Recheada de produtos “agetech”, a feira internacional de eletrônicos CES 2020 (Consumer Eletronics Show) decidiu abraçar a causa da longevidade, trazendo para o público as principais novidades tecnológicas para a população 60+.

A feira, que acontece todos os anos desde 1967 em Las Vegas, nos Estados Unidos, é famosa por reunir o que há de mais moderno em tecnologia no mundo. E, embora ainda não seja o foco do evento, a longevidade já inspira fortemente grande parte de seus 4.500 expositores.

De 7 a 10 de janeiro, os visitantes da CES 2020 irão se deparar com lançamentos que vão de aplicativos a chatbots, programas de computador que simulam a conversação com um ser humano, com a capacidade de responderem a perguntas.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Mas a cereja do bolo, sem dúvida, ficou por conta dos sensores. Capazes de mapear padrões comportamentais e de guardar as informações em um banco de dados próprio, eles conseguem monitorar o estado de saúde de pessoas idosas, enviando alertas em caso de acidentes. Um deles é o CarePredict, uma espécie de pulseira que aciona um serviço de emergência em caso de quedas.

Mas se você é do tipo que odeia usar equipamentos junto ao corpo, poderá optar por pequenos aparelhos que, quando conectados a uma tomada, são capazes de monitorar qualquer movimentação dentro de casa.

O Industrial Technology Research Institute, da Tailândia, será um dos expositores da feira de tecnologia. Com expertise na fabricação de soluções que vão de sistemas portáteis de purificação de água a drones utilizados pela polícia, o instituto vai apresentar o Pecola (Personal Companion Robot for Older People Living Alone), um robô para estar presente em todas as atividades diárias de pessoas que vivem sozinhas. A invenção é capaz de emitir alertas em alguns casos, como quedas, má alimentação ou ainda em casos de depressão.

CES 2020

Crédito: Divulgação

E se engana quem pensa que as novidades param por aí. Que tal um aparelho com ultrassom que monitora a bexiga e alerta o usuário ou seu cuidador de que está na hora de ir ao banheiro, ou fraldas geriátricas com sensores que fazem um exame da urina em tempo real? Também tem aplicativos que ajudam na localização de entradas, elevadores ou banheiros em qualquer edifício, além de lentes de aumento especiais e óculos inteligentes com câmeras e sistemas de reconhecimento de voz.

A CES 2020 acontecerá no Las Vegas Convention Center, localizado na 3150 Paradise Road. Para mais informações, clique aqui e acesse o site do evento.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: