Às vésperas do segundo turno das eleições mais polarizadas da história deste país, o que mais temos visto por aí é mesmo de assustar: familiares discutindo entre si, nervos à flor da pele e debates tão acirrados que põem em risco as mais sólidas amizades.

Especialistas em relacionamento pessoal sugerem que a melhor coisa a ser feita neste momento é ter muita paciência e respeito pelas opiniões divergentes. E por mais que você evite esse tipo de conversa em rodas de amigos, é impossível não se abalar com algumas postagens e comentários que vemos todos os dias nas redes sociais. Excluir essa pessoa pode ser um mau negócio e criar um profundo mal-estar, principalmente se estivermos falando de um familiar, um parceiro do trabalho ou de amigo de longa data.


O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais.


Mas alguns truques podem ajudar a atravessar essa fase turbulenta até que tudo volte ao normal. Veja abaixo como deixar de ver as postagens de algumas pessoas sem precisar excluí-las do Facebook!

1) Como deixar de ver as publicações de algum amigo no Facebook?

  • Acesse a página dessa pessoa;
  • Se você estiver no computador, basta parar o cursor do mouse sobre o botão “Seguindo”, localizado no topo da página, que uma lista de opções será exibida. Clique em “Deixar de seguir”. Para reverter essa situação e voltar a ver as publicações dessa pessoa em sua linha do tempo, basta acessar novamente a página dessa pessoa e clicar no mesmo botão, que agora estará escrito “Seguir”.
  • Se você estiver no celular ou no tablet, clique em “Seguindo” para que o Facebook te mostre as opções. Clique em “Deixar de seguir”. Para reverter essa situação e voltar a ver as publicações dessa pessoa em sua linha do tempo, basta acessar novamente a página dessa pessoa e clicar em “Seguir”.

2) Pessoas andam publicando coisas na minha página. Como posso impedir que isso aconteça?

  • Se você estiver no computador, acesse a sua página no Facebook e clique nos três pontinhos ao lado do botão “Registro de Atividades”. Clique agora em “Configurações da Linha do Tempo”. Agora escolha quem poderá publicar em sua linha do tempo, quem poderá ver o que outras pessoas publicaram e como ocultar automaticamente comentários que tenham determinadas palavras.
  • Se você estiver no celular ou tablet, clique no botão “Mais”. Em seguida, clique em “Analisar linha do tempo”. Em “Análise da linha do tempo”, “Configuração”, deixe marcada a opção “Análise da linha do tempo”. Você ainda poderá escolher se essa análise será feita em cima de publicações de qualquer pessoa, amigos de amigos, ou de amigos.

3) Eu comentei em uma foto ou na postagem de um amigo e agora não paro de receber notificações toda vez que alguém comenta na mesma postagem. Como parar de receber?

  • Clique no botão de notificações da sua página, geralmente representado por um globo terrestre no topo ou por um sino.
  • Se você estiver no computador, posicione o cursor do mouse sobre a notificação. Automaticamente aparecerá, no canto direito, três pontos seguidos. Clique nos três pontos e então clique na opção “Desativar notificações sobre esta foto”.
  • Se você estiver no celular, clique nos três pontos no canto direito de cada notificação, e então escolha a opção “Desativar notificações sobre”.

4) Como eu faço para apenas "dar um tempo" de um amigo e depois voltar tudo ao normal?

  • Acesse a página do seu amigo;
  • Clique na opção "Bloquear" e em seguida clique em "Dê um tempo";
  • Marque duas opções: "Limite onde você vê o amigo" e "Oculte as publicações do amigo";
  • Clique em "Concluir".

Se tiver mais dúvidas, digite nos comentários da matéria que tentaremos ajudar! O importante é manter as amizades e preservar a paz nas redes sociais.

Leia também

Saiba como fugir das discussões nas redes sociais

Aprenda como se comportar nos grupos de WhatsApp

Compartilhe com seus amigos