Um novo aplicativo para smartphones pode ser usado para salvar vidas. De acordo com o estudo realizado no Instituto do Coração Intermountain Medical Center, em Salt Lake City, nos EUA, o Kardia Mobile, produzido pela empresa americana AliveCor, é capaz de determinar se alguém está tendo um infarto do miocárdio com quase a mesma precisão de um eletrocardiograma (ECG).

Os pesquisadores compararam os resultados de eletrocardiogramas padrões (com 12 derivações) que foram realizados em 204 pacientes com dor no peito e do procedimento realizado através do Kardia Mobile em um paciente com a mesma queixa. No comparativo, a precisão dos dois métodos foi a mesma.

Segundo J. Brent Muhlestein, principal autor do estudo e pesquisador cardiovascular no Instituto do Coração do Centro Médico Intermountain, a descoberta é muito significativa pela velocidade com que possibilita a identificação do ataque cardíaco.

"Quanto mais cedo você conseguir abrir a artéria, melhor o paciente ficará. Descobrimos que esse aplicativo pode acelerar drasticamente os processos e salvar sua vida", disse o especialista em entrevista ao portal de notícias G1.

Ele explica que o infarto do miorcárdio é um tipo muito grave de ataque cardíaco, em que é bloqueada a artéria responsável por fornecer oxigênio e sangue rico em nutrientes ao músculo cardíaco.

Os resultados do estudo foram apresentados na Sessão Científica de 2018 da Associação Americana do Coração em Chicago.

O aplicativo pode ser adquirido diretamente no site da AliveCor pelo valor de US$ 99.00 mais frete. Clique aqui para mais informações.

Compartilhe com seus amigos