Que a gente vive em um mundo super tecnológico, 24 horas conectado e contamos com a ajuda do smartphone para muitas das nossas tarefas diárias, não é nenhuma novidade, não é mesmo?

Nesse sentido, os aplicativos de saúde assumem uma valiosa ferramenta que, por meio da personalização, possibilitam uma vida mais saudável de forma totalmente acessível e eficiente, sendo uma “mão da roda” pra quem vive na correria.

A modernidade é tamanha, que é possível realizar desde uma simples transação bancária, até alugar um carro ou comprar um imóvel. E falar sobre os aplicativos de saúde não é muito diferente.

Se até alguns anos atrás eram necessários deslocamentos físicos, burocracia e dedicação de muito tempo para passar por um atendimento médico, por exemplo, agora é possível realizar a consulta com profissionais especialistas no conforto da nossa casa, graças à internet. Sem dúvida, a tecnologia é uma verdadeira aliada para a saúde!

Aplicativos de saúde que você precisa conhecer

Muito provavelmente, você já deve ter utilizado aplicativos em seu smartphone para acessar uma aula de ioga ou para praticar uma rotina de exercícios físicos. E não para por aí. Além de vídeos aulas, há aplicativos que ajudam até mesmo problemas mais graves, como depressão e diabetes.

Pensando nisso tudo, preparamos especialmente para você uma lista com dicas de sete aplicativos de saúde e bem-estar que valem a pena conhecer. Vem com a gente!

1) Needo 

A ingestão ideal e correta de vitaminas diárias pode ser desafiadora. Você, que trabalha fora, vive na correria e faz a maior parte das refeições fora de casa, sabe como é difícil seguir uma alimentação saudável ou que seja capaz de fornecer a quantidade diária ideal de vitaminas e minerais.

E as consequências podem variar, desde a queda acentuada de cabelo, até o cansaço extremo e a progressão para condições ainda mais sérias, como a anemia e doenças cardíacas.

Prestes a ser lançada no mercado, a Needo oferece um aplicativo que, definitivamente, vale a pena ter em seu smartphone. A inovadora ferramenta permite ao usuário acompanhar com facilidade seu consumo diário e periódico de vitaminas, minerais e suplementação alimentar.

Além dessa questão do monitoramento dos níveis de vitaminas, a Needo permite que você mantenha consigo um histórico médico personalizado. Diferentemente do que estamos acostumados, tal histórico fica em poder somente do usuário, ou seja, só você possui a escolha e poder de compartilhá-lo com quem desejar. Ainda assume como uma importante ferramenta para manter consigo em uma situação de emergência, já que estará sempre ao alcance das suas mãos.

A personalização do aplicativo acontece por meio da construção de um perfil do usuário no qual você deve informar peso, hábitos e se possui alguma restrição alimentar ou problema de saúde. 

Também é possível visualizar o progresso e acompanhar o impacto positivo na sua saúde a partir do correto consumo da suplementação, que é sugerida por um médico parceiro da Needo. O melhor de tudo é que a plataforma é gratuita, oferecendo uma experiência única disponível no mercado. 

2) Desrotulando 

É normal, quando lemos os rótulos de alimentos, não entendermos grande parte dos termos técnicos e das substâncias que compõem o produto. Será que é saudável? Será que é transgênico? Será que é orgânico? Será que vai me provocar uma alergia? 

Se “a gente é aquilo que escolhemos ingerir”, entender exatamente o que estamos consumindo é o primeiro passo para desenvolver uma alimentação mais saudável. Mas como realizar tal tarefa? É aí que entra o Desrotulando.

O aplicativo faz todo o trabalho de “tradução”, tornando didático os complexos rótulos de alimentos que encontramos nas embalagens. Ao consultar determinado rótulo, a ferramenta informa se aquele alimento é considerado benéfico para a saúde, além de trazer toda a tabela nutricional do produto. 

Fácil de utilizar, basta consultar o alimento através do código de barras. Agora não tem mais desculpas que interfiram na escolha de alimentos mais saudáveis, hein?

3) Nike Training Club 

A gente já está careca de saber da importância em praticar exercícios físicos regularmente, bem como, de todos os benefícios que elas trazem para a nossa saúde mental e física. 

Você está naquele momento em que prefere aproveitar o home office e fazer breves sessões de alongamento durante as pausas? Ou, ainda, não está em um momento propício para desembolsar mensalidade de academia? Esse aplicativo permite que você faça exercícios no conforto do seu lar, economizando com academias e escolhendo os treinos que mais lhe agradam. 

A ferramenta Nike Training Club oferece uma série de aulas, treinamentos e sessões de ioga de forma gratuita e bastante eficiente. Com uma grande e variada biblioteca de exercícios, os vídeos são extremamente didáticos e permitem que desde usuários iniciantes até os mais avançados pratiquem os treinamentos oferecidos.  

A personalização do aplicativo permite que você mesmo crie o seu perfil. Para tanto, basta informar peso, altura, quais objetivos pretende alcançar e, ainda, você pode conferir o seu progresso e monitorar as suas conquistas. 

4) Glic – Diabetes e Glicemia 

O diabetes afeta todo o pleno funcionamento do organismo e, caso fique desregulada, pode provocar entupimentos de artérias, dificuldade em cicatrizações e, em casos mais sérios, levar a cegueira ou até mesmo ao coma glicêmico e à morte, portanto, o monitoramento é fundamental. 

O Brasil é o 5° país com maior incidência de diabetes no mundo, portanto, vale a pena investir no monitoramento e acompanhar os seus níveis glicêmicos! 

O aplicativo Glic - Diabetes e Glicemia é uma importante ferramenta gratuita para os diabéticos. Inovador, monitora a diabetes e controle de glicemia, além de oferecer um diário que permite cadastrar os dados glicêmicos, medicamentos e alimentação. Também calcula as doses de insulina e traz gráficos e relatórios do tratamento. 

5) Insight Timer 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas a apresentar o maior número de pessoas que sofrem de depressão, ou seja, o equivalente a quase 6% da população brasileira. A Fiocruz levantou uma interessante pesquisa que confirmou uma melhora substancial em pessoas depressivas que passaram a adotar o hábito da meditação em suas rotinas. 

O aplicativo Insight Timer é uma excelente opção para acessar uma rica infinidade de meditações guiadas. Os vídeos são gratuitos e há opções orientadas para insônia, ansiedade e depressão. Uma vez que você monta o seu perfil, o aplicativo traz escolhas assertivas e permite, ainda, que você acesse outros serviços pagos como cursos, mentorias, workshops e eventos ao vivo. 

6) Breathly  

O controle da respiração é fundamental para adquirir um bom desempenho em atividades físicas, sendo de extrema importância para os músculos. Respirar de forma não adequada pode causar desconfortos, desmaios e ocasionar episódios de hiperventilação. Além disso, aprender determinar técnicas de respiração podem ajudar em episódios de crises de pânico e diminuir a sensação de ansiedade. 

A ferramenta Breathly é um aplicativo que promove o relaxamento diário e o treinamento respiratório. Basicamente, o aplicativo traz instruções didáticas e precisas, ensinando o usuário a praticar respirações profundas. As configurações permitem que você construa um perfil, informando quais são seus objetivos e selecione qual sua capacidade física para realizar os exercícios. 

7) Beba água 

A água exerce função vital para grande parte dos órgãos. Você sabia que 72% do nosso organismo é composto de água? Pois, é! Veja o porquê é essencial manter-se hidratado: a água regula o intestino, auxilia no controle da pressão sanguínea, transporta nutrientes, regula a temperatura interna do corpo e evita cálculo renal. Ainda, o consumo insuficiente de água pode ser o motivo daquela dor de cabeça que você sofre com tanta frequência.

O aplicativo Beba água é uma ferramenta que recorda o usuário de ingerir a quantidade diária ideal de água. O cálculo é feito de acordo com o peso e hábitos da pessoa e, de forma personalizada, permite que o usuário escolha os horários mais convenientes para atingir as necessidades diárias.

Bastante detalhado, o aplicativo ainda calcula o tamanho do copo ou garrafa, conforme as preferências da pessoa, apresentando gráficos de hidratação e mostrando o progresso e resultados.

Tenha controle da sua saúde com aplicativos personalizados

Escolher por serviços e aplicativos que oferecem opções de personalização do perfil do usuário pode ser uma dica valiosa no sentido de facilitar você a atingir os objetivos almejados. Confira abaixo o porquê investir nessa escolha:  

  • Controle e privacidade dos seus dados – dessa forma, você pode escolher qual dado prefere compartilhar, bem como, você possui a privacidade do seu histórico médico; 

  • Facilidade – além da facilidade, você tem a comodidade, praticidade e o acesso sempre disponível, literalmente na palma da sua mão, através do smartphone; 

  • Economia de tempo e dinheiro – através dos aplicativos, você economiza tempo e dinheiro com deslocamentos físicos e pode escolher planos que melhor adequa-se ao seu orçamento; 

  • Escolha da frequência e ritmo – são as personalizações que permitem que você selecione o ritmo e frequência do consumo do serviço, de acordo com as suas expectativas;

  • Prevenção de erros na administração de vitaminas – aplicativos personalizados previnem erros na dosagem, além de eventuais esquecimentos. A ingestão correta dessas substâncias é facilitada com o auxílio do aplicativo, bem como, a partir da criação de um histórico personalizado. 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: