Ninguém chega ao posto de queridinho de 1 bilhão de pessoas à toa. O WhatsApp conseguiu esse título por ser um aplicativo de mensagens instantâneas que não apenas facilitou a comunicação em todo o planeta, como a barateou, colocou de lado a concorrência e virou sinônimo de contato: “te mando um Whats!” tem ocupado o lugar do “te ligo!”, pode perceber.

As várias possibilidades do app que hoje pertence ao Facebook são as responsáveis por essa massificação. Ao custo de US$ 0,99 por ano, você baixa um programa que permite fazer chamada de voz ou, mais recentemente, videochamada, enviar texto, áudio, encaminhar fotos, vídeos curtos, links de conteúdo da internet e/ou documentos. E tudo permeado por emojis, aquelas carinhas e aqueles símbolos divertidos que substituem palavras e dão mais leveza e espontaneidade às mensagens. Vale lembrar: os envios são gratuitos e em tempo real.

O fenômeno é recente. Em 2012, segundo a pesquisa Papo Social 2.0, feita pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research, o WhatsApp nem era citado entre as redes sociais acessadas pelos brasileiros. Os campeões eram Facebook (84%), MSN (67%) e Orkut (56%). Hoje, o ranking é liderado pelo WhatsApp (93%), seguido por Facebook (86%) e Instagram (27%).

O estudo, que mostra os perfis e os comportamentos dos brasileiros no uso de redes sociais, aponta que o mensageiro lidera em todas as faixa etárias e classes sociais. No Brasil, são 100 milhões de usuários ativos _ 68% dizem utilizar o app “o dia todo”. Foram ouvidas 1.280 pessoas maiores de 16 anos, na primeira quinzena de julho deste ano, em todas as cinco regiões do país.

Simplicidade do Spotify conquista fãs com mais de 50 anos de idade 

Troca rápida de informações é ponto alto do Twitter 

 YouTube democratiza TV e facilita compartilhamento de vídeos 

Confira como encarar o Snapchat, o app que faz sucesso entre os jovens

Há três anos, o WhatsApp ganhou o lugar do Skype, um programa de troca de mensagens muito usado por baratear conversas telefônicas interestaduais ou internacionais, na vida do administrador de empresas aposentado Mário Sanches Alves, 81 anos. “Minha turma de amigos começou a usar, eu fui na onda. Hoje tenho 138 pessoas na minha lista de contatos. Não falta conversa!”

Seja para conversar com colegas, com os dois netos, os dois filhos ou outros parentes, Mário manda, todo dia, de 20 a 25 fotos ou vídeos. “É uma média, vou compartilhando coisas interessantes que recebo”, conta. E avisa: “Detesto teclar, é muito trabalhoso. Prefiro mandar áudios”.

Depois que o filho baixou o programa no smartphone, o aposentado diz que foi aprendendo a lidar com ele sozinho, pois é muito “intuitivo, simples de mexer”. Ele é tão fã que já até ensinou outras pessoas a usar o aplicativo… “Há uns três meses, estava em uma viagem a Foz do Iguaçu [PR], quando uma senhora do grupo veio me dizer para convencer um casal mais novo do que eu de que era bom usar o WhatsApp. Eles diziam que era difícil e que não tinham cabeça para isso. Eu falei, meio sem querer, bem espontâneo: ‘Vocês me desculpem, mas é preguiça’. Todo mundo riu.”

Depois do tapa com luva de pelica, o tal casal foi conversar com ele, checar se era preguiça mesmo. “Disse que cabeça todo mundo tem e que, quando ficamos mais velhos, a tendência é ficarmos mais preguiçosos, acomodados. Aí ajudei os dois a instalar o WhatsApp, expliquei como funciona, eles começaram a usar e viram que era simples. Eu fui o choque, o impulso inicial.”

Ainda não tem WhatsApp? Confira como instalá-lo e tire a dúvida: não usá-lo é mesmo preguiça?

Instalação - Vá até a loja de aplicativos do seu celular, busque pelo aplicativo e baixe o programa. Agora, preencha o DDD, seu número de telefone, inclua seu nome e, se quiser, uma foto para que as pessoas te reconheçam nas mensagens. Após o primeiro ano de uso, será cobrada uma taxa anual de US$ 0,99.

Os contatos - Você só vai poder encaminhar mensagens para as pessoas que fizerem parte da lista de contatos de seu celular e tiverem baixado o WhatsApp. Quando quiser bater um papo com algum amigo novo, basta incluí-lo na agenda do smartphone.

Mandar mensagens - Assim que abrir o programa, você verá uma janela com vários contatos e fotos. Toque no nome da pessoa com quem quer falar. Uma nova janela irá se abrir, com um campo para que você escreva a mensagem. Assim que o texto estiver pronto, clique em “enviar”. Se quiser mandar um áudio, toque no microfone que aparece na janela. Enquanto o microfone estiver pressionado, grave a mensagem e, quando encerrar, basta parar de tocá-lo, e a mensagem será enviada.

Sinais - Observe: após clicar em enviar, será criado um balãozinho ou janela com o texto e, no final, fica registrado o horário em que foi enviado. Ao lado do horário, pode haver três símbolos. Um reloginho, que indica que o conteúdo está sendo encaminhado. Um tique simples, cinza, que indica que a mensagem já saiu do seu smartphone, mas ainda não está disponível à outra pessoa. Dois tiques, cinzas, mostram que o material já está com o destinatário, mas ele ainda não o leu. Dois tiques azuis são só alegria: a mensagem chegou e seu amigo já a leu!

Crie grupos - Para falar com um grupo de pessoas de uma vez só, vá em “conversas” e toque em “novo grupo”. Selecione os participantes, dê um nome a esse coletivo de conversas, escolha uma imagem que o represente e pode começar o bate-papo! Lembrete: você poderá ser adicionado a grupos também, e sem ser avisado. Se não quiser fazer parte de algum, avise as pessoas, selecione o grupo em “conversas”, deslize para a esquerda, toque em “mais” e escolha “sair do grupo”.

Whats no computador - Além do smartphone, você pode conversar com os amigos pelo computador. Para isso, é preciso estar com o celular conectado à internet em mãos. Depois, vá em http://web.whatsapp.com. A tela abrirá com um QR Code, semelhante a um código de barras. Agora abra o WhatsApp no celular, vá nas reticências, que representam o menu, no caso de Android e Windows Phone, ou em “ajustes”, se você tem um iPhone. Selecione “WhatsApp Web”. Aponte a tela do celular para o código que você vê no computador, encaixando-o no quadrado, e aguarde a leitura. Assim que o celular reconhecer o código, a tela do WhatsApp se abrirá e você poderá usá-lo pelo computador.

As videochamadas - Desde novembro, o WhatsApp liberou o recurso de videochamadas, muito parecido com o Skype ou o Facetime. Por ele, é possível conversar com um contato em tempo real, vendo a pessoa, gratuitamente. A qualidade do bate-papo, no entanto, vai depender da conexão de internet. Para falar com alguém por essa ferramenta, escolha o amigo com quem quer falar e veja que, ao lado do nome dele, no alto, há um símbolo de uma câmera de vídeo. Toque na câmera e aguarde a conexão. Se no seu celular não aparecer a imagem da câmera de vídeo, só o símbolo do telefone, basta atualizar a versão do WhatsApp, e ela surgirá. Para que a conversa funcione, o interlocutor também precisa estar com a versão atualizada do app.

Compartilhe com seus amigos