Golpe do falso emprego. Você sabe do que se trata? Em tempos de crise econômica e alto índice de desemprego, pode ser tentador receber uma mensagem no celular com uma boa proposta de remuneração, a possibilidade de trabalhar de casa e sem horário fixo. O problema é quando a mensagem é falsa. 

Cada vez mais comum, o golpe do falso emprego ou do falso benefício acontece assim: golpistas enviam mensagens de texto para o celular de alguém usando o nome de empresas para oferecer trabalho e um bom salário. 

Quem se interessa normalmente acaba clicando em um link para cadastro. Depois é convencido a depositar um valor em troca de comissões ou facilidade para conseguir a vaga. Nos primeiros 4 meses do ano, foram mais de 220 mil mensagens do tipo, de acordo com um levantamento realizado pela PSafe. 

criminoso praticamente o golpe do falso emprego

Crédito: ozrimoz/Shutterstock

Fique atento ao golpe do falso emprego

Segundo Francisco Gomes Júnior, presidente da ADDP (Associação de Defesa dos Dados Pessoais e do Consumidor), o golpe do falso emprego (ou do falso benefício), acontece, na maioria das vezes, por conta da vulnerabilidade econômica da vítima. 

“Obviamente, não há nenhuma vaga de emprego e a vítima perde o valor que adiantar. Nessa mesma modalidade de golpe estão os empréstimos consignados. Nessas mensagens se comunica a concessão de um crédito em conta mediante o depósito de uma taxa de adesão”, explica o especialista. 

São muitos os golpes digitais que acontecem atualmente, por isso todo cuidado é pouco. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, houve mais de 4 milhões de golpes digitais em 2021. A cada ano, esse número cresce cerca de 20%.

É preciso redobrar os cuidados com dados, ligações telefônicas, mensagens de aplicativos e e-mails com links duvidosos. “São links com várias situações que podem despertar interesse e fazer com que, em um ato impensado, se clique para ver do que se trata. Clicou, seus dados estão em perigo”, alerta Gomes Júnior.

Golpes são aperfeiçoados constantemente

“Os golpes são conhecidos, mas constantemente aperfeiçoados. Diante de um aviso de tentativa de fraude em sua conta bancária, muitos clicam no link disponibilizado para ver do que se trata. O mesmo ocorre quando a pessoa está desempregada e recebe uma boa proposta de emprego. O fraudador sempre busca um ponto fraco, um atrativo que faça com que a vítima reduza seu nível de atenção e por impulso tome uma atitude que, se pensasse com calma, evitaria”, complementa o advogado.

Por isso o especialista alerta: “A regra é clara: nunca se descuide dos cuidados básicos. Não acredite em prêmios inusitados, ofertas tentadoras, empregos que caem do céu, comunicados bancários alarmantes. Antes de agir por impulso, faça uma checagem sobre a segurança da mensagem recebida. Prevenir é muito melhor que remediar”, finaliza Gomes. 


Gostou da matéria ? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Receita Federal alerta sobre novo golpe da restituição 

Golpes financeiros: como diminuir os riscos 

Fraude no consignado do INSS libera empréstimo sem solicitação 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: