Todos os dias, 1 bilhão de pessoas em todo o mundo curte, compartilha e comenta posts no Facebook. A maior das redes sociais facilita o contato com amigos, aproxima fãs de artistas, consumidores de empresas e também de portais de notícias.

Além de posts, é uma multiplicadora do alcance de fotos e vídeos, oferece o messenger, ferramenta para troca de mensagens privadas ou em grupos, e a possibilidade de entrar em grupos (públicos ou fechados) para participar de debates sobre temas específicos.

A pesquisa Papo Social 2.0, feita pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research, comprova a preferência: 86% dos brasileiros acessam o Facebook _ em 2012, eram 84%. Isso equivale a dizer que 9 em cada 10 pessoas têm perfil na rede, mesmo alcance do WhatsApp no país.

O estudo ouviu 1.280 pessoas maiores de 16 anos, na primeira quinzena de julho deste ano, em todas as cinco regiões do Brasil.

Valdezina Miranda Lago Pedreira, 66 anos, é uma usuária constante: conversa todos os dias com amigos e parentes, faz busca por receitas novas, publica fotos e compartilha informações que julga interessante. “Amo estar antenada em todos os momentos. Só não gosto das correntes que repassam às vezes”, ressalta a aposentada.

Para ela, o Facebook é um companheiro: depois de aprender com os filhos a mexer com a rede social, nunca mais se sentiu sozinha. “Encontrei até amigos dos tempos de adolescência, posso falar facilmente e saber como estão os parentes que moram distante… Eu diria que é uma ferramenta fantástica para quem, como eu, já criou os filhos e, na maturidade, está sozinho”.

Não foram só os amigos que ela encontrou na rede social… “Por ter um nome diferente, sempre pensei que fosse a única, até que fiz uma busca e encontrei mais três Valdezinas! Cada uma mora em um Estado diferente, mas a distância não é um problema. Sempre conversamos pelo Facebook, nos tornamos amigas e até confidentes”, conta.

Se ainda não tem um perfil, confira como abrir uma conta no Facebook:

A conta - Logo na página inicial, há um formulário para que novos usuários preencham um cadastro. Inclua seu e-mail, crie uma senha e coloque os demais dados, se quiser.

Amigos - O passo seguinte é localizar amigos que já estejam na rede, a partir de dados que o Facebook encontrará em outras mídias sociais. Para isso, basta incluir seus dados nas redes que você tem acesso.

Perfil - Informe detalhadamente as informações seguintes, que vão ajudar o Facebook a traçar seu perfil com mais precisão, o que vai ajudar que você seja encontrado por seus amigos numa busca, por exemplo.

Foto - Para finalizar, escolha a foto que será sua vitrine no Facebook. Você também pode escolher uma imagem de capa, que irá complementar sua página.

Compartilhe com seus amigos