Aparelho que pode ser acoplado ao celular promete realizar diversos exames, como um laboratório de análises clínicas portátil, e dar resultados imediatos. A invenção é do pesquisador do Instituto de Química da Unesp de Araraquara (SP) Paulo Roberto Bueno, em parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra.

De acordo com o pesquisador, trata-se de um biossensor que pode fazer diversas medições por meio de uma gota de sangue. “A gente se baseou no conceito do glicosímetro, que mede a glicose e hoje é disponível na casa das pessoas. A ideia é universalizar para fazer a medida de qualquer biomarcador”, explicou Bueno em entrevista ao Portal G1.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


A ideia é que o aparelho possa ser utilizado em todos os consultórios médicos para detectar doenças em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento de sintomas. O pesquisador também visa a uma redução do tempo de espera pelos diagnósticos, além da complexidade e do valor.

O dispositivo está sendo desenvolvido pela Osler Diagnostics, startup criada por Bueno para esta finalidade e que já recebeu cerca de R$ 200 milhões em investimentos. A previsão é que ainda demore três anos para que o aparelho chegue ao mercado.

De acordo com Bueno, o próximo passo será realizar ajustes para que ele possa ser futuramente usado em casa pelo paciente. Os resultados serão enviados para o celular do médico.

“A gente mostrou que era possível fazer esse dispositivo e agora o que está se buscando fazer é torná-lo um produto regulamentado no mercado”, afirmou Bueno.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: