Armazenar e eternizar o maior tesouro das famílias: suas memórias. E permitir que elas sejam facilmente compartilhadas entre parentes próximos ou distantes – incluindo as gerações futuras. Essa é a proposta da Funmly, rede social gratuita que entrou no ar neste mês em versão beta (fase de desenvolvimento e testes).

“Para permitir que todos os membros das famílias utilizem o Funmly, particularmente aqueles anteriores à geração internet, a navegação no site é algo extremamente simples”, diz o engenheiro Leandro Alves, 55 anos, que deixou o mercado financeiro há quatro anos para se dedicar exclusivamente ao projeto.

A rede social será composta por oito módulos ­– e, a cada dois meses, um será lançado. Na versão inicial, foram disponibilizados três: “Grande Família”, “Álbum da Família” e “Parceiros da Família”, este com serviços de digitalização que permitem converter memórias guardadas em álbuns, slides ou fitas VHS.

Atualmente, é possível montar a árvore genealógica e compartilhar áudios, vídeos e fotos. Numa segunda etapa, serão lançados módulos para escrever memórias, dividir receitas – aquelas que são verdadeiros segredos das famílias –, trocar mensagens e jogar, em games que unem avós e netos.

Através de uma lógica própria de conexão de membros de uma mesma família, o Funmly possibilitará o reencontro de velhos parentes e a descoberta de novos sem que seja necessário procurá-los. “Ele trará até você aqueles que você não vê há muito tempo e, possivelmente, outros que você nem conhece.”

A meta do Funmly é ser o endereço da família na internet. Mas, diferentemente de sites como o MyHeritage, seu foco não é o passado. “Olhamos o presente e o futuro, interligando parentes, permitindo o reencontro, a comunicação e o compartilhamento de memórias para serem acessíveis para as próximas gerações.”

Compartilhe com seus amigos