença de amigos em mesas de bar...”

Claro que nem tudo publicado por lá é importante, ou não tem a mesma importância para todo mundo. Saber selecionar as pessoas que você vai seguir fará toda a diferença na qualidade das informações que estarão na sua linha do tempo. E é simples assim: só aparecerão para você as mensagens publicadas pelas pessoas que você seguir.

A procuradora regional da República Janice Agostinho Barreto Ascari, 56 anos, se considera uma “heavy user”, ou usuária intensiva, de tecnologia. O Twitter é seu companheiro desde 2009, e ela concorda com Secco sobre a vantagem do espaço limitado. “É uma excelente e ágil ferramenta de comunicação, interação e informação. O espaço limitado força a gente a concentrar as ideias e a escrever menos.” Só sente falta, diz, da função “editar”, disponível em outras redes sociais. “Uma letrinha que se digita errado não dá para consertar...”

Janice conta que segue todo tipo de perfil: os mais à direita, os mais à esquerda, institucionais, muitos da área jurídica, de tecnologia, de humor. “Sigo quem acho interessante, independentemente de idade, posição política, profissional ou social. Só não tolero gente grosseira e mal-educada.”

E emenda: “Excluir ou bloquear pessoas que pensam diferente de você é uma atitude arrogante e provinciana. Penso que todo mundo tem algo a ensinar e a aprender. Além de temas jurídicos, falo de música, novela, cinema, futebol (sou palmeirense), comida (sou da Mooca!), da vida em geral. E, o mais importante, me divirto muito!”

O uso da rede social pela procuradora se estende também pela vida profissional. Segundo ela, o microblog a auxilia com informações, a fazer contatos e também a divulgar conteúdos. “Como membro do Ministério Público, e não escondo isso na minha “bio” [descrição], utilizo o Twitter para externar minha opinião, esclarecer dúvidas e dar informações sobre o nosso trabalho.”

Com 323 milhões de usuários ativos mensais, segundo dados da empresa, em questão de minutos, através dos compartilhamentos (ou retuítes), uma mensagem pode chegar até líderes poderosos como o presidente dos EUA Barack Obama (https://twitter.com/POTUS) ou a personalidades como a top model brasileira Gisele Bündchen (https://twitter.com/giseleofficial).

Claro que nem tudo publicado por lá é importante ou não tem a mesma importância para todo mundo. Saber selecionar as pessoas que você vai seguir fará toda a diferença na qualidade das informações que estarão na sua linha do tempo. E é simples assim: só aparecerão para você as mensagens publicadas pelas pessoas que você seguir.

A possibilidade de se aproximar de pessoas conhecidas de forma espontânea é um dos pontos fortes da rede. Há muitos fãs de artistas que trocam mensagens diretamente com seus ídolos e também pessoas que se tornaram amigas a partir dos tuítes (como são chamadas as mensagens publicadas na rede) de cada dia.

Essa praticidade tem sido usada por várias campanhas com algum objetivo social, como o desafio do balde de gelo, que alertava para a luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Elas tiveram seu alcance multiplicado e giraram o mundo quando celebridades começaram a convocar outros amigos famosos a participar.

Como em qualquer rede social, avaliar as fontes dos conteúdos que são tuitados é a principal dica para saber se a informação tem credibilidade.

A seguir, dicas de como entrar para o mundo do Twitter:

O passaporte - Para fazer parte desta rede social, basta entrar no site https://twitter.com/ e fazer o cadastro informando seu nome completo, um e-mail válido e uma senha de sua escolha. O próximo passo é escolher seu nome de usuário ou ”arroba”, que é como as pessoas irão encontrá-lo no Twitter.

Apresentação - Agora é hora de cuidar da sua conta: escolha uma foto para o perfil, outra para o plano de fundo e um texto de descrição sobre você (a bio).

Configurações - Aproveite para também definir os detalhes da sua conta: se ela será pública, para que qualquer pessoa leia o que você postar; ou fechada, limitando o acesso apenas aos seus seguidores. Escolha também, em “notificações”, se vai querer ser avisado sempre que receber alguma mensagem.

Quem seguir - Clique em “início”. Surgirão sugestões de perfis populares para você seguir. Também é possível pesquisar pessoas pelo campo de busca.

Tuíte de estreia! - Agora é a hora de postar sua primeira mensagem! Basta clicar na caixa ao lado de sua foto onde se lê “O que está acontecendo” e tuitar algo com até 140 caracteres. Pode dizer algo que esteja fazendo, escrever alguma opinião sobre um tema em discussão, compartilhar alguma informação…

Linha do tempo - Para acompanhar o que as pessoas que você segue estão tuitando, clique em “início”.

Tweets - Quer checar o que já publicou? Selecione “tweets”, logo abaixo de sua foto, para ter acesso a tudo o que você escreveu.

Sua rede - Também abaixo de sua foto, se clicar em “seguindo”, você confere os perfis que está acompanhando; e, em “seguidores”, checa quem são as pessoas que estão interessadas no que você escreve.

Quer saber mais sobre Inclusão Digital?
Compartilhe com seus amigos