O Banco Central (BC) autorizou a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp. A decisão, anunciada na última terça-feira (30), transforma a empresa Facebook Pagamentos do Brasil em um “iniciador de pagamentos”.

Com isso, os usuários do aplicativo de mensagens poderão realizar transações entre contas de correntistas de instituições financeiras. A credencial a ser utilizada será o número do cartão de débito ou pré-pago das operadoras Visa e MasterCard.

No mesmo pacote de medidas, o BC também concedeu às duas operadoras o direito de realizar “arranjos de pagamento” abertos, como transferência, depósito, pré-pago e doméstico.

A tarifa cobrada para a transferências bancárias pelo WhatsApp ainda será definida pelo aplicativo.

Transferências bancárias pelo WhatsApp

Transferências bancárias pelo WhatsApp. Imagem: Iconic Bestiary / Shutterstock

De acordo com comunicado do BC enviado à imprensa, o objetivo é reduzir custos de operações financeiras. “O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, dizia a nota.

O WhatsApp também emitiu um comunicado afirmando ter recebido a decisão do Banco Central com muita satisfação. “Estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível".

A ferramenta que permite a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp foi lançada em junho do ano passado, mas seu uso foi suspenso pelo órgão regulador. No momento, a empresa segue realizando alguns ajustes na ferramenta para que a função de pagamento seja então disponibilizada aos usuários.


Por falar em WhatsApp, já pensou em fazer parte do nosso grupo? Dessa forma, você vai receber os melhores conteúdos informativos todos os dias no seu celular. Clique aqui e faça parte! 


Leia também

Dificuldade em lembrar todas as senhas? Veja 3 apps que te ajudam a gerenciar

Golpes na internet: idosa vítima de falso perfil leva golpe e perde R$ 450 mil

Golpe no WhatsApp: criminosos usam falsa pesquisa sobre Covid-19 para fazer clonagem

Inclusão digital acelera na quarentena: Google registra aumento de buscas

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: